sábado, 16 de janeiro de 2016

Critérios


Há qualquer coisa de muito errada nesta liga portuguesa. Já tem vindo a haver há anos, mas agora chega-se a limites do ridículo. Não falo daquilo que se vê na imagem de cima e que pode ser visto em vídeo aqui. Falo de algo muito pior. Falo daquilo que é uma sistemática diferença de tratamento da imprensa e de toda a opinião pública e publicada em relação ao ex-treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, e também aos jogadores do Nosso Grande Clube.

Quando nós jogamos contra o Tondela, há uns meses atrás, Julen Lopetegui foi expulso do banco do FC Porto, categoricamente, por José Mota, por causa desta grave ofensa. Choveram pás e picaretas sobre a atitude de Lopetegui e como a expulsão era "justificada" dentro do "critério arbitral". Ontem Jorge Jesus agarrou o árbitro assistente e puxou-o várias vezes. Nada. Não aconteceu nada. São critérios. Ou então não. Ou então são as diferenciações, as preferências, esta sujidade de quem reclama uma expulsão perfeitamente correcta, talvez por ser esporádica, como se de um insulto se tratasse. Se calhar os mesmos que pediram a expulsão de Casillas, contra o Boavista. E, por falar nisso, talvez fosse hora de impedir que o presidente-adepto, expulso várias vezes, deixasse de poder dirigir-se da forma que dirigeà equipa de arbitragem e aos elementos da liga presentes nos jogos.

Além deste, há também o "critério jornalístico". Ainda há coisa de duas semanas, Cláudia Lopes, no MaisFutebol - sim, no Campeonato Nacional, o BB ter-lhe-ia dito algo, mas entre dois spordengs e dois ficabens fica mais fácil dizer o que quer que seja - com aquele sorriso malandro que caracterizava o seu discurso sempre que falava de Lopetegui, fazia críticas à forma como Lopetegui era "arrogante" e se "vitimizava" com a imprensa, nas conferências pós-jogo. E então que dizer do discurso, nas últimas semanas, de Jorge Jesus? Ontem apelidou as perguntas dos jornalistas de "estúpidas" e "ridículas", é permanentemente agressivo, quase a apelar ao físico, com os mesmos, fala em cabalas e lavagens cerebrais, mas a ele ninguém goza ou ataca. Certo. Belíssimo "critério jornalístico".


Por fim, o "critérios dos adeptos". A vergonha do critério arbitral do Boavista passou-se centenas de outras vezes em dois anos. Não critico a cultura de exigência dos adeptos, mas antes que não se saiba separar o trigo do joio. É que, para além de jogos onde fomos miseravelmente espoliados de pontos - não esqueço que bastavam dois dos variadíssimos jogos onde a "verdade desportiva" foi inquinada pelo #colinho, para termos sido campeões, campeonato esse que nos foi roubado - houve sempre também o critério dúplice da avaliação de jogos de (falta de) qualidade idênticas, avaliando uns de "pragmáticos" e outros de "maus". Provavelmente a contestação a Lopetegui não fosse fundamentalmente diferente ou a rota de colisão entre este e a direcção, por causa dos jogadores, fosse também idêntica. Não teríamos é mais a mentira do "bom futebol" de Jorge Jesus, o ficaben não correria para um tri-campeonato, nem estaríamos a ser tratados desta forma por todos. É preciso ser firme: este ano Lopetegui meteu os pés pelas mãos, no ano passado merecia ser campeão. Falam-me das vergonhas do Nacional, Marítimo ou Boavista, no ano passado. E o sportem de Jesus? E estes jogos miseráveis que se sucedem uns atrás dos outros? Que tipo de latitude teriam no FC Porto? Uns são bestiais, outros bestas. Já vamos tarde em relação a Lopetegui, mas espero que se acorde em relação ao próximo técnico, seja ele Rui Barros ou não, e que se dê a natural latitude que deve ser dada a momentos menos bons, que todas as equipas têm.

Mas é por isso que seria um dia triste, para mim, se Jesus treinasse o meu FC Porto. O homem é reles, o futebol nojento e cheio de truques e tudo aquilo o que é permitido a si e aos seus jogadores, nesta casa, nunca será. Ainda iremos ver o sportem a descer a pique na tabela, se os ventos mudarem na APAF e o #colinho voltar à "cor natural", como parece estar a voltar. Ontem o presidente-adepto e o mestre da táctica já tiveram discursos diferentes. Se tal se tornar consistente e a liderança lhes escapar, esta simbiose desaparecerá, e então... tudo será o que sempre foi.


Por último, é preciso uma grande lata para vir falar disto aqui em cima, quando não se falou da vergonha do Belenenses no ano passado, dos Marafonas a fazer passes milimétricos a pontas de lança adversários e dos Salins desta vida que nunca jogam contra certas equipas! Bem sei que, a esta hora, já lhe descobriram a cor esverdeada e que está bem claro o rancor que a Ratazana Santos tem ao FC Porto por tempos idos. Arvorar-se em "santo", "impoluto" e "isento" e falar em "verdade desportiva" é, cada vez mais, de uma lata descomunal! Mas, já se sabe, quem não tem vergonha, todo o mundo é seu...

NOTA: O Porto Canal tem um programa de qualidade - chama-se "Universo Porto". A forma clara e objectiva com que se fala, desabridamente e sem amarras, do FC Porto e das suas questões, é fantástica! A seriedade de Cândido Costa, de Bernardino Barros e de Paulo Miguel Castro é um bálsamo que eu gostava de ver mais vezes ao longo do dia! E que dizer da peça fantástica de Ricardo Amorim sobre Guimarães? De um nível e evolução cultural comoventes! Parabéns!

10 comentários:

  1. Os verdes acabam por cair no ridículo ao tentarem defender o indefensável. Mas já estamos habituados ao branqueamento dado ao que fazem por uma CS sem isenção e que trata casos iguais de forma diferente desde que a cor seja azul.A nossa Sad é responsável por este estado de coisas pois com esta postura silenciosa e acomodada dá origem à que sejamos desrespeitados todos os dias.Quanto à esta ratazana Santos não o vi preocupado com a falta de verdade desportiva que aconteceu em Guimarães e em Alvalade essas sim autênticos atentados à tal verdade desportiva que agora tanto o preocupa. Infelizmente o nosso??representante que está no mesmo programa desportivo que ele não os tem no sitio para lhe lembrar estes roubos e o colocar no devido lugar.Mas se quem tem obrigação de nos defender não o faz, mesmo sendo principescamente pago...

    ResponderEliminar
  2. E o Inácio treinador do Moreirense e diretor do Sporting, não foi desverdade desportiva?
    Temos a fama, mas são os outros que o fazem à descarada. Gabinete de contra informação era necessário, com forte poder na imprensa. Já nenhum jornal noa respeita.

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge Vassalo,
    Triste sina!... Estar entre o colo ao Sporting e o colo ao Benfica numa Liga portuguesa transformada numa valentíssima treta, justamente porque os dirigentes dos principais clubes não estão interessados na qualidade e na verdade do jogo mas sim em negociatas e na salvaguarda dos seus interesses pessoais. Na presente época, confirmada que está a expulsão [digo bem expulsão] de Lopetegui por obra de fazedores de opinião, tudo indica que estaremos a caminho de mais uma enorme mentira que será a glorificação de JJ campeão pelo Sporting ou então a conquista do tri por Vitória e Vítor Pereira o tal que, inacreditavelmente, a esmagadora maioria de clubes não quer mas que lá continua de pedra e cal por expressa vontade do Benfica. Começa a faltar paciência para a mansidão do Porto, para os disparates dos dirigentes do Sporting e para a propaganda intensiva e igualmente disparatada do Benfica. Incomoda ouvir portistas a jurar que o penalti no Bessa "foi muito bem marcado" e dar de barato a dualidade de critérios das arbitragens em relação aos nossos principais adversários como recorrentemente vem acontecendo. Hoje por hoje, poucos acreditam na verdade no futebol português, sejam portistas benfiquistas, sportinguistas ou de quaisquer outros clubes. Portanto, é tempo de acordar e colocar as coisas no caminho correcto, começando por recusar dirigentes que não estejam focados nos interesses do futebol e com os Rui Santos desta praça que vivem e chafurdam na porcaria que criam e que, dessa forma estão a contribuir para manter a mentira e levar esta indústria à ruína...
    Sobre o PORTO CANAL, confesso que não tenho passado por lá. O espírito arco íris da postura politicamente correcta do canal não me tem motivado. Por isso falhei o "Universo Porto" mas tomo nota da sua dica e vou lá. Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde.
    Só agora vi esse video do jesus a agarrar o fiscal de linha mas fica na retina a prontidão do quarto arbitro a segurar jesus e a dizer.lhe algo, parando jesus imediatamente o gesto que estava a ter.
    Ab

    ResponderEliminar
  5. " O homem é reles, o futebol nojento e cheio de truques e tudo aquilo o que é permitido a si e aos seus jogadores, nesta casa, nunca será."
    Ficaria muito incomodado se este merdinhas viesse alguma vez a ser nosso treinador.
    Rocha

    ResponderEliminar
  6. Enquanto uns não dizem nada, há outros que "andem" assim.

    http://sportingcomedia.info/pau-mandado-do-sporting-obriga-jornalistas-a-fazerem-so-perguntas-sobre-arbitro/

    ResponderEliminar
  7. Viu aquela peça sobre Guimarães? Eu também vi e pensei nas saudades que tenho de ver o meu Porto bairrista, sem vergonha de trocar os "v" pelos "b", de se darem facilmente ao conhecimento, dos seus habitantes sentirem orgulho de pertencerem á cidade, de se dizer " molete" em vez de "carcaça", de ter um Clube que fazia das fraquezas forças para ganhar fosse a quem fosse - mas se fosse aos clubes da capital, que tanto invejava (mas que, manhosamente, transformava em troça) a nossa genuinidade, ainda melhor. É isso que ainda vejo em Guimarães (onde nasceu a minha filha).
    Quanto ao Gordo das Bolachas, ao Jesus e ao porco que se diz isento, são personagens dum vasto painel aos quais, a Administração do nosso Clube, não tem tido o devido comportamento. Resta-nos Nós mesmos.

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge,

    E ainda assim continuamos......calados e com diz o povo: quem cala consente! Aí Porto porque não hablas???

    Raoc

    ResponderEliminar
  9. Na primeira imagem está mesmo retratado o circo que portugal é.
    Eu não vejo os tais 3 canais principais já há algum tempo.
    Mas pelo que vou lendo na Bluegosfera e dos excertos de vídeos que vou vendo, chego a perceber que a TV tuga é mesmo um serviço de hotel para os tais 2 clubes.

    Um treinador está a chamar a atenção a um jogador e.... é expulso.
    Outro "treinador" abraça, sussurra nos ouvidos aos pseudo-árbitros e não se faz nada.
    Só de escrever e pensar nestas 2 últimas linhas só me dá vontade de vomitar para esse lixo humanitário.
    Não escrevo mais que é para me aguentar.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  10. infelizmente quem gere o Fcp fez dele uma cash-cow nada+!posso estar enganado mas nunca iremos ganhar nada enquanto essa escumalha não sair do clube.ganhou acomodou-se e agora é por aí abaixo pq o barco está a afundar e ninguém faz nada.o jogo de $ entre empresários e clube gera mtas comissões,isso ninguém quer perder.o Porto canal é tudo menos um canal digno do Fcp,canal xarope,fraco,feito para agradar a todos menos aos que interessa (adeptos do Fcp).n existe clube e sim empresa,muito triste isso.

    ResponderEliminar