sábado, 2 de janeiro de 2016

Análise Sporting 2-0 FC Porto (15ª Jornada)


Primeira parte intensa e rasgadinha, com um FC Porto a jogar a uma intensidade que não é habitual, com boas iniciativas onde a ponta de sorte não ajudou e o árbitro perdoou a agressividade do sportem, incluindo um lance com Corona, logo no início, para grande penalidade. Slimani marcou o golo por um lance de bola parada em mais uma falha de marcação daquelas típicas. Mesmo assim, um FC Porto de boa rotação na primeira parte, cheio de intensidade e à procura do golo do empate.

Mas veio a segunda parte e todos os fantasmas do FC Porto apareceram. Todos de uma vez. A lentidão de processos, as falhas de marcação, a ausência total de meio campo e de fio de jogo, a ausência de sentido e de garra, as substituições estranhas, a falta de jogadas com princípio, meio e fim. O Sporting - há que ter respeito por quem ganha, sempre  - foi sempre superior ao longo da segunda parte e, não obstante uma boa entrada do André Silva, nunca ficou no ar que o FC Porto pudesse recuperar.

As sensações não são positivas, há muito a pensar e a mudar. Parece-me claro que a falta de ideias do FC Porto é muito preocupante. Vai sendo disfarçado pelo génio de Corona e do Brahimi - quando não é egoísta como hoje - pela solidariedade de Aboubakar e por Maxi enquanto dura, mas tudo o resto mostra confusão e desnorte.

Há muito campeonato pela frente, dois pontos não é nada, mas temos de recuperar o FC Porto à Porto, porque este, claramente, não é. Ah, parece-me claríssimo que o André André não está em condições para jogar.

50 comentários:

  1. Boa noite.
    Gostava de vir aqui com outro resultado. É preciso mudar, e muito. Falta-nos muitos princípios de jogo simples. Diagonais, saída com a bola controlada, posicionamento. Sou um fã de Lopetegui enquanto homem do desporto, cavalheiro e homem. Como treinador falta muito. Acho que uma troca de treinador nesta altura tem elevado risco, porque mudar o nome sem alterar mais nada, também não nos levaria longe.
    Não vale a pena pensar que temos que voltar ao passado, porque hoje o futebol é muito diferente. Temos que nos reencontrar, isso sim, com o passado. E ter uma estrutura voltada para o amanhã.

    Cumprimentos deste seu leitor atento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltam diagonais e o ano passado ganhamos 3-0 no dragao com golos resultantes de diagonais e hoje tivemos 3 vezes na cara do patricio por causa das diagonais.

      Eliminar
    2. Falta muita coisa, sobretudo raça e amor à camisola. E também presença na área. Nada disso se viu.

      Abraço

      Eliminar
  2. Caro Jorge Vassalo,

    Estou acima de tudo triste, desiludido com este Porto esquizofrênico. Capaz de jogar até bem nos primeiros 20, 30 minutos e depois se vai esvaziando por completo.
    Tenho que reconhecer que olhando para o jogo todo o Sporting ganhou bem. Nós fizemos uma miserável segunda parte e a equipa demonstra uma incapacidade mental preocupante. Não posso deixar de referir que é imperdoável, incompreensível ter uma capitão e central como o Maicon. Inadmissível. Encarna tudo o que é esta equipa de Lopetegui. Lento, displicente e incapaz de liderar o que quer que seja.

    Fico à espera da intervenção do Presidente.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Fico à espera da intervenção do Presidente.»

      Então é melhor esperar bem acomodado...

      Eliminar
    2. Penso que é por mais que evidente que o problema do FCP está na SAD e no seu treinador. Para mim é claro que Lopetegui não é treinador para o Porto mas não comprou o lugar, por isso quem o escolheu e defendeu e até falou quando estava em primeiro deveria agora falar perante um resultado negativo. O Porto é gerido como um entreposto e se não é assim parece. Isto de comprar jogadores de milhões, que nem convocados são e ter playboys a dar entrevistas tem que acabar. Quem são os responsáveis? Não é seguramente apenas Lopetegui, por muito que seja tecnicamente incapaz de liderar uma equipa como o Porto. Se olharmos para o jogo de hoje temos de reconhecer que tudo o que era característico e valor do nosso clube, da nossa equipa esteve do outro lado....é duro reconhecer mas tudo tem um princípio e um fim. Podemos perder tudo mas a nossa identidade não. Não quero uma equipa de milhões. Quero uma equipa que tenha identidade, que represente os valores do Porto. Só isso.

      Raoc

      Eliminar
    3. O meu comentário de ontem foi mais extenso e explicativo, no entanto, no momento de publicar “o raio do bicho” apagou-se, e depois fiquei frustrado para estar a reescreve-lo de novo, daí só ter opinado uma linha.
      Tentando manter o espírito do que me “ardia na alma” ontem à noite (pois, porque neste momento o que sinto já é indiferença…), vou procurar expressa-lo:
      ««Fico à espera da intervenção do Presidente.»
      Então é melhor esperar assentado e bem acomodado…
      Reconhecido e agradecido por TUDO o que JNPC fez pelo FCPorto, neste momento - e isto já vem desde 2011/12…-, já não há um presidente a comandar o destino do FCP, mas sim uma monarquia (para não dizer uma dit…)!
      Já o afirmei noutro blogue e agora volto aqui a dize-lo: JNPC é neste momento uma “caricatura” do rei Salomão no final da sua vida (toda a sabedoria do mundo que possuía não lhe serviu para se salvar…pois prostitui-se com deuses pagãos, etc)!
      O “toque de Midas” já não lhe assiste…
      Os valores são outros nos tempos que correm! Como simpatizante do clube, vendo de fora os acontecimentos/factos que ocorrem, os valores que vejo são:
      1 – Adquirir e vender jogadores (viva as comissões!…e viva os amigos!…= entreposto comercial).
      2 – Viver do passado e do museu.
      3 – A presidência/gerência não interessa para nada, o que interessa agora é alcançar a marca de Santiago Bernabeu (= anos de presidência).
      4 – Aparecer a defender o clube só quando o “vento” está favorável – quando não está que o faça o treinador.
      5 – Ignorar e desprezar os adeptos/simpatizantes das suas “queixas”, e só ouvir os amigos que bajulam…
      Adeptos/simpatizantes não são dignos…de receber Dragões de Oiro. Amigos e inimigos é que o merecem…
      10 – Etc…
      Por tudo isto, custa-me ver a “sova” que Lopetegui leva constantemente dos adeptos. Não estou com isto a dizer que ele é um bom treinador – porque para mim não é - , mas porque é um bom homem e também porque não tem culpa da inação do presidente/sad.
      Lopetegui só devia estar lá para treinar…e NUNCA para vir fazer defesa do clube, algo que compete ao presidente (vice presid., etc) e à sad.
      E mais não digo, por hoje…

      Alto Minho (J.S.)

      Eliminar
  3. Mais um jogo igual a muitos outros com as falhas habituais e o ataque inexistente. Maicon sem classe para jogar no Porto e ainda assim consegue ser o capitão, batemos no fundo.Braimi um desastre sempre com fintas inconsequentes e uma perda de bola inadmissível que deu o segundo golo.Foram 2 mas podiam ter sido 4. Ainda há quem defenda este curioso? Com ele é mais um ano a zero.

    ResponderEliminar
  4. É injusto criticar o Treinador. Ele avisou-nos antes do jogo que dificilmente o Sporting perderia 3 jogos seguidos.
    Parabéns Lopetegui. Sabes do que falas.

    ResponderEliminar
  5. Os €€ não ganham jogos, a estrutura está a cair de podre, para nos entendermos naquele balneário temos que hablar, porque se falamos ninguém percebe. Limpeza é necessária, de uma ponta à outra naquela casa, de cima a baixo. O jogo de hoje, para quem cresceu a ver Jorge Costa, Aloisio, Paulinho, João Pinto, Ricardo Carvalho, Deco, Lucho e tantos outros que deram sangue por aquela camisola foi absolutamente nojento, sem tirar qualquer mérito ao adversário.

    ResponderEliminar
  6. Porque é que tenho a sensação de que nestes jogos a motivação dos jogadores esfuma-se...
    Aqueles passes pela defesa na 2ª parte matam um adepto por completo, tem de haver lá um jogador que expluda de raiva por causa desse tipo de jogo e dê um "puxão de orelhas" ao resto da equipa, viu-se tudo muito murcho mais uma vez.
    Não há ali ninguém que consiga pegar na bola e ponha a equipa mais ofensiva.
    Nestes momentos parece que os gritos de Lopetegui são vacuos, porque a equipa fica na mesma, não ali uma pena que se mexa, tudo muito amuado.
    Onde é que está a energia que os sul-americanos têm?
    O que falta a estes jogadores para terem motivação?

    Lá vamos nós outra vez atrás do prejuízo.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama-se "confiança" e não há disso no FC Porto....

      Abraço

      Eliminar
    2. os mexicamos sao por natureza passivos, nao tem raça.

      Eliminar
  7. Não é com esta gente que iremos ser campeões. Estou a ficar seriamente preocupado com o estado do clube. Perder acontece e faz parte, agora a forma como se tem perdido não pode acontecer.

    Hoje estamos a 2 pontos da liderança e a outros 2 do 3 lugar. Infelizmente o terceiro lugar está muito mais perto do que no primeiro.

    Abraços


    ResponderEliminar
  8. Jorge,

    Antes de mais, quem fala sobre o treinador neste jogo é de uma desonestidade intelectual incrível. Alinhou o melhor onze possível, fez as substituições certas e arriscou para vencer o jogo. O segundo golo é resultado de abdicar de um dos médios. Em termos tácticos não vi nenhuma superioridade do outro treinador. Pessoalmente, se já começava a existir em mim dúvidas, não sobre a qualidade do treinador mas sim sobre a lucidez do mesmo, este jogo deixou-me descansado.

    Foi um jogo dividido e muito bem disputado. O Sporting marcou de bola parada e teve o conforto de gerir o jogo com o resultado a favor. Vi entrega e raça de todos os jogadores do começo ao fim. Na primeira parte notou-se mais porque a equipa estava mais fresca. Não concordo consigo quando diz que já não houve na segunda parte. As duas equipas quebraram fisicamente, o que é normal devido a grande intensidade do jogo, desde o começo. Vi um FCP a lutar até o último minuto, mesmo quando perdia 2-0 não desmoronou. Isto não é fácil.

    O Sporting venceu e mereceu. Está uma equipa muito unida. Está com uma confiança impressionante. Enquanto uns adeptos apostam em atirar a equipa pro chão outros apoiam e levam as suas equipas a um nível superior.

    Estou triste pela derrota mas satisfeito pela entrega. Não é fácil para esta equipa dar mais enquanto existir tanta pressão negativa. É difícil acreditar e entender o que se está a fazer a este treinador.

    É preciso ser um homem muito forte para levar da imprensa como o Lopetegui leva e responder com a cabeça levantada e com frontalidade, sem mandar tudo pro caralho. Hoje na conferência de imprensa aquilo foi de uma baixeza lamentável. Até teve de ser o Jorge Jesus a defender o colega!

    Perdemos uma batalha mas não perdemos a guerra. Acreditar!

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Braulio Rocha depois de ver a conferencia de imprensa de Lopetegui vi uma frontalidade dele que me fez acreditar mais um pouco nele.
      E pela cara dele, estava mesmo desgastado com o resulatado e com vontade de dizer aos jornaleiros: Vão-se todos pó cara***, fo***-vos.
      Este sinal de revolta dá-nos alguns sinais.
      Só temos todos nós que seguir esses sinais, remar-mos todos para o mesmo sitio.

      Eliminar
    2. Braulio, não é um problema de onze, é um problema de modelo de jogo, de empenho e de motivação. É esta coisa de jogar sempre para o lado e para trás, os centrais a perderem a bola junto à área, atrasos a queimar para o GR, não criar uma jogada de ataque, como se a baliza adversária fosse um mito urbano.

      E digo isto tendo sido eu um defensor de Lopetegui durante mais de um ano. Mais precisamente desde o dia em que assinou até ao jogo contra o Dínamo no Dragão. Mas o que é demais... é erro.

      Sabes o que é mais engraçado (sem ter piada nenhuma) no meio disto? É que o treinador mais bronco da Liga pegou no plantel mais fraco dos 3 grandes e, graças à incapacidade gritante dos treinadores de Porto e Benfica... arrisca-se a ser campeão. Já ganhou aos dois. A um deles, por três vezes. Vamos indo e vamos vendo...

      Eliminar
    3. Parabéns, Braulio, louvo a sua atitude. Ser portista é isso mesmo!

      Eliminar
    4. tens toda a razao, o problema sao as derrotas com maritimos, empates com bragas, tondelas, moreirenses, derrotas com kieves, jogos constantes sem chama e sem garra, tudo isso desmotiva os socios, os adeptos, o discurso e passivo para o exterior, os jogadores nao tem agressividade, nao existe voz de comando la dentro. A equipa nao pode jogar mais ou menos um jogo ou dois e ate perder e os outros uma porcaria e ate ganhar. As asneiras do treinador vem da epoca passada, nao consolidou uma equipa, andou a poupar dizia, rotinas desapareceram. Foram contratados demasiados espanhois sem jogarem nada so porque ele quis. GOSTEI MAIS DOS ULTIMOS PARAGRAFOS, A TAL ESTRUTURA NAO EXISTE E O PRESIDENTE ACABOU INFELIZMENTE. Perdemos uma batalha mas nao perdemos a guerra se mudarmos e dermos o litro em todos os jogos nos 90 min e que se lixe a poupança.

      Eliminar
    5. Filipe, imagine estar de rastos e triste por perder, ser atacadado covardemente na conferência de imprensa e ainda ter de levar com frases do tipo "espanhol demite-te" dos seus próprios adeptos, ninguém aguenta.

      Caríssimo Carlos, baseando-se no jogo de ontem, temos razão em apontar o dedo ao modelo de jogo, falta de atitude, entrega, passes para trás e pro lado? Além de uma desatenção do Maicon, em que momento perdeu-se a bola perto da grande área. Fizemos vários lances de perigo junto a grande área e o lance de maior perigo, do Aboubakar, até foi todo construido pelo centro. Entendo e concordo com estas mesma críticas mas não no jogo de ontem. Perdemos porque o adversário esteve forte e teve maior confiança, principalmente. O treinador tem o seu próprio estilo de jogo e este estilo de jogo tem funcionado várias vezes. Quanto mais insegura a equipa está mais para os lados e para atrás irá jogar e isto deve-se mais a falta de confiança do que ao treinador. E nisto quem mais tem contribuido são os próprios adeptos do clube.

      O Jesus pode ser um tosco e bronco como pessoa mas como treinador é dos melhores. Pensar o contrário é um erro enorme. Além da qualidade tem também muitos anos de campeonato português. Volto a repetir, no jogo de ontém o nosso treinador deu uma boa resposta e não ficou nada atrás tacticamente, a meu ver.

      Vidente, como é que as rotinas não iriam desaparecer se temos um onze quase renovado? Dos espanhois que foram contratados apenas um não provou o seu valor. Os outros podem estar menos bem agora mas já provaram o seu valor. Em relação a estrutura concordo um pouco consigo. Como é possível não ter ninguém do clube que saia em defesa do treinador e dos jogadores? Pelo menos ontem, pela forma com que se bateram, mereciam não ser atacados pelos próprios adeptos. É preciso aprender perder para se poder ganhar novamente!

      Eliminar
  9. Meus caros, isto é tudo muito simples, não é preciso grandes teorias. Eu já vejo Porto há 30 anos e ultimamente Porto nem vê-lo.

    Nunca achei que isto se iria passar no nosso clube, mas está a acontecer. Chama-se €€. Quem hoje dirige o nosso clube, usa o clube para enriquecer em nome próprio. Só não vê quem não quiser ver.

    Ora isto já aconteceu nos rivais. Também cheios de teorias. Até que o slb um dia se lembra de ter um treinador de jeito, que sabe que o futebol é muito simples e começa a ganhar.

    O sporting também começou a entender isso e fartou-se de teorias. Foi contratar um treinador que entende que o futebol é muito simples.

    O que vai acontecer ao Porto? Vamos ter uma travessia no deserto, quem dirige vai "esfrangalhar" o clube, vão sempre dizer-nos que nós é que não percebemos nada de futebol, até um dia que a nação Porto se fartar mesmo e dizer BASTA! Ai, vamos ter um clube pobre, ruinado, e vamos questionar-nos porquê isso nos aconteceu! Nessa altura, teremos novamente Porto!!

    Nota: primeiro era raro o Porto enganar-se nas contratações! Ultimamente há contratações que não se entende. O clube está nas mãos de agentes, empresarios, e dirigentes sem escrupulos, que querem enriquecer à custa da historia do clube. Os resultados começam a estar há vista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o Amigo António vê o Porto há mais de 30 anos. Tudo bem! Mas não se esqueça o que era há 40!

      Eliminar
    2. O Clube é a imagem do Presidente, doente, envelhecido, acabado. Desculpem mas só não vê quem não quer.

      Eliminar
  10. todos estavamos a espera disto ou de um milagre. Quando nao se ganha a outras equipas inferiores o que pretendemos. O discurso do treinador e sempre o mesmo. A equipa e macia, pouco agressiva, comete falhas incriveis ajudadas pela descrença dos jogadores, a crença e feita a ganhar jogos e nao a perder como com o maritimo onde a agressividade do adversatrio anoiquilou aquele futebolsinho da treta. Como jogamos ou aproveitamos uma ou duas oportunidades que temos ou nada, aboubakar falha demasiado, a defesa e permeavel nos lances pelo ar que com bons batedores e bons cabeceadores e morte certa. O PRESIDENTE E O GRANDE RESPONSAVEL PELO DESCALABRO QUE ESTA ACONTECER, saira como o porto quase como o encontrou perdedor que a cada deslocaçao a sul ja vem a tremer, uma vergonha. O porto tem de mudar e nao sera com a direçao atual que ja nao tem nem dinamismo nem visao. A jogar como estamos perderemos com o rio ave no dragao tao certo como 2 e 2 serem 4. Uma vergonha estamos a transformarnos no sporting de antigamente, com este treinador e este nmodelo de jogo nao ganhamos nada esta epoca outra vez.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite Jorge,
    Permita-me o desabafo. Não estamos bem claramente. O Porto que saiu de Alvalade hoje é um Porto à imagem dos últimos 2/3 anos. Uma equipa derrotada e resignada. É uma equipa lançada às feras e que enquanto é atacada fica imóvel a ser devorada. Que é isto de agora o JJ vir defender Lopetegui? Agora deu numa de santo? Não precisamos da esmola de ninguém e muito menos desse chiclas merdoso. Ninguém nos teme! Ao contrário disso, parecem simpatizar connosco. O Porto que eu conheço era odiado e temido pelos adversários e pela comunicação social. O Porto que me habituei a ver dava troco a todos os ratos de esgoto que existiam. O que nós vemos hoje é uma cambada de vedetas e mimados e ninguém se chega à frente para defender os interesses do FC Porto. Estou fulo com isto! Não sou nenhum sabichão e certamente a direção que tantos êxitos alcançou sabe bem mais que eu, mas porque deixaram o clube chegar a esta situação? Porque não defendem o treinador e os jogadores? Porque vendem o nosso clube a qualquer custo? Lopetegui não é o melhor dos treinadores mas sem uma estrutura capaz e aguerrida por trás dele, nem o Guardiola nem treinador nenhum dava a volta à situação! Às vezes gostava de sofrer menos para não ter que ficar furioso com isto mas amo o FC Porto e estou sempre a apoiar. Não me importo de perder quando damos tudo, mas isto assim não. Saímos derrotados e com a sensação que o nosso emblema não foi nem está a ser respeitado! Honra seja feita à nossa claque que são os que ostentam aquilo que é ser Porto dentro do estádio

    Um abraço
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  12. Se não tivessemos falhado aquela bola na cara do patrício ninguém sabe como seria o desenrolar do jogo, mas mais uma vez falhamos golos quando não se pode...
    A bola começa a queimar nos pés de alguns jogadores, a confiança está em níveis críticos, e parte da responsabilidade é nossa dos adeptos, colocamos mais pressão na equipa do que no adversário.

    ResponderEliminar
  13. Cada vez é mais difícil encontrar um Portista que elogie a capacidade de Lopetegui. Já entre os adversários, há quem destaque a qualidade do ainda treinador do FC Porto e, por causa dele, até se zangue com os jornalistas...
    J. Correia

    ResponderEliminar
  14. Os adeptos do FC Porto aburguesaram-se!
    Não aceitam dificuldades, não sabem lidar com elas...
    Queixam-se que a equipa perdeu identidade.
    Os adeptos do meu clube é que perderam identidade.
    Deixaram de apoiar para passar à crítica destrutiva por dá cá aquela palha!
    É deprimente ir ao estádio e ouvir um coro de assobios ao segundo minuto de jogo, só porque um jogador fez um passe errado...
    Nunca vi um clube ser tão assobiado e maltratado pelos próprios adeptos como o meu FCP.
    É triste...
    Pode haver uma falha aqui ou acolá, mas qual é o clube em que isso não acontece?
    Reclamam de barriga cheia...
    São pobres e mal agradecidos...
    Não descansaram enquanto não correram com o Jesualdo Ferreira, que em quatro anos foi três vezes campeão...
    Não descansaram enquanto não correram com o Vitor Pereira, que em dois anos foi bicampeão e nesses dois anos apenas perdeu um jogo para o campeonato (fomos descaradamente roubados em Barcelos pelo Bruno Paixão) frente ao Gil Vicente.
    E não vão descansar enquanto não correrem com o actual treinador. No meu clube já não se dá tempo ao tempo!
    Vencer sucessivamente cá e lá fora, colecionar títulos nacionais e internacionais habituaram mal os mimados e mal-educados adeptos portistas.
    Os adeptos do Porto fazem lembrar aquelas crianças que sempre tiveram tudo dos pais!
    Querem, só porque sim, e os pais dão...
    Um dia os pais não podem dar, mas os meninos estão mal habituados e exigem, afrontam e ameaçam!
    Ingratos...
    Eu sou 100% porto nas vitórias!
    Eu sou 1000% porto nas derrotas!
    Porque o Porto é também o meu grande amor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem fale do porto nos últimos 25 anos, nós falamos do porto nos últimos 40 ! Essa é a diferença ! Ninguém sabe como é amar um clube que perde sempre para os mesmos, e todos só se habituaram a conhecer um clube que ganha!
      Claro que se fossem mais velhos, também conseguiriam ver os sinais do mundo exterior: um Mourinho que já não consegue convencer os jogadores a matarem-se por ele; um Manchester que treme ; um AVB que afinal não consegue montar uma equipe do topo com tudo o que lhe põem à disposição, que continua promessa adiada ...
      Ao contrário do que muitos pensam não andamos estes anos todos a ganhar só porque somos porto; ganhamos porque os momentos nos proporcionaram isso. Estivemos lá, sim, preparados e sequiosos de vitórias, mas os outros tiveram as suas crises, os seus abaixamentos, as suas inércias...
      O resto - a mística, a estrutura, somos porto - é balela ; conversa para encher chouriços de vento!

      Eliminar
  15. Tá mais do que visto que não existe fio de jogo, não há entrosamento, não há absolutamente nada coletivamente.

    Ganhar segundas bolas? É raríssimo.
    Passes certos e lançamentos com critério? Nem vê-los, nem de perto nem de longe...

    Hoje na 2ª parte, Brahimi ( como várias vezes nesta época com outro qualquer jogador ) recuperou uma bola a meio campo e...ficou com ela, porque olhou, olhou, olhou e não viu ninguém pra lançar, pra tocar, pra tabelar, zero...

    Os lances de perigo do Porto foram TODOS em tentativas individuais...do outro lado, as jogadas e os contrataques, principalmente no 2º tempo foram todos organizados, bem trabalhados e quase letais, tinha sempre um lagarto solto pra receber a bola...

    Uma coisa é certa: os 2 Andrés não podem ficar fora desta equipe...pelo menos lutam, correm, brigam, dão trabalho, jogam à Porto...o maivelho tem que ser titular e o mainovo merece ser titular, porque Aboubakar se tivesse feito apenas metade dos gols feitos que perdeu, não estávamos nesta situação...

    Resumindo e concluindo: 6 meses e ainda não há jogo coletivo visível. Num clube das distritais não devia acontecer, quanto mais num clube de top...algo vai muito mal...

    ResponderEliminar
  16. Bom Dia Jorge Vassalo,
    Nada está perdido!... Há que corrigir erros, percebendo que há gente na equipa que não tem estaleca para ser Porto. Antes, Hulk, Falcão e Jackson resolviam os encravamentos da equipa enquanto hoje por hoje o nosso simpático Aboubakar é pólvora seca e na defesa Maicon comete erros sobre erros. As correntes partem sempre pelo elo mais fraco. Viva o Porto!... Abraço

    ResponderEliminar
  17. É inédito um treinador adversário vir "defender" outro treinador como JJ fez. O Lopetegui tem uma "ideia" de jogo que não encaixa no historial do clube mas a culpa não é só dele.

    Ultimamente, e já são vários anos, o clube decidiu romper com o passado e o que fez basicamente? Uma razia, foi-se desfazendo dos jogadores e começaram a entrar às resmas, novos jogadores sem cultura Porto, sem referências e nos últimos aprox 2 anos foram buscar um treinador desconhecido, e vemos resmas de espanhois a entrar no clube.

    Se fizermos uma conta muito simples, contratações falhadas, é evidente que ultimamente este indice disparou! Primeiro era raro o Porto falhar e eramos elogiados nisso e todos questionavam como o Porto conseguia!

    E quando tu tens num clube, um indice que mostra que falhas sistematicamente nos jogadores, fazes contratações milionárias em falhanços (Imbula? Aquele espanhol do Atletico?) quer dizer que o clube passou a estar na mão de agentes cujo interesse é incompativel com o interesse do clube.

    Nós vimos isso acontecer no slb com os resultados à vista, vimos isso acontecer no sporting. Os agentes só param quando o clube estiver completamente esfrangalhado.

    Isto para mim é clarinho como a água. Eu adorava o Porto porque sentia que tinha um Presidente que até podia "roubar", mas dava alguma coisa ao clube. Hoje, não haja dúvidas, temos uma direcção que "rouba" e não dá nada ao clube! Nunca pensei que isto iria acontecer no nosso clube.

    Será que PC vai deixar o clube como o encontrou? Não deixaria de ser uma grande ironia da vida, mas as leis da física são lixadas (nada se cria, tudo se transforma)!

    ResponderEliminar
  18. O Pinto da Costa não pretende permitir que alguém venha a beneficiar da sua obra. Encontrou andrades, vai deixar andrades. Quem lhe suceder que os transforme em dragões, se tiver unhas para isso.
    A opção não é honesta nem favorável aos interesses do Clube, mas a glória não se herda: conquista-se!

    ResponderEliminar
  19. Boas Jorge.
    Jogou o melhor 11? Jogou...
    Mas não é dificil perceber que o problema não é quem joga, nenhuma equipa do mundo consegue dar a volta a um resultado quando o sistema é trocar a bola entre os centrais e o resta da equipa esta de costas para a área adversária e com marcação de jogador nas suas costas.
    Isto é o problema do futebol do nosso Porto, enquanto jogarmos assim vamos ter muitas dificuldades.

    ResponderEliminar
  20. "Espanhol pede a demissão"... ao ponto que o nosso clube chegou! Adeptos manipuláveis, de memória, curta, juntando a isto um saudosismo bacoco, e à ideia peregrina que o FC Porto, tem sempre de ganhar. Seja com que treinador, seja como que jogadores. Contra tudo e contra tudos. Sejam eles 14 ou 40!
    Tenho muita pena do que estão a fazer a Lopetegui. Primeiro não respeitam o nome dele. Segundo, não conseguem ver o que ele fez pelo FC Porto. Temos este conjunto de jogadores que segundo o Ruizinho fazem um Ferrari? Sabem porquê, porque Lopetegui convenceu a maioria deles a vir para cá. Terceiro, não são capazes de agradecer a prestação da Champions na temporada passada, que nos permite equilibrar as contas, isto feito com equipa praticamente feita por ele, com poucas bases dos anos anteriores. Quarto, apesar de serem capazes de reconhecer a existência do colinho, não conseguem perceber que o FC Porto de Lopetegui o ano passado teria sido campeão com muitos pontos de avanço. Até porque nem se nota a diferença este ano... Não é Vitinho? Quinto, consegui potenciar jogadores como Jackson, Óliver, Casemiro, Danilo, Alex Sandro, que com a exceção do Óliver que não era nosso, foram vendidos e bem vendidos! Até consegui meter o Quaresma a pressionar e a defender, mesmo que este por vezes se esquecesse ou não fizesse por falta vontade, como se viu em Munique(exatamente o contrário da primeira mão). Quinto, consegui recuperar o Maicon, que voltou aos seus velhos tempos, não tão velhos, e que se tornou esta época o nosso capitão. Sexto, meteu um miúdo de 17 anos, que ele já conhecia doutros caminhos, o nosso Rúben, a servir de pêndulo de meio campo, e que bem joga ele, tanto a 6 como a 8, apesar de achar que ele se vai conseguir asssumir como o nosso organizador de jogo, dentro de algum tempo, quando melhorar fisicamente. Sétimo, como se não bastasse ter de fazer uma equipa nova, eis que tem de fazer outra, devido ao "mau" trabalho na época, eis que tem de fazer uma nova. Oitavo, teve de fazer uma nova equipa, mas sem os jogadores adequados para o nosso futebol, seja o de Lopetegui, AVB, Vitor Pereira, Jesualdo, etc...

    ResponderEliminar
  21. E esses jogadores situam-se especialmente no meio campo. Acham que é possível termos sempre um meio campo composto por um trinco, um regista e um box-to-box? Será que não precisámos de organizador de jogo, como tivemos Moutinho, Óliver, ou o Lucho, este de uma forma um pouco diferente? Mesmo assim, conseguiu resolver este problema, indo buscar o André André ao Guimarães, solução esssa que o senhor Fernando Santos, que já andou por cá, tratou de estragar em terras Luxemburguesas! Por último, para além de não serem capazes de agradecerem os 8 pontos anteriores, ainda são capazes de assobiarem constantemente os nossos, isto para "compensar" a falta de confiança que Lopetegui "imprime" aos jogadores. E pior que isto assobiam por qualquer motivo. Sofremos um golo, assobiam. Um jogador passa a bola para trás, assobiam. Ainda não marcámos pelo menos 2 golos à meia hora, assobiam. Estámos a ganhar por 3 golos, assobiam, porque nós é que decidimos as substituições. Perdemos o jogo, assobiam. Ganhámos o jogo, assobiam. Mas como é que alguma equipa consegue jogar assim? Se vier um novo treinador, acabam os assobios? Ou será por Lopetegui ser espanhol? Seja como for, Lopetegui, infelizmente poderá ter que sair, mesmo que consiga no final da épocas ganhar títulos contra a vontade dos adeptos, ou não. E lá terá de vir um português, que muito provavelmente será o Nuno Espírito Santo, havendo outras possibilidades com A.V.B ou Marco Silva/ Leonardo Jardim, mas estes 2 a pagar bem ao clube deles...
    Assim sendo, só me resta desejar que, o FC Porto ganhe títulos na atual difícil conjetura, que Lopetegui tenha sorte por terras vizinhas(não tenho dúvidas que hajam equipas que o queiram), e que possa ter uma vida pacífica nesse novo clube. Por outro lado espero que o FC Porto, consiga aproveitar as bases criadas por Lopetegui, e que apenas venda Imbula(arrancar em força, velocidade, técnica é contigo, mas pressionar e defender daria também um jeitinho... e também vontade de cá estar...), Brahimi( pézinhos maravilhosos, fantástica capacidade de remate em jeito, mas pouca objetividade apesar de estar a melhorar muito em relação ao início e Herrera( muito esforçado, talentoso, mas não podemos pedir para ser o que não é, que possa ir para um campeonato onde possa impor as suas capacidades. Espero também que Aboubakar se consiga transformar num ponta de lança, ou melhor num avançado completo com faro de golo, ou então que André Silva assuma o lugar de referência de ataque. Por fim, esperando que a escolha para treinador não seja NES, ou que a ser tudo corra bem, sem assobios, com títulos, e sobretudo que contratemos jogadores que realmente precisámos, como um extremo esquerdo ou direito para titular(dependendo onde Corona jogue), e um organizador de jogo, aproveitando sempre os nosso miúdos da B, júniores, ou juvenis. Mas isto não me impede de acreditar que seremos campeões esta época!

    ResponderEliminar
  22. Boa Tarde Jorge Vassalo,
    A actual contestação a Lopetegui resvala para a insanidade. Para além de portistas desejarem a derrota do seu clube e comemorarem golos dos adversários, aparecem tarjas xenófobas com "Espanhol pede a demissão". Ninguém pode estar feliz com a performance da equipa nem com o desempenho do actual treinador mas há limites para a demonstração de estupidez. Acordem Portistas!... Viva o Futebol Clube do Porto. Abraço

    ResponderEliminar
  23. sr CARLOS E sr BRAULIO com todo o respeito mas os srs encarnam bem o espirito benfiquista que eu ando a aturar a trinta anos "NOS SOMOS OS MAIORES OS OUTROS SO GANHAM COM FRUTA E COM SISTEMA BEU BEU"mas durante muitos anos olhar para os problemas deles nao lhe dava geito.Enquanto o FCPORTO foi de luta alcancou titulos agora que ha adeptos que ate exigem que nao se critique ha...............

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado Helder,

      Uma coisa é criticar no FINAL dos jogos e do campeonato outra coisa é botar a equipa pra baixo DURANTE o campeonato sem que nada esteja perdido e colocar em causa o pouco ou muito que está bem. Eu pessoalmente não vejo vantagem em cometer suicidio e desistir agora. ..mas isso sou.

      É por olhar para o presente recente do clube que entendo que a solução não passa por queimar treinadores mas sim apoiar quem lá estiver e unir-se.

      Em relação ao espírito benfiquista, os meus argumentos são precisamente ao contrário do que o Helder descreve.

      Calma, as coisas não assim tão más como se quer fazer acreditar. Podemos melhorar muito ainda mas apenas se nos unirmos.

      Abraço e saudações portistas.

      Eliminar
  24. Caro Jorge,
    No primeiro tempo o FC Porto não esteve mal em jogo, mas faltou eficácia nos momentos decisivos.
    Já no segundo tempo e em desvantagem, as coisas não correram bem e não correram bem, porque sejamos realistas, o Sporting não o permitiu. Procurando definir
    este jogo numa frase: O FC Porto teve mais posse de bola, o Sporting foi eficaz.
    Em suma, o FC Porto perdeu um jogo em que sobra a sensação que deveria ter feito mais para vencer e volta ao segundo lugar. Não, esta derrota não é, de
    todo decisiva, tal como não era se o FC Porto vencesse, isto porque ainda há dois jogos desta primeira volta e toda uma segunda volta para disputar, o
    que significa que ainda há muitos pontos em disputa e muita água vai correr por de baixo das pontes.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Já muito foi dito... Nada mais acrescento ao lodaçal do tamanho da cova das Antas.
    Quando decidirem de quem é a culpa, caros adeptos, simpatizantes, ou malta da farra, cá estarei para ver que apoio dão a quem. E assim, continua o Porto como todos e nenhum de vós quer: "partidinho às rodelas".

    Imbicto abraço

    ResponderEliminar
  26. Jorge, Lopetegui esta longe de ser o unico culpado. fazer duas equipas novas em 2 anos nao eh facil, mas a verdade eh que ontem deu perfeitamente pra ver que nao ha um modelo de jogo. bastava olhar uns segundos atentos para o scp, e via se a facilidade de passe, jogo apoiado, e a facilidade com que chegavam a nossa area!

    o outro culpado, eh a SAD, e mmo o nosso NGP... o FCP esta pura e simplesmente tornado num entreposto de jogadores... comprar e vender, dar de mamar a 500 mamões... mas que raio se passa com o Imbula? sao esquemas atras de esquemas... o osvaldo veio pra que? e pq nao veio de borla mas sim por um entreposto uruguaio manhoso?

    enquanto a malta pensar que eh so o Lopetegui o problema, entao tamos bem piores do que pensaria...
    manu365

    ResponderEliminar
  27. PARA QUÊ MUDAR AGORA?
    Iniciarei o meu comentário com uma análise sucinta do jogo, incidindo sobre os momentos do mesmo e no que isso determinou. A primeira parte foi equilibrada, com ligeiro ascendente do FCP no que toca às oportunidades de golo criadas, foram 3 e foram claras. Infelizmente acabamos por sofrer um golo de bola parada que não poderíamos sofrer de forma alguma, e este factor acabou por ser determinante para o que aconteceu na segunda parte. Com o Sporting em vantagem nos últimos 45m, o FCP tentou ir para cima do adversário mas foi eximiamente anulado por um Sporting bem fechado e organizado atrás. A vantagem ao intervalo permitiu ao adversário jogar no erro e no espaço deixado pelo FCP, que tentava chegar à igualdade. Assim, não foi surpresa ver o Sporting a criar lances de perigo para a baliza de Casillas, aproveitando as recuperações de bola para lançar ataques rápidos. Foi assim que o Sporting chegou ao 2-0, poderia ter sido assim que fizesse mais golos e até mais cedo, foi também assim que o Sporting justificou a vitória. Para quem esteve atento ao jogo e também seguiu a conferência de imprensa, sobretudo a de Jesus, deve ter percebido que Lopetegui não arriscou muito (podia ter jogado com 2 pontas de lança). Jesus explicou e bem, que não é por jogar com 2 pontas de lança que se marca mais golos. Dito por Jesus, feito por Lopetegui. Lopetegui não arriscou desequilibrar a equipa atrás, trocou avançado por avançado e refrescou a equipa para tentar chegar ao empate. Mesmo não arriscando, os contra-ataques do Sporting poderiam ter criado mais mossa e mais golos sofridos. Podem argumentar que Lopetegui deveria ter arriscado mais, também poderiam dizer que perdido por 1 ou por cinco é mesmo, mas essa aposta levar-nos-ia ao empate ou à vitória, ou a uma derrota humilhante?
    CONTINUA Ricardo Gomes

    ResponderEliminar
  28. Não sou treinador, não percebo o futebol na sua dimensão tática como outros dizem perceber, não percebo o treino, não me armo em treinador de bancada, não sou um assobiador. Sei algumas coisas de psicologia e sociologia, sei algumas coisas de liderança, de motivação, e poucas de teoria de grupo. Ouço e leio muita besteirada dos ditos coach's de bancada, ouço que "comigo o Porto seria campeão", ouço "por que razão não entra este ou aquele", ou que "o FCP só joga para o lado ou para trás" e outra pérola como "comigo, a esta altura, teríamos 15 pontos de avanço!". Com estas frases pretendo introduzir o título do post, "PARA QUÊ MUDAR AGORA?". A frase tem um ponto de interrogação no final, como tal é uma pergunta à qual responderei nas próximas frases. Lopetegui, como todo nós, tem os seus defeitos e virtude. Não conheço o homem, apenas conheço o que vejo e ouço nos orgãos de (des)comunicação social, de (des)informação social, de manipulação de massas e de mentes menos esclarecidas, ou de propaganda reles e barata. Parece-me que Lopetegui é uma pessoa convicta, fiel às suas ideias e princípios, defensor dos seus e de quem representa. Tem um modelo de jogo assente na posse e na segurança que isso trás, não joga só para trás ou para os lados, também joga para a frente, a equipa marca golos e consegue vitórias. Como defeitos aponto em primeiro lugar o facto de não ser um motivador nato e consequentemente não impingir nos jogadores o foco supremo na vitória, na ambição, na transcendência, na superação, na garra que caracterizou o FCP e que trouxe tantas glórias. Como treinador não é um suprassumo, mas também não é tão mau como se diz. Tem alguns defeitos sim, "a equipa defende mal e sofre golos ridículos", "já ninguém defende bolas paradas com marcação homem a homem, mas à zona!" (opinião de amigo com formação na área). Quanto ao ataque, parece-me que por vezes vivemos da inspiração de génios, sobretudo nos períodos em que há uma quebra física geral na equipa. Este facto, segundo este amigo está relacionado com o tipo de treino que se faz ao longo da época. Ao contrário de Mourinho, que privilegia a periodização tática e consequente regularidade exibicional, Lopetegui e o próprio auto intitulado "mestre da tática", ou da treta, privilegiam os picos de forma com as consequentes quedas abruptas no abismo. É ou não verdade que em determinados períodos as equipas de Jesus e Lopetegui jogam pouco? O FCP passou por isso recentemente, acabando por ser eliminado na Champions. O Sporting passou pelo mesmo, mas disfarçou com as vitórias tangenciais durante muitos jogos. Ontem não fomos maus nem eles tão bons, o momento e as circunstâncias determinaram um fim, perdemos por isso e pela incapacidade demonstrada para contrariar a organização e segurança defensiva do Sporting, perdemos porque talvez precisemos de mais sistematização e menos inspiração (volto a repetir, não percebo nada de futebol) para resolver o que às vezes parece irresolúvel. Pessoalmente, e tendo em conta todos os defeitos e virtudes do Sr. Treinador Lopetegui, acho que este deve ficar até ao final da época. Não acredito em mudanças milagrosas a meio de uma época, pelo contrário, acredito que a mudança neste momento poderia representar o claudicar de um objectivo claro e que está completamente ao nosso alcance, independentemente das condicionantes actuais. Falta muito para acabar, há muitos jogos para jogar e ganhar, estamos a 2 pontos e nada está hipotecado. Espero, embora não acredite, que os adeptos do FCP se unam em torno do clube e sejam capazes de apoiar a equipa, caso contrário irão determinar um óbito indesejável quando tudo (excepto taça da liga) está ao nosso alcance.
    PS. O Vieira pediu colinho, o Xistra e o Jorge Ferreira, o "Ferrari de Fafe" deram o colinho! Foi uma grande Xistralhada, indesmentível, indesculpável, indisfarçável! Ricardo Gomes

    ResponderEliminar