quarta-feira, 10 de junho de 2015

São Todos Melhores Que Nós, Nós Somos O Outsider Em 15/16

Esta é a implicação de quem possa ter visto programas desportivos, lido jornais ou visto qualquer tipo de reportagem esta semana. Muito bem, a factos iremos.

No caso do zbordem, como dizia e bem Rodolfo Reis - bom a falar dos outros, infelizmente com a sua... hesitação espanhola ... a toldar-lhe um pouco a visão nas suas próprias cores - o badochita está a fazer um all-in com dinheiro agiotado na cara que a comunicação social lhe vendeu. Não foi nenhuma opção, foi a única coisa que podia fazer para poder correr com Marco Silva. No reino de Alvaláxia® embandeira-se em arco, apesar das negas que o chiclas recebeu na sua tentativa de tornar o zbordem no seu benfas (Maxi, Luisão, Coentão, Cardozo, Markovic e até o scouter Boto), fala-se da bolsa e das mais valias desportivas, mas sem se lembrar que o dinheiro não cresce nas árvores. É uma fuga prá frente, sim. O badochita fez uma fuga prá frente evidente. Até tinha pedido eleições antecipadas para se afirmar e depois calou-se ao perceber que a questão de Marco Silva tinha corrido mal. Porque ele sabe que, pura e simplesmente, não há dinheiro para a indemnização. Também será curioso ver a gestão de egos, no plantel e na direcção. Ao mandar o Inácio para guia turístico e para ver sorteios já vimos um excelente sinal. O problema é quando começar a época, com Supertaça, campeonato e pré-eliminatória da Champions logo para fazer ou quebrar o chiclas. É que o zbordem conta como certa a presença na fase de grupos, independentemente de adversários fáceis como, por exemplo, o Valência, pela frente. O zbordem está a ser vendido como o futuro campeão de Portugal. Se goradas Supertaça e apuramento para a Champions, a queda será abrupta e tremenda. E não esquecer dos processos Doyen e Somague, que podem dar um rombo no porta aviões.


No caso do benfas, não esquecer a realidade que, em Carnide, ninguém parece querer escamotear - o dinheiro não abunda. As vendas vão ser já até ao tutano. A matéria vendável não é funda. Já voaram Sulejmani e Funes Mori. Agora fala-se de Talisca, num valor irrealista de 25M e claro, que o Liverpool estará interessado em Sálvio, mesmo no estaleiro. E por quanto foi a venda de Sulejmani, pergunta-se? É tão grande que nem o revelaram. Esta é a verdade das coisas! Vai-se, aos poucos, mostrando que Vieira ficou desagradado, evidentemente, com o borrifanço que o chiclas deu nas competições europeias. Ficar sem dinheiro não estava nos planos de Vieira, agora entre a espada e a parede, pois tem o treinador laureado no rival da segunda circular e tem de fazer o reset - que o FC Porto fez este ano - em ano de eleições, só que com menos meios. Rui Vitória - sim, este é o nome que o chiclas conseguiu tornar não consensual como Vieira queria - terá de refazer a equipa, entre jovens e tipos de média de idade elevada, e torna-la competitiva para todas as frentes, ou a Champions e a Liga, no mínimo. E qual é o fardo, perguntam? O fardo é fazer tudo JÁ. É também começar o ano a lutar por um título com uma equipa que o seu predecessor, no outro banco, conhecerá melhor que ele. É que o chiclas criou nos benfas a noção de ser uma equipa pronta para tudo, e os media ajudaram a esconder o facto de que, desde Dezembro, jogaram apenas semanalmente. E agora, a Fly Emirates não vai permitir essa brincadeira.

Cá pelo burgo, fomos reduzidos a pequeninos, a nada, a pó. Confesso que, por um lado, gostava que a SAD Portista falasse um pouco mais, mas depois lembro-me da frase de Lao Tzu, que diz "O sábio é como o vento, a sua acção é sentida, mas ninguém o pode ver". Se as coisas forem feitas com cabeça, como parecem estar a ser, se as contratações forem no sigilo em que parecem estar a ser tratadas, se as vendas forem exponenciadas como parecem estar a ser, em prol da sanidade financeira do clube e da sua competitividade, fico feliz. Quando a época começar, estaremos todos na mesma base, mas o foco não estará em nós. E isso, para mim, só me parece ser uma coisa boa. Apesar das falhas que apontei antes, subestimem-nos, por favor. A gerência agradece.

16 comentários:

  1. Dizem que foram 3 milhões por Sulejmani, acho muito. Do FCPorto não falam, mas no inicio do campeonato seguramente a COLI gação C apital se lembrará e marcará forte presença. É que, SPA orting e SA lazarentos na Champions e FCPorto na Liga Europa será bem mais estimulante do que foi o bicampeonato.

    Luís (O do Sérgio Conceição ou Marco Silva)

    ResponderEliminar
  2. O badocha está a fazer all in,mas como faz má gestão de banca,vai ficar teso e virá dizer depois que teve
    um azar do caralho,que está em downswing.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  3. Portista Escalabitano10 de junho de 2015 às 18:44

    Desejos de um Portista:

    - Que o Sporting vença a Supertaça Cândido de Oliveira;
    - Que o Benfica continue com os seus trinta trintões no plantel e consiga segurar essa máquina chamada Talisca dos tubarões europeus;
    - Que o Sporting vá parar à Liga dos Campeões eliminando o Manchester United;
    - Que o Rui Vitória utilize os 5 jovens do Seixal em todos os jogos;

    Portista Escalabitano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o zbordem não vai cheirar a Champions mas vai andar perdido na Europa League :)

      Abraço

      Eliminar
  4. Jorge,

    Eu nem sei se vamos conseguir a manhutenção...

    ResponderEliminar
  5. No futebol ou na política, quando alguém está a ser incómodo, manda-se para a "Europa". Coitado do Inácio...
    Eu, por acaso, encaro com agrado este silêncio. Sempre tem mais sentido e é mais eficaz do que em tempo de intervenção pública. Resta é saber se foi o silêncio que encontrou o seu tempo, ou se foi o tempo que encontrou o silêncio...

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  6. É uma maravilha ver estas análises do Jorge Vassalo. Que assim seja, que entremos como outsiders sem fazer muito barulho. Assim é que dá gosto festejar no fim. Que consigamos aproveitar esta guerra entre os rivais da segunda circular. Este ano fizeram muito ruído com as nossas contratações e com a equipa fabulosa que se estava a montar e isso se calhar prejudicou-nos um pouco. Pelo menos prejudicou nas expectativas que fomos criando e que depois se desvaneceram numa época sem títulos. uma boa época com muitas coisas boas e com pilares contruidos para o futuro, mas sem títulos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se servir para um tri, tetra ou penta, terá servido o seu propósito. Senão teremos de mudar uma vez mais.

      E cá estarei para o admitir, sem problemas. Entretanto, apoiarei.

      Abraço.

      Eliminar
  7. Grande Rolando ( 1º ídolo) e grande Sr. Rui. Este Sr. Rui tinha um vozeirão e uma presença que metia medo. Num dia de chuva os putos e o sr, Rui foram mandados treinar à parte pelo Sr. Pedroto. O Oliveira mandou umas chuteiras novas para "acamar" para um que calçava o mesmo número. O Morais acompanhava e mandou correr na lama do campo de treinos....o sr. Rui sentiu que aquilo era uma humilhação, passou-se e...nem queiram saber a cara do Morais! Estes sim, grandes portistas.
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes sim, os "grandes portistas" que afrontam os treinadores! Ah, homens de barba rija! Assim é que é!

      Que estupidez.

      Eliminar
  8. Jorge Vassalo,
    Excelente e completamente de acordo...
    Aliás até proponho que joguemos os primeiros encontros de branco. Já que a CS anda a ver fantasmas...
    Enfim, nada a que não estejamos habituados!

    ResponderEliminar