sexta-feira, 26 de junho de 2015

O Verão Do Meu Contentamento II - O ADN


Hoje é um dia especial, no Verão do meu contentamento. Esta fotografia aqui em cima (a que se seguirá uma merecidíssima reportagem na Dragões) marca, não só a alegria e a felicidade de pai e filho partilharem o mesmo brasão abençoado, mas também aquilo que é um claro retorno àquilo que fez o clube ele próprio: o seu ADN.

O Futebol Clube do Porto não é um clube de bairro, mas a sua identidade é regional. E, para mim, as apostas portuguesas deste defeso demonstram-no! Sérgio Oliveira jogou tão bem ante-ontem que me encheu de felicidade. Rúben é uma confirmação cada vez maior. Ricardo tem uma margem de progressão muito boa, onde quer que jogue. E Gonçalo Paciência vai, sem dúvida, crescer para encher as enormes pegadas do pai.

Mas sejamos francos, nada me deixa tão feliz no meu sangue azul e branco como o filho do meu jogador português preferido de sempre no miolo - o enorme André. Tenho a certeza que o seu filho irá mais longe do que pai, ainda.

E digo-o cheio de orgulho: Estamos a fazer o caminho para aquilo que faz de nós, nós. A nossa identidade, A nossa cultura. E não vai ficar por aqui! Danilo e Rafa, dois nomes na calha para serem mais e melhor, dos nossos, para deixar pele em campo, suor e lágrimas até à vitória. Porque isso é o nosso orgulho em ser do Futebol Clube do Porto! Não para ir para qualquer lado, mas porque ali, no relvado do Estádio do Dragão, é o melhor lugar do mundo!

PS: E já agora, apesar do comentador ter dito, de cada vez que Bernardo Silva tocava na bola, que alí estava o melhor jogador de todo o Europeu, do Mundial e da Galáxia, parece que outros viram o que eu vi. Mas tudo bem! Como diz o grande Cândido Costa, que seja a gasolina que nos leva mais longe. Porque há coisas que nunca mudam e temos de nos alimentar delas!

21 comentários:

  1. Imbicto amigo,

    Felicidade, como diria o Emanuel... Pá, mas tu ainda ligas aos disparates "albuquerquianos"? Deixa-te disso! ;)
    Meu caro, há olhos e olhos... Uns vêem. Já outros...

    Cheira-me a fornada lusa de qualidade suprema. Que venha razão e certeza, destas minhas palavras!

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto com todas as suas palavras. Quem viu o europeu de esperanças até agora, tudo bem que Bernardo Silva é um ótimo jogador, mas nota se que é um miúdo a brincar com a bola, o nosso Sergio segura aquela redondinha com um tranquilidade impressionante. Aquele meio campo com ele parece um relógio.
    Quando digo que concordo com as suas palavras, digo o porque também estou muito contente com o facto de termos grandes jogadores, portugueses, e com orgulho de jogar de dragão ao peito, mas tenho receio de termos neste momento tantos desses jogadores para o meio campo, e ainda supostamente estarmos a tentar o Darder, alguém terá que sair.
    Quando Pinto da Costa oficializou André André como Dragão até festejei, e vê lo agora com aquela camisola vestida. Não podia ficar melhor. Aquele até vai comer a relva por nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver as movimentações do plantel. Terão de se mostrar na pré-época. Depois se decide o destino de cada um, verade? Temos de ter um super meio campo!

      Abraço

      Eliminar
  3. Não acredito que o filho neste caso ultrapasse o Pai, mas seria bom que fosse pelo menos quase tão bom :)
    Mas só qd a bola começar a rolar é que saberemos. Falo por mim.

    Quando ao Europeu... Sim, tenho gostado muito do Sérgio, excelente capacidade de passe e visão de jogo.

    Mas confesso que fiquei impressionado com o Bernardo Silva.
    Nunca tinha visto um jogo dele, bastou ver um, para ficar impressionado, ao segundo confirma-se, o rapaz é realmente algo de especial! Temos de ser honestos!
    Pouco me importa se é o melhor ou não, até porque só vi 2 jogos de Portugal. Por isso...
    Mas que o rapaz é TOP, isso é, não se pode passar ao lado disso.

    Os 15M que o Monaco pagou por ele, vao ser considerados uma pechincha...


    Vai ser complicado fazer as escolhas para o nosso meio campo, mt gente para 3 posições. Muita gente mesmo.
    Queria muito Danilo, a confirmar-se, será ainda mais 1 opção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A não ser que seja em 4x4x2... :) E ninguém disse que Bernardo Silva não era muito bom, só não é a reinvenção da roda!

      Abraço!

      Eliminar
  4. Sérgio Oliveira até destoa da generalidade do jogador português, ou seja, á entrada da área prefere rematar em vez de mais um passe lateralizado como é apanágio do tipico jogador português.
    Quanto ao Bernardo Silva, há que dizer que efectivamente o rapaz tem "pézinhos", mas ou é imaginação minha ou só dura as primeiras partes (pelo menos nos jogos da selecção).

    P.S: Lopetegui tem que pôr Ricardo Pereira a extremo! É o seu verdadeiro lugar e é onde o miúdo se sente feliz...

    bi P.S: Jorge, jamais em tempo algum desde que um parvalhão chamado Rui Tovar, não ouço as imbecilidades dos nossos "clubistícos" locutores! Primeiro porque não me ensinam nada! Segundo, porque só dizem barbaridades! E terceiro são sempre os mesmos cá na freguesia...
    Ainda assim o que mais me fazia rir era Gabriel Alves e as suas famosas calinadas como "Paulinho Santos não deixa Sá Pinto penetrar" (!!!???) ou a melhor "Silvino a lervar a mão ás bolas" (!!!!!!!!)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A força da técnica contra a técnica da força"... :) Concordo 100% consigo. Como sempre.

      Abraço

      Eliminar
  5. Jorge,

    Contrariamente ao teu titulo, este cada vez mais é mais um verão do meu descontentamento...

    Mais uma vez e já nos estamos a aproximar do arranque da pré-época, a SAD está a ser ridicula do ponto de vista negocial. Isto é uma clara Santa Incompetência daqueles gestores pagos a peso de ouro.

    O FC Porto já confirmou 3 contratações para esta época, mas saídas dos excendentes nada! nicles!

    Adrian ainda continua por resolver... Carlos Eduardo nem sei o que cá vem fazer à pré-época pois seria caricato trazer o S.Oliveira de novo para o Dragão para o dispensar de seguida... e não passa por a cabeça de ninguém contratar o André André para o dispensar...

    Portanto o meio campo deve ser trinco/Ruben Neves S.Oliveira/André André/Evandro/Herrera... ou seja, Carlos Eduardo e Quintero estão fora... se ainda vier o Lucas Lima então é outro filme ainda maior e aí começo-me a questiornar se alguém pensa seriamente na conposição do plantel ou é feito tudo às trés pancadas...

    Depois e mais importantes que são as saídas dos excendentários/emprestados... Adrian continua por cá... Andrés Fernandez também... Josué continua a não ser negociado... Carlos Eduardo faz a pré-temporada sabe-se lá por alma de quem... Isto tirando os outros quilos de emprestados (Licá, Adoulaye, Kleber, Ghilas, Etc... )

    Será possivel que a incompetência é tal que apesar de haver interessados, não se consegue vender a bosta de um destes tipos?

    O nosso principal rival já está a despachar uma série deles e não é porque o mercado não se mexe, pois esse anda bastante movimentado.

    Ah e tal vais ver no final... pois vou... se ver tanto como os ultimos anos vejo 0 vendas e 500.000 emprestados...

    Assim não existe negócio que resista...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Pelo que se vê - até agora - nas compras, não se vê despesismo. Andrés e Adrián terão de sair, ou serão pagos. Não me parece que, se se vai atrás de Moyà, haja espaço para o primeiro, e o segundo, com pensa minha - defendi-o até não poder mais - não cabe.

      Os médios são muitos, mas a pré-época está aí para isso. Uma capa da Dragões não vai ser emprestado. O resto... a ver vamos.

      Concordo consigo quanto aos excedentários. Mas eu não sou da SAD... :)

      Abraço

      Eliminar
    2. É verdade na questão das compras Jorge e nesse ponto é onde estou menos preocupado, tanto que a necessidade de reforços não é assim tanta... Pricisamos de um trinco e de um lateral direito e ficamos por aí... eventualmente um médio que tenha magia nos pés como o Óliver tinha e que poderia ser Quintero, mas este está mais para outras praias do que jogar à bola no ritmo europeu (era empresta-lo com uma clausula de compra de 20/25M e de preferência para o Brasil, pois o ritmo de jogo dele não se adequa de todo ao estilo Europeu).

      O caso dos médios... ora numa altura que vamos renovar e com 2 saídas de titulares, para quê comprar médios aos magotes? Ou será que o objectivo e por um meio-campo com trinco mais André André / S. Oliveira / Ruben Neves a titular? Carlos Eduardo não tem andamento para pegar no nosso meio campo e ser o jogador que dá qualidade ao nosso jogo...

      Se a opção for mudar para um 4-4-2 entendo melhor o nosso meio-campo mas aì para quê 8 médios-centro contratados para a pré-temporada (e mais alguns emprestados)?? Isto já a pensar em Aboubakar + Bueno na frente de ataque.

      Sinceramente cheira-me novamente e mau planeamento de contratações que vai dar em despensas das mesmas e isso chama-se má gestão dos recursos disponíveis.

      A questão dos excendentários é mesmo santa incompetência... ou andamos a ganhar muito com os empréstimos deles e metemos em rubricas "esquesitas" (tipo com o Djalma) ou então ultrapassa-me esta questão...

      Eliminar
  6. Eu também tive este sentimento quando fomos buscar o Ricardo, o Tiago Rodrigues, o Josué e quando via as exibições do toze. Depois desse falhanço fiquei mais reticente. Há estrangeiros que dá mais gosto de ver envergar esta camisola do que alguns portugueses. Falo de lucho, Oliver, helton... E nem estou a falar da qualidade mas sim da alegria que transmitem ao vestir a aquele azul e branco.
    PS: concordo com o elogio à qualidade dos portugueses que espera ver jogar. O meu preferido é Ricardo. A extremo. Oxalá tenha sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de acordo. Mas Ricardo, desta vez, talvez jogue na posição dele. O rácio de estrangeiros deve existir - se Óliver vier, para mim é Natal - mas este equilíbrio era necessário numa equipa descaracterizada.

      Por favor assine o comentário.

      Obrigado.

      Eliminar
  7. Tal como você pensa, também acho que António André foi o melhor médio português que vi jogar, um todo o terreno com uma técnica invulgar, que tinha um altíssimo rendimento a jogar a 6 a 8 a 10 a defesa central e até a extremo. Jogava de fraque se se ia a Viena e jogava com ganga se se ia ao Cabeça Gorda, só a souplesse diferia, porque a intensidade era a mesma. Mesmo que não jogue como António, se André André tiver a coragem, a garra e o amor que o pai tinha pelo Brasão Abençoado, será uma grande contratação, a melhor sorte. Sou um " fão" de Gonçalo, por isso gostaria de o ver singrar no dele/nosso clube, assim as lesões o abandonem e, igualmente, a sorte regresse, porque tem talento aos pontapés. Hoje, enquanto ouvia a TSF, quase tive um orgasmo mental - ou lá o que isso possa ser - pela tristeza demonstrada quando os pacóvios referiram que "...apesar da crítica gostar das exibições de W.Carvalho e B.Silva eles não aparecem no 11 ideal da UEFA...." sem mencionarem o nome de Sérgio Oliveira, como se prostituem os pseudo-jornalistas, um jogador de enormíssima qualidade que irá, não tenho dúvidas, dar critério, classe, e poder de remate ao nosso meio campo. Obrigado Costinha, obrigado Paulo, o Sérgio evoluiu porque vocês ajudaram a fazer o jogador em que se tornou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo inteiramente. Bernardo Silva é bom mas vamos com calma. Não é nenhum Deco.

      Abraço

      Eliminar
  8. Eu até gosto do Maisfutebol, mas de vez em quando vem o Pedro Ribeiro ou mandar uma piada sobranceira ou então de maú gosto. Hoje ao falar do europeu de sub-21 disse que o Bernardo está a fazer um grande europeu, enfim, quem ouvir está ali um Maradona em potencia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O homem tem uns óculos rubros assumidíssimos. É levar tudo na desportiva, vindo dali.

      Abraço

      Eliminar
  9. Caro Jorge,
    Volto á carga para me rir, mais uma vez, do ridiculo da nossa (In)Comunicação Social, sobre os clubes da 2ª circular.
    São capas sobre o Alef - que veja lá, preferiu o... Braga! São capas sobre um sérvio que é benfas desde pequenino, o Mitrovic que ao que parece vai para o... Newcastle! São capas sobre o Campbell, que por ele já teria assinado só para jogar no mais maior grande! São capas sobre a permanência de Maxi em letras gordas que de repente viram pormenor de rodapé por não ficar! São capas sobre um Lima que ontem era chinês, hoje já é vermelho por dentro e por fora!
    E ainda dizem que os portugueses não sabem fazer humor!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E segundo dizem, está tudo bem, tudo lindo, é só vendas milionárias e lucros fabulosos!

      Tão lindo!

      Abraço

      Eliminar
  10. Bom Dia Jorge Vassalo,
    É bom ver o filho de André no Porto. Acreditar que ele pode ajudar na segurança ao jogo do meio campo que por vezes faltou na época passada. Estes André são Porto e a presença deles no clube é um bom caminho, uma mais valia para equilibrar "peseteros" como Jackson e outros que tais que chegam, ganham fama à nossa custa, vão e que nunca mais se lembram do Clube. Quanto ao querido Bernardo Silva é a propaganda repetitiva dos comentadores da linha do benfiquista de Paredes a funcionar. Lembro o que aconteceu com Nelson Oliveira que também era estratosférico, teve páginas inteiras no Expresso, equipas de televisão a entrevistarem-lhe os pais e depois ... É o que é. "O Bernardo", com acento lisboeta como convém como lhe chamam carinhosamente, é de facto bom jogador, produto da nova loja dos 15 milhões, a formação do Benfica, que segundo se lê acaba de vender Ivan Cavaleiro ao Mónaco justamente por esse valor. [Se é que não o tinham vendido antes]. Mas o bem aventurado povo benfiquista acredita e anda feliz com a chuva de êxitos desportivos e financeiros que lhes cai em cima, sejam eles verdadeiros ou não. Que bom!...
    Abraço Portista e Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vendas milionárias e lucros estratosféricos a caminho. Prefiro o meu FC Porto à Porto!

      Abraço!

      Eliminar