domingo, 17 de janeiro de 2016

Análise V. Guimarães 1-0 FC Porto (18ª Jornada)


Lamentavelmente, não podemos dizer que esta derrota seja surpreendente. Lopetegui queixou-se da qualidade dos jogadores. Tiraram-nos onze jogadores de um ano para o outro. Onze. Rui Barros fez, no papel, tudo o que podia. Pôs a equipa em tracção à frente após o frango de Casillas, apostou em um extremo puro e depois nos dois pontas de lança. Não era possível fazer mais.

O problema é que o plantel não é o melhor de Portugal, nem de perto nem de longe. O problema é que é um refugo e vai-se esvaindo como areia numa ampulheta neste mercado de Inverno. Osvaldo, Imbula, Tello... mais os lesionados Evandro e Bueno fazem muita diferença. Não há alternativa aos centrais, há um meio campo estruturado mas não ligado e, na frente, não temos um ponta de lança em termos. 

Não se fazem omeletes sem ovos. Ou então teremos de ter alguém que galvaniza as tropas de uma forma plena, que saiba orientar os sectores e ligar o FC Porto de uma forma que deixe de fazer pensar ser algo à deriva. 

É preciso mais. Que comece já amanhã. Mas que se pense bem que falta muito mais. Que não se pode vender tudo e querer ser algo "à Porto". Está na altura de deixarmos de ser uma alfândega e passarmos a ser uma equipa. Mas, no meu entender, além disso, precisamos também de um Capitão em campo. Precisamos de Alma e Coração. Precisamos de pôr o FC Porto à frente de tudo.

Haja coragem de assumir que há que repensar muito mais do que a equipa e o treinador. Não vou bater mais no ceguinho, já disse tudo, acho que sobre tudo. Mas repito, sem uma política diferente, sem um privilegiar do Clube sobre a bolsa, não iremos longe.

Já agora, como é possível o José Eduardo saber quem é o treinador?!

44 comentários:

  1. Caro Jorge,

    O FC Porto está doente e pior, parece um barco à deriva. Frustrante.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda vamos a tempo de curar? Essa é a pergunta.

      Abraço

      Eliminar
    2. Oh Jorge, já pensaste há quanto tempo fazemos está pergunta? Ainda vamos a tempo? Para a semana vai ser melhor? As abebias já acabaram? Agora é que vai ser? Está maus que visto, é triste mas vamos demorar muito tempo a recuperar o espírito do "ser Porto".
      Hoje a perder desde cedo vimos alguma vontade de superar as adversidades? Não, nada de nada. Morder a língua, cerrar os dentes, comer a relva, alguém viu? Existe vontade, mas tem que se ver muito mais!!!
      Para mim, muito honestamente, estamos mortos

      Eliminar
  2. Este jogo foi mais do mesmo, estamos a 5 pontos, mas mt dificilmente iremos lutar pelo campeonato. Na minha opinião acho que ta na altura de alguns jogadores passarem pelo banco. Gosto mt do Brahimi mas em frente á balisa pensa mais em fintar do que rematar. Pq nao aproveitar o Ismael da equipa B que é mais objetivo.

    Ainda não vai ser amanha que vamos ter treinador. Já agora o que disse o jose eduardo?

    Miguel S

    ResponderEliminar
  3. Boa noite caro Jorge,

    Aposto que o Zé Eduardo está a apostar as fichas dele no Nuno Espirito Santo.

    Mas como diz e muito bem, a doença que afeta o nosso Porto está muito mais alastrada do que só à cadeira do treinador, por assim dizer...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita coisa a fazer e a pensar.

      Abraço

      Eliminar
    2. Quem disse ao Zé Eduardo o nome do próximo treinador foi o Jorge Jesus.
      Abraço

      Eliminar
  4. Caro Jorge,

    Apenas 3 notas:

    1 - parabéns aos adeptos. Aos que estiveram em Guimarães e aos que têm aturado esta descaracterização do clube.
    2- esta derrota mas acima de tudo este estado de coisas tem apenas um responsável e chama-se Pinto da Costa. Está na hora caro presidente. Esta na hora. O Porto tem de ser completamente repensado de alto a baixo e convém começar pelo alto. Não, não estou a dizer para sair, estou a dizer que prepare essa saída. Sem demoras.
    3- estou absoluta e definitivamente desiludido. Triste, angustiado por ver o ridículo a que chegámos. Tem razão o grande Rui Barros fez tudo o que podia e veja-se ao que chegamos. A primeira parte do Porto é a pior exibição que eu me recordo de ver para o campeonato.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FC Porto tem de estar à frente de tudo o resto. Só assim se recupera.

      Haja vontade, é possível.

      Abraço

      Eliminar
  5. Só mais uma coisa ao meu comentario anterior. Até quando a arbitragem passa impune? Mais um penaltie e expulsão ridicula.

    Miguel S

    ResponderEliminar
  6. Perdemos...
    Mas, será que é possível ganhar um campeonato com esta ..... de arbitragens?
    Podia falar do Penalty...
    Podia falar da expulsão mais que rídicula do Aboubakar( Jorge, esta é limpa na Taça da Liga)
    Enfim, temos problemas no plantel. E nas caraterísticas de alguns jogadores, que não condizem com futebol praticado em Portugal. Espero que venha mais um médio, estando o Evandro lesionado(por quanto tempo?) e o Imbula com aparente vontade de sair.
    O Sporting e o Benfica também têm problemas no plantel, contudo, estas são disfarçadas, quer pela agressividade excessiva que lhes é permitido, a porcaria das arbitragens,a capacidade de finalização do Slimani e do Jonas e a qualidade quer de Rui Patrício e Júlio Cesar.
    Não podemos continuar a jogar com um meio campo em que os dois mais avançados não se complementam um ao outro. Nem com o Aboubakar, que me parece que está mal fisicamente(ele não tem problemas nos joelhos?), a não finalizar como deve ser, nem a progredir com a bola e a criar jogo, como já o vimos fazer. Epáh, aceito que joguemos com o Brahimi ali, mesmo que decida várias vezes mal... sempre pode vir dele alguma coisa fantástica. Gostava era de ver o Corona a jogar nessa posição. E porque não dar uma oportunidade ao Gleison que é esquerdino, ao contrário de todos os nosso extremos? O que é que se passa com o Tello?
    Espero que esses problemas sejam resolvidos agora no mercado de Inverno.
    Ah, e já agora, que tal arranjar um treinador? Isso ou assumir que o Rui Barros vai continuar ser o nosso treinador.

    ResponderEliminar
  7. A TSF disse que o MS era o treinador? Mais uma boca sem sentido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desmentida prontamente pela própria, ao dizer que é o "mais bem colocado"...

      Enfim.

      Abraço

      Eliminar
  8. Eu não sou uma pessoa de dramas nem de pessimismos, mas estas derrotas já estão a por-me num ponto em que já não suporto o que se passa no que ao futebol diz respeito e também à SAD.
    Isto é assim? Derrota atrás de derrota e colinho dado aos outros e andam todos calados nesta SAD que só se interessa no próximo contrato, na próxima transferência ou na próxima cooperação.
    Onde está o Jorge Nuno Pinto da Costa que andava sempre vivo e com força de ir à linha da frente e proteger a Nossa Nação?
    O presidente que agora aceita tudo o que lhe dizem está a entrar num remoinho do que ele não era.
    Sr. Presidente eu bem sei que voçê está disposto para o próximo mandato, mas não será melhor você antes de olhar para mandatos ver o que se está a passar neste clube e começar a fazer alguma coisa?
    O silêncio muda alguma coisa?
    Não, andar na timidez é o que desmoraliza uma pessoa e neste caso um presidente, que consequentemente desmoraliza um Clube.
    Por muito que estejamos a ter sucesso nas modalidades, não é capaz de olhar para lá e tirar conclusões claras e óbvias que serão precisas pessoas que estejam de corpo e alma no Clube e seus objectivos.
    Portanto é imperial que você use o seu poder no Clube para limpar pessoas que não se interessam pelo Clube, mesmo que isto implique familiares.
    É hora de encontramos aquele ponto de ruptura que nos faça balançar para o futuro vitorioso.

    ResponderEliminar
  9. Mas é a SAD a culpada do treinador dispensar Quaresma, Quintero, Carlos Eduardo, Josué, Hernani, Ivo para ficar com Ruben Neves, André André, Evandro, Varela, José Angel, Marcano, Bueno ?!?!
    Não foi o poder dado ao "todo o poderoso treinador" a consequência de tudo isto?
    Os que agora criticam a SAD não são os que aplaudiam a entrada dos Andrés, para o regresso da mística?

    ResponderEliminar
  10. a equipa B ganhava a este guimaraes. O problema do porto é que nao tem futebol, nao tem uma linha de jogo, é lenta, qualquer equipa ganha no confronto fisico, layun nao tem pe esquerdo, tirando brahimi ninguem rompe, o meio campom é um deserto de ideias que andre foi disfarçando enquanto nao estoirou. Centrais banais, maxi em fim de vida mas mesmo assim la vai, nao vou a bola com jogadores mexicanos sao demasiado passivos como o seu povo. Com este nivel de jogadores so um grande treinador conseguiria fazer algo. A direçao é a grande culpada do estado atual da equipa e do clube nesta altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos deita-los todos fora! Ou será que conseguem jogar todos muito mais que isso, e já todos o mostraram mais do que uma vez?

      Abraço

      Eliminar
  11. Acabaram-se as ilusões. O campeonato está perdido. Outra vez. Vai ser uma 2ª volta penosa.
    Numa liga honesta já seria muito difícil recuperar a diferença para os dois da frente. Na nossa liga corrupta e inclinada para os símbolos da capital, será impossível até porque o Porto não poderá perder mais pontos e todos já percebemos que isso será improvável. Só para relembrar que num mês estava com mais 5 pontos que os encornados e agora está com 3 de desvantagem (ou seja, perdeu oito pontos), sem falar no zporten not lisbon a quem quase tudo é permitido...

    É triste para um sócio com perto de 40 anos escutar a forma com que os adversários, por mais pequenos que sejam se referem ao FC Porto, "já sabíamos como o Porto joga", "já conhecíamos as fragilidades do Porto", "o Porto acabou o jogo a perder tempo", isto para não falar na forma como a corrupção e os escândalos em que aprecem os nossos adversários de lisboa são encarados: como qualquer corno manso, caladinhos e sossegadinhos. Para ajudar à festa, a forma persecutória dos árbitros contra o Porto, em que a facilidade para amarelar já começa a ser enjoativa, perdoando a maior parte das agressões e jogo faltoso aos nossos adversários.

    Sendo a equipa mais cara de sempre, e pelo 3º ano consecutivo, a SAD, leia-se Pinto da Costa, falhou. No treinador, nos jogadores e na defesa, NA DEFESA do FC Porto.

    Dê por onde der, há UM ÚNICO RESPONSÁVEL: PINTO DA COSTA.

    O venerável presidente merece uma enorme estátua, um hino, uma placa, até o nome do estádio, mas está, pois, na hora de exigirmos uma nova presidência, uma nova SAD.

    ResponderEliminar
  12. Até para quem gosta muito do clube começa a tornar-se uma travessia no deserto. No próximo jogo em casa era só entrar adeptos depois dos 15 minutos e meter uma faixa no estádio a dizer "vocês sem nós são apenas uns rapazes que se juntam para jogar ao domingo de manha "

    ResponderEliminar
  13. Não se fazem omeletes sem ovos.
    Rocha

    ResponderEliminar
  14. Jorge, estamos a deriva... culpo a SAD e JL (sim os dois) por este caos instalado. a SAD pq anda mais preocupada em meter dinheiro ao bolso, dizimando planteis de uma epoca pra outra, e JL pla inconsequencia dos seus metodos.
    Tudo isto deixou nos neste lindo estado... sem alma, sem nada...

    o "mister" que vier vai ter de ser milagreiro. milagreiro pra devolver alguma cor a este palido FCP e ainda fazer sonhar. e que venha rapido, RB e' mt boa pessoa mas nao da...
    sao 16 jornadas que faltam caramba.
    manu365

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E aos adeptos não cabe nenhuma culpa? Quem tornou o trabalho dos últimos treinadores insuportável? Quem foi na conversa da comunicação social e obrigou o presidente a despedir o treinador?

      Agora querem acreditar em milagres? Quando uns adeptos avisavam para o perigo de trocar de treinador no meio da época não foram os senhores que acusaram os mesmos de serem menos portistas?

      Queriam o quê?

      Sim a culpa foi do Lopetegui por ter de reconstruir duas equipas em dois anos ao mesmo tempo que era criticado e chamado de tudo e mais alguma coisa. A culpa foi dele por tentar vencer e dignificar o clube.

      Braulio Rocha

      Eliminar
    2. Pois, Braulio, afinal o JL não era o culpado de tudo. Muito surpreendente, menos para aqueles de nós que foram sendo gozados por mostrar o evidente...

      Abraço

      Eliminar
    3. claro Braulio, mas tal como eu, deve saber da "volatilidade" desses "adeptos", como as disitintas ida para o aeroporto como foi no ano passado com o bayern, em que eram os maiores, e com o chelsea em dezembro, que nao fosse a policia e tinha sido bonito....
      nao culpo JL por tudo, como disse. e mmo agora culpo o timming.ja o devia ter sido ha mt tempo, mas para o ser agora, que houvesse alternativa credivel e nao um desenrasco!!
      manu365

      Eliminar
  15. "O Rui Barros não conta, quem perdeu foi o clube, perdemos todos"

    Com esta afirmação o Rui Barros conseguiu resumir o grande defeito do FCP actual: falta de união. Não há união entre a Direção, equipa, treinador e adeptos. Está tudo partido.

    O FCP passou a ser um clube segmentado, onde a grande e única constante nos últimos anos tem sido a necessidade de se encontrar sempre culpados e ódios de estimação. Tornamo-nos burgueses e muito selectivos. Já não basta só vencer, é preciso vencer com os jogadores e treinadores que o rebanho simpatizar. Tem de ter sempre um Lopetegui, um Herrera ou um Casillas (o mais recente culpado) qualquer pra se odiar.

    O problema não está apenas no PdC, no Antero, nos jogadores ou no treinador. Todos têm falhado, inclusive os adeptos, que são fracos e são fácilmente influenciados. Exigem que a equipa seja Porto e que esteja unida mas são os primeiros a mostrar o contrário. Conseguiram tratar pior que um cão alguém que sempre defendeu o clube com a frontalidade e coragem que se exige.

    Se ao menos alguém tivesse se lembrado que quem perdia não era o Lopetegui mas sim o Porto. Quem era atacado e humilhado não era o Lopetegui mas sim o Porto...

    Se o Sérgio Conceição acha que passou uma semana difícil e humilhante por ter visto o seu profissionalismo ser posto em causa pela imprensa não queira ele saber o que é ser humilhado, desrespeitado, insultado pelo país inteiro (principalmente pelos seus próprios adeptos) durante um ano e meio. Haja peito!

    Uma sugestão: porque é que a SAD não resolve o problema do treinador contratando um desses sabichões quaisquer que pensam que o futebol é uma ciência exacta e que parecem entender tudo sobre o futebol, desde tácticas, motivação e como presidenciar um clube. Sei lá, um desses Rodolfos, Ruis ou Freitas Lobos qualquer não servia?

    Abraço.

    Braulio Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A SAD tem a obrigação de falar, unir, ser um farol, uma liderança, e não estar na sombra. Se há um "cada cabeça sua sentença", é porque muito há quem fique caladinho como ratos...

      Abraço

      Eliminar
  16. Não se pode pedir milagres. Este plantel está ao nível de um Braga e pouco mais que isso, na larga maioria um bando de mercenários que apenas fazem escala no entreposto de interesses de empresários e administradores parasitas que orbitam em torno do Dragão. Vassourada é precisa e não me estou a referir ao balneário, mas sim à cúpula de cornos mansos que mandam no Clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mudança de atitude em cima para que a atitude mude em baixo!

      Abraço

      Eliminar
  17. Caro Jorge Vassalo,
    Nem sequer foi coisa nova; Um golo cedo [Casillas acredita que é fora de jogo] e depois a incapacidade da equipa de virar o resultado, com a pólvora seca dos avançado, Brahimi como é costume a tentar fazer de Messi, sozinho contra o mundo, o que nunca resultará. Afastemos os lamentos e os sentimentos miserabilistas. É preciso lembrar que somos um grande clube, que fomos tri campeões nos últimos seis anos e que só por razões extra futebol não ganhamos a Liga do ano passado. No futebol [e na vida] nem sempre as coisas correm bem. Esta época temos que perceber que o rei [a nossa equipa] vai nu e que é preciso mexer nela e muito. Mas, apesar de quem o atira para baixo, ou objectivamente ou por incapacidade de fazer melhor, o nosso FC Porto irá dar a volta aos problemas e voltará a ser forte e vencedor. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Messi não é "sozinho contra o mundo"... tem um S e um N muito bons, ao lado! E uma equipa a jogar PARA ELE!

      Assim esperemos, que o seu vaticínio seja verdade!

      Abraço

      Eliminar
    2. Pois não. Mas Messi joga com os outros, com o S e com o N, não contra o mundo. Longe de atribuir o exclusivo da má prestação da equipa a Brahimi mas que ele ajuda a encravar o jogo, ajuda. Abraço

      Eliminar
  18. Bom dia Jorge Vassalo,

    Guimarães é passado. Doloroso, mas passado. Há que olhar para o futuro. A equipa está unida, começa a mostrar raça e querer, mas as coisas não saem bem. Falta confiança e por isso os erros acontecem. Casillas esteve muito mal no lance do golo, mas os grandes campeões falham, assumem e levantam a cabeça. O que é certo é que tivemos mais de 90 minutos para dar a volta ao marcador. A Equipa precisa de um treinador carismático, que os jogadores respeitem, os adeptos confiem, (pois vai precisar de tempo para mudar o chip) e que conheça o futebol português. Eu acredito que o título é possível. Não dependemos de nós para recuperar apenas 2 pontos ao Zbordem, pois ganhar no Dragão é obrigatório. Para apanharmos o 5lb só dependemos de nós. O NGP, a quem devemos eterna gratidão,tem de sair da torre de marfim onde se instalou, arregaçar as mangas e começar a tratar da sucessão.
    Seja lá apresentado o novo treinador e que renasça a esperança.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Concordo em absoluto com o Augusto Martins: o resultado foi mau, mas há alguns sinais certos a aparecerem.
    Ao contrario do que toda a gente parece dizer, há entrega, há querer e há um bom plantel. Finalmente há ocupação da faixa central, há opções de passe para o portador no ultimo terço, há agressividade na reacção há perda. Há muito mais futebol na proximidade da área oposta do que havia há um mês atrás.
    Há um Herrera que veio revitalizar o nosso meio campo ofensivo, há um Brahimi que está em todas as jogadas de perigo, há um Danilo que não teve ontem dos melhores jogos dos ultimos tempos, com dificuldade a começar a construção e mesmo assim foi o melhor (ou dos melhores) em campo.

    No entanto há problemas:
    - há falta de sorte e confiança;
    - a organização defensiva continua a ser o nosso pior momento, o golo só foi aos 4 minutos porque não foi aos 14 segundos. Os jogadores sabem mais que isto, já o provaram;
    - há jogadores em baixa forma, Aboubakar ontem não esteve em campo, André está muito longe de forma de há 2 meses, Layun ontem esteve mal em toda a linha.

    Apesar das coisas boas que vi, não invalida que ainda haja caminho a fazer. Há que definir a equipa técnica urgentemente, com um treinador que garanta qualidade de futebol acima de tudo, isso trará a confiança que falta.

    Uma derrota pode sempre acontecer. Eu digo até que prefiro esta derrota a algumas vitorias que tivemos nos últimos meses (alô Nacional-FCP?).

    ResponderEliminar
  20. O mutismo em que a nossa Sad vive é o principal causador de tudo de mal que nos vem acontecendo. Somos um clube órfão pois não há quem nos defenda. Somos atacados pela CS e ficamos calados. Somos vítimas de dualidade de critérios arbitrais sempre em nosso desfavor,veja-se ontem a expulsão do Abou e ficamos resignados. Aos sócios que sofrem todos os Domingos com exibições que em nada nos dignificam não é dada uma palavra nem explicação de que medidas estão a ser tomadas para reverter esta situação. Os responsáveis pela criação deste plantel tão desequilibrado têm de ser responsabilizados pois não podem somente chegar ao final do mês e ganhar fortunas. Defesa Central de categoria não existe,médio criativo idem,avançado que faça jus ao nome muito menos.Temos dois jogadores que fazem de extremos mas que o não são pois por definição extremo é aquele cuja principal missão é ir á linha de fundo e cruzar para o avançado. Corona e Brahimi não têm essas características pois querem entrar com a bola pela baliza dentro,ainda ontem o argelino em frente ao guarda redes em vez de atirar fez mais um rodopio e perdeu a bola. Para fazer uma coisa bem feita estraga dez. A política desta Sad não está virada para os êxitos desportivos mas para as negociatas pois todos os anos desfaz a equipa,e lá dão a ganhar mais comissões a alguém,depois queixamo-nos que os jogadores não têm mística e não sentem o clube,mas como a podem sentir se sabem que estão de passagem? Eu admirava Pinto da Costa pela sua coragem e não ter medo de enfrentar os poderosos da capital,estou-lhe grato por todas as imensas alegrias que me deu pois ainda sou do tempo dos 19 anos de jejum. Eram outros tempos com menos solicitações que as destes tempos e em que mesmo perdendo era preciso ir para o estádio com horas de antecedência para arranjar lugar.Ainda me lembro de ouvir o Presidente dizer que nunca iria ganhar dinheiro com o clube,e que o seu lema era o clube ser dos sócios.Tudo tem um fim e é lamentável ve-lo agora fazer o que nesse tempo criticava aos outros. São os empregos para os filhos e amigos,são os altos ordenados,os prémios e uma vida faustosa que agora custa a deixar. O clube que éramos, temido e respeitado, principalmente pelos valores que representavamos já não existe, morreu,e morreu porque o aglutinador e farol que nos guiava foi absorvido pela voragem do tempo e não se adaptou,antes acomodou às mordomias e vida de nababo.Não há uma voz que nos dê esperança, não há uma voz que se levante contra aqueles que nos ofendem,estamos no vazio.O ultimo grande serviço que PC pode fazer pelo clube que ama como nós, é saber reconhecer que está ultrapassado e sair. Não queira fazer como os ditadores que ficam agarrados ao poder e que regra geral têm um fim muito infeliz. Por tudo que fez não merece ser lembrado como aquele que nos deu tudo e que tudo nos tirou.O FC Porto está acima de tudo e de todos pois é imortal. Força Porto!

    ResponderEliminar
  21. O resultado do jogo de ontem é a prova que o NGP já não consegue antever os problemas. Temos uma equipa fragilizada psicologicamente e a nossa direcção deixou a comunicação social andar a meter gasolina no Vitória. Entraram supermotivados para defenderem o treinador e a equipa. Há uns anos isto era o combustível do Porto, agora é usado contra nós e não fazemos nada.

    Isso aliado ao facto de não termos defesas laterais que defendam em condições, mais o facto dos nossos centrais serem constantemente papados, assim fica muito difícil.

    A equipa não é tão má como parece, mas não nos podemos esquecer que a pré época começou na quinta feira passada.

    Abraços

    ResponderEliminar

  22. "O problema é que o plantel não é o melhor de Portugal, nem de perto nem de longe."


    Discordo profundamente, o plantel do FCPORTO, apesar de inferior à época passada é o melhor plantel em Portugal.

    " Não há alternativa aos centrais"

    Discordo, Lichnovski, Maurício, Chidozie e Verdasca são substitutos à altura de Maicon, Martins Indi e Marcano que andam completamente a Leste, e ainda temos Danilo para possível adaptação.

    ResponderEliminar