domingo, 1 de maio de 2016

Os Meninos Do Coro E O Jogo Das Cadeiras


Não me passou, rigorosamente, nada pela cabeça que não ganhar ao sportem. Não me passou, sinceramente, pela cabeça o ficaben. Mas, ao fim de dez minutos, o filme estava visto daquilo que viria a acontecer. Explico.

Até entramos bem, apesar do primeiro remate de perigo ter sido do sportem. Criamos perigo no ataque mas somos fracos na finalização. Rompemos os muros mas chegamos ao fim e tivemos pólvora seca. E, como quem não marca, sofre, golo lá dentro. Do outro lado. Tivemos algum querer de alguns, e à custa destes, Danilo, Herrera, Sérgio, às vezes o Maxi, fomos seguindo em frente. Mas sempre com pólvora seca.

Foi aí que, apesar do penalti, percebi uma realidade simples: 3/4 deste onze não se identifica minimamente com a camisola que veste. Sim, já se sabia, mas tornou-se evidente. Quisemos ser tão grandes que nos perdemos no meio. A sorte é que o recém chegado Danilo, apesar de um ou dois erros infantis, se enfurece e puxa pela malta e o Capitão faz por merecer a braçadeira.

Mas, como a Chama só veio a espaços e do outro lado está uma equipa bem trabalhada, coesa e que sabe o que tem de fazer, outro golo lá dentro.

Intervalo.

"O Peseiro vai dar-lhes a injecção atrás da orelha", pensei eu. Só que não. Absurdamente, ridiculamente, estupidamente, voltou-se das cabines no modo "epá, isto já está, por isso, bora descansar." E eis então que se instala a anarquia completa. À excepção de Casillas e, se calhar, dos centrais, e mesmo assim tenho as minhas dúvidas, creio que todos os jogadores foram tudo. Defesas, médios, atacantes. À esquerda, à direita, ao centro. 

A tômbola automática ia ditando a posição, completamente inaudível para os outros, e aí a confusão foi rainha. E, pelo espaço aberto, o sportem aproveitou. E instalou-se. E comandou. E só não fez mais porque as bolas iam sendo salvas, uma, e outra, e outra vez in extremis por alguém.

Depois, houve alguém que insistiu em entrar na dança - o treinador. Toca a tirar um médio que se entregava e tentava ver por entre as sombras, por um que gosto muito mas que veio de lesão prolongadíssima, e sem a menor noção do que vinha fazer. Isto aos 60 minutos! E depois demorou 10 longos minutos e tirou uma nulidade cara. Mas fez entrar uma nulidade antiga. Que entrou na dança. Ora aqui, ora alí, mas sempre em parte nenhuma. Penalti por marcar claro a nosso favor, siga para bingo. E depois nervos. E ansiedade. E pólvora seca. E displicência. E, a seguir, jogada de mestre do treinador. Retirar o tampão do meio campo e metê-lo, outra vez, a central, porque o central saía para dar lugar a um atacante em quem se tinha investido jogos seguidos, mas que estava a aquecer o banco. Isto aos oitenta e cinco minutos


Tampão desatapado, confusão no meio, resultado? Pau! Outro golo. Um frango monumental de um Casillas que até estava a jogar benzito, mas que se sabe, que se sente, que o que quer mais fazer é pôr-se na alheta. Godspeed! Daí até final ouviram-se, outra vez, "olés", projectados pela acústica da pala da arquibancada - sim, nós somos amigos, não falte nada à claque adversária, por quem sois! - e os "Pinto da Costa, vai pró caralho" de quem se sentia superior. E bem.

Mas o mais preocupante veio depois. O preocupante é um treinador que, no fim de tudo isto, tem a lata de dizer que se merecia mais porque se jogou bem. Um treinador que, em três meses, acumula oito derrotas, cinco delas para o campeonato. E quem tem vinte e três golos sofridos, a grande maioria depois da sua chegada! Caro amigo, és uma joinha de um moço, boa pessoa e fofinho. Não percebes é nada disto cá de cima. Nem da luta, nem da História - nada.

E, para atar tudo com um lacinho, veio o Presidente. Acordou hoje para a realidade de que nos roubam. Acordou hoje para a falta de qualidade do plantel. Acordou hoje para a ausência de rumo. E ainda bem que fez questão de fugir à questão da continuidade do treinador, assim respondendo à pergunta! Era o que mais faltava, mais disto para o ano. Mas, meu caro Jorge Nuno, a responsabilidade é sua e dos seus. Nunca ouviu dizer que "tarde piaste?" Agora já foi, agora é tarde. Diz que sabe que falta qualidade no plantel. E antes, não soube porquê?

Remato com um reparo: é, para mim, genial que agora não se fale da rotatividade mais do que evidente antes e durante o jogo. Um crime - que o é - já não é para uns o que era para outros. Dá jeito. É fofinho, e maravilhoso.

NOTA FINAL: Artur Soares Dias marcou o penalti sobre o Brahimi por indicação do auxiliar. Artur Soares Dias não o queria marcar. Não marcou o outro. É esta a arbitragem que temos. Não é inédita em Artur Soares Dias. É o que temos. E que continuará, se ninguém disser nada.

59 comentários:

  1. Caro Jorge,

    É gritante a revolução que terá de ser feita, em todos os sectores. Vi o jogo na TV e uma coisa que me fez uma confusão descomunal é que passei o jogo a ouvir a lagartagem a fazer barulho. Onde pára aquele ambiente de terror que tínhamos no Dragão não há muito tempo? Houve fases que mais parecia um salão de ópera (mas os assobios aos nossos ouvi-os bastante bem, pode ter sido uma realização "original").

    Temos uma falta de qualidade no plantel como já não via desde o tempo em que Mourinho pegou na equipa, vassourada com 85% dos que lá eatao e apostar em gente que conheça e saiba o que é o FCP.

    Precisamos de um treinador da pinta mental de um Co Adriaanse e que não seja um anjinho como este.
    O pormenor do chiclete na véspera ter dito que ia jogar o Angel na esquerda, o nosso como bom companheiro de profissão fez-lhe a vontade e depois vê-lo a ser comido de uma maneira absolutamente incrível no lance do primeiro golo foi algo que só consigo exprimir por muitos e muitos palavrões que não são chamados para aqui.

    Para finalizar, que já vai longo o comentário, agora é que se começa a chamar os bois pelos nomes no que aos árbitros dizem respeito? Já vamos muito mas muito tarde. Continuo com a minha opinião, temos um Director de Comunicação que nunca o ouvi dizer fosse o que fosse, os comentadores das nossas cores são todos bons rapazes e cavalheiros para com os taberneiros dos rivais. Aqui neste canto à beira-mar plantado, em que só se vê vermelho e uns tons de verde, em que o azul é ostracizado pois faz muita comichão a muita gente, onde já chegámos ao ponto do cúmulo em ver um vermelho a dar chapadas a adversários e esses ainda o virem defender, não podemos ser os meninos de coro e fingir que está tudo bem e mandar umas postas de pescada nas newsletter e coisas assim. Uma estrutura, várias vozes a berrar a altos berros contra a palhaçada e a máfia que se instalou nos meandros do futebolzinho tuga. Vale mais morrer de pé do que viver a vida de joelhos.

    Saudações portistas

    Bruno C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A lagartagem faz barulho porque os mandaram para a arquibancada, deixaram o sector onde estavam os visitantes vazio, e a acústica da pala projecta o som de uma forma descomunal. É uma fantástica decisão.

      De resto, há muito a rever. Esta época vai ter uma enorme importância no futuro do Clube,

      Abraço

      Eliminar
  2. Caro Jorge

    Jogamos bem? nem por isso, tivemos algumas oportunidades? Tivemos. Mais uma vez fomos anjinhos? Fomos. Mas tal como descreve na sua cronica mais uma vez fica um penaltie clamoroso por marcar e que dava expulsão, tivemos. Há jogadores que não demonstram estofo para jogar aqui? HÁ. Eu não vou culpar o Casillas pela derrota, deu um peru deu, mas também se não fosse ele teríamos sofrido o 3º muito antes.

    Quem me dera que todos tivessem a entrega do Danilo e do Herrera (pode não ser um portento de técnica, mas não deixa de lutar e suar a camisola).

    Eu não sou daqueles que diz em bem te avisei, mas a verdade é que ficamos a perder em muito com a troca de treinador (não sou pro-Lopetegui) a meio da época e já sofremos mais derrotas e golos nestes 3 meses do que em ano e meio de Lopetegui apesar de um futebol enfadonho, isto é a mais pura das verdades e a estatística assim o dita.

    Se quiser até pode considerar este meu comentário como um balanço final desta meia época com JP.

    Quanto ao arbitro, vai ser premiado com a final da Taça, mas não vai ser como o outro que desceu de categoria.

    Peço desculpa pelo desafabo mais é um pouco do que me vai na alma, se fosse a dizer tudo o que queria...

    Vamos mas é aproveitar o belo dia de sol que está e que a equipa B seja hoje campeã.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos todos de acordo, penso eu. E já agora, não estou a culpar o Casillas. Acho é que ele não vai ficar. E não me importa nadinha.

      Abraço

      Eliminar
  3. Para falar verdade também achei que o resultado certo era o empate; eles têm mais equipe que nós sem dúvida, mas o jogo foi entretido cá e lá; superiores nem por sombras, mas dava para um empate. A verdade é que a versão Peseiro não tem ainda estofo para ganhar, e Deus sabe se chega para levar o Braga e o árbitro da final de vencida, mas é o que temos. - Sabe-se lá quais foram as indicações para o final desta época, mas parece mesmo que foram uma pré-época adiantada...
    Quanto à responsabilidade do presidente, desculpe mas não concordo: - o que tem de dar o presidente ? Excelentes condições. O que têm de fazer treinador e jogadores? Aproveitarem as excelentes condições! E, nada mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são "excelentes condições" deixar 2 sectores com refugo.

      Abraço

      Eliminar
  4. 100% de acordo. Sem tirar nem pôr.

    Fico à espera para ver se a direcção acorda ou continua no longo sono dos últimos 5 anos.

    A nossa estratégia de comunicação quase matou o clube. Estamos ligados à máquina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se vê, pode-se fazer diferente e sabe-se como. O Presidente fez bem em pressionar para haver equidade na final da Taça. Tinha que ser era diferente em tudo o resto.

      Abraço

      Eliminar
    2. Concordando a 100% com a cronica do Jorge Vassalo.

      Quero subscrever a frase do Soren:
      "A nossa estratégia de comunicação quase matou o clube. Estamos ligados à máquina"

      Acrescentando ainda que o Presidente e ninguem da SAD percebeu e anteviu estes ultimos 5 anos...
      Fomos deixando andar em todas as areas, fazendo tudo igual...ao que faziamos desde o inicio das SAD...

      Mas os outros evoluiram, e nós regredimos...
      Jogadores entram e saem a pontape...
      Treinadores sem curriculo e experiencia nos ultimos 5 anos...
      Comunicação inexistente, o Porto Canal podia ser uma estrategia interessante, mas como está...é um flop de Portismo, tirando o Universo Porto do BB e CC...

      Muitas coisas a melhorar e a corrigir neste defeso e neste ano que vem...
      Muitas mesmo...

      Abraço

      Gil Lopes

      Eliminar
    3. Volta de quase 180º é o que se exige.

      Abraço

      Eliminar
  5. Caro Jorge Vassalo,

    Percebo e partilho da sua indignação. Perdemos porque mais uma vez fomos roubados e porque não temos de facto um treinador. Custa-me criticar o Senhor Peseiro mas isto é tão ridículo que não tenho por onde não o fazer. Porquê mudar a equipa? Em 3 meses de trabalho não há nenhum jogador que tenha evoluído tacticamente, não há nenhum movimento defensivo treinado, não sabemos fazer pressão, os jogadores continuam afastados uns dos outros, não há bloco, não há compensacoes, nada. Nada de nada. É verdade que somos ineficazes no ataque mas também devíamos assumir que somos incompetentes a defender. São demasiados erros, demasiadas desculpas. O resto é tão pobre que não merece mais qualquer tipo de comentário.
    Muito desiludido e sem pinta de vontade de me iludir de novo.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raoc, o JJ mudou o sportem em 2 meses, completamente. Já chega de desculpas. Poderia não se ver TUDO, mas teria de ver-se ALGUMA COISA.

      Abraço

      Eliminar
  6. Quando nos roubaram o ouro, a SAD nada disse.
    Agora que nos tiram uns cêntimos, desataram a barafustar...

    Deste plantel de gente rica mas indigna, de uma autêntica vergonha, onde a culpa não pode ser só do(s) treinador(es), há gente que tem que sair e ir embora nem que isso nos ponha a pão e água.
    Aliás, neste momento é bem mais fácil apontar-se o de do aos que sentem e lutam como Danilo, Herrera, Sérgio Oliveira e até mesmo Aboubakar. O resto? São autênticos mercenários, que levaram á letra esta "pré-época"!
    Até Chodizie, um puto, já revela manias de craque!

    P.S. Mais um avez sei que vou tyer o universo portista contra mim, mas prefiro mil vezes a nulidade favorita do Miguel Sousa Tavares; o Varela, que esse génio da bola, o Brahimi!
    Varela entrou e o FC PORTO teve as melhores jogadas e momentos, apesar de também ter falhado alguns lances, coisa que todos sem excepção, fizeram!
    Por mim Varela é uma nulidade que merece ficar ao contrário de outros génios que merecem... partir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, Felisberto, nem um nem outro!

      Abraço

      Eliminar
    2. É Felisberto. Mandamos embora o Quaresma, o Quintero, o Brahimi e ficamos com o Aboubakar. o André André, o Ruben Neves, o Angel, o Marcano, o Bueno, como muito zelota quer e quiz.
      E depois temos que chamar o Vitor Oliveira ou o Quim Machado para subirmos de divisão.
      Apesar de tudo, criamos mais oportinudades e chutamos mais à baliza ontem que em meia época do execrável basco.
      A. Oliveira

      Eliminar
  7. Caro Jorge,

    Mas até parece que alguma vez tivemos hipóteses de ganhar este jogo...

    O jogo ficou logo perdido assim que o 11 inicial foi revelado...

    Então esteve-se a rotinar Danilo a central para meter o Chidozie num jogo como este? Se fosse para isso não deveria ter sido Chodozie sempre a jogar até hoje? Seclhar é melhor ele ir jogar na equipa B, como foi na semana passada...

    Então esteve-se a por Varela nos ultimos jogos e contra o Sporting, uma equipa com poderio atacante, volta-se a colocar os 2 Extremos que menos noção defensiva tem?

    E no topo do bolo... então Aboubakar, até foi não convocado à duas jornadas atrás, entra para o lugar do titular nos últimos 2 jogos André Silva?

    Isto é dar cabo de rotinas ou nem sequer permitir que elas se materializem e, pior que isso, é dar cabo da cabeça dos atletas que andam sempre ansiosos e nervosos.

    É como o caso do Angel, que é bom moço, mas Layun saiu da equipa por um claro castigo e todos sabem que é bem melhor que o Angel e hoje num jogo desta importância, Layun continua no banco, ao contrário de Aboubakar, por exemplo...

    Enfim, nunca tivemos qualquer hipoteses neste jogo.

    E José Peseiro é uma comédia grego-romana... o jogo foi dividido e o sbortem numa controlou o jogo porque a posse foi de 49%-51%, mas ninguém cala este homem? Será que perdeu o juízo todo? Nós tivemos a espaço alguma capacidade de cair em cima deles, mas maioritariamente, fomos completamente maneatados no meio campo, pois João Mario e o Ruiz, defendiam e atacavam muito dentro e isso estava sempre a criar problemas à nossa linha média, que básicamente só tinha Danilo, pois o Sérgio não tem dinâmica para jogos destes e o Herrera é mais avançado que médio neste esquema de Peseiro, com os extremos a jogarem sempre demasiado avançados e demasiado abertos, então o meio campo era todo deles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse o anterior treinador a fazer isto, ui, que fim do mundo que seria...

      Abraço

      Eliminar
  8. Tinha escrito que este era o 1º teste avaliativo de Peseiro, depois de ter há tempos quase todo o plantel ao dispor. Assim, a nota foi de 1 (numa escala de 0 a 3). E foi 1 porque ele não é responsável pelos erros, todos eles individuais, que deram origem aos golos, que os impediram de marcarem na baliza adversária, que os do árbitro pudessem influenciar o resultado. Mas já é responsável pelas alterações do dia, depois de andarmos uns jogos com um dupla diferente de centrais, com influência no meio campo; já é responsável pelo ritmo de jogo da equipa que, comparado á outra, parecia andar a gasóleo de supermercado e fundamentalmente, a notória falta de força mental para não deixar-se subjugar por outra que, mostrou sempre vontade em ganhar e comandar o jogo. Tenho consciência destas alturas serem propicias á ilusão, a de parecerem que dum lado só existem cepos e do outro a nata dos futebolistas, não é assim, mas nós, se quisermos voltar a ser respeitados, teremos de encher 2 taxis de volta e retornarmos com a mesma quantidade de passageiros, nos mesmos veiculos, mas com motoristas diferentes. Nota final para Artur Soares Dias, eu disse não me admirar com uma actuação amigável, você Vassalo, disse acreditar na sua (dele) competencia, enganamo-nos, eu por defeito, você por excesso, mas penso termos uma sensação comum: nada disto é honesto e serio, antes uma badalhoquice.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enganei-me e não foi pouco. Não há bons... estão todos lesionados!

      Abraço

      Eliminar
  9. Oh meu amigo, não percebo isso do tarde piaste. Era suposto ficar calado? É que não se entende mesmo: calado não pode ser que mata o clube; e se fala, estava b era calado pq agora é tarde. Bah, decidam-se. Não foi esta a atitude que se andou a pedir?
    Claro que vamos ganhar a Taça! E claro que vamos tirar uma foto ao Peseiro com o caneco. Para ele levardes recordação. Obrigado Zé. ;)
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nã nã não torças a coisa: está visto que o Presidente sabe falar a tempo - e bem - e que tem força e raciocínio para isso - claro - mas já o deveria ter feito no ano passado. Não haveria tri nenhum, nem histórias de "perda de hegemonia" e muito por aí fora...

      Abraço

      Eliminar
    2. Ok. Percebido. Agora, para a frente!

      Eliminar
  10. O lacinho na estrumeira foi a frase final de Pinto da Costa, dizendo que o SCP merece ser campeão com toda a justiça. Além de andarmos em campo pondo o rabinho em pompa para o adversário, temos a nossa máxima figura lambendo cus na comunicação social. Tanto se escava nesta fossa que qualquer dia chegamos ao núcleo do planeta...

    O jogo nem vi. Disse na 4ª a amigos que ia ficar 1-3 para os merdas de Alvalade. Depois, quando vi o 11 inicial, tive a certeza do polé. Fui jantar fora. Toda a gente tem os seus limites. Como Portista, sinto que andam a gozar comigo todos os fins-de-semana: - os meus e os outros. Dói-me que sejam os meus. E ainda falta a Taça.

    Aflige-me a falta de alternativas. As hienas esperam que Pinto da Costa complete a implosão do clube, para se alçarem tranquilamente ao poder, sem terem de enfrentar qualquer oposição. Nessa altura, que restará do FCP? Vejo muita gente com fé no defeso que vem... tal como vi no passado. Haverá condições para refrear, manietar, afastar os que vivem às custas da especulação com os nossos jogadores? Temo que se acredite num poder que Pinto da Costa já não tenha: contratar um treinador experiente, com provas dadas e títulos, a quem se dê a possibilidade de trabalhar com jogadores da sua confiança, independentemente do seu potencial comercial.

    Olhando para o actual plantel, há para ai uns 5 gajos que têm nível para o clube (Danilo, Herrera, Casillas, Ruben, Maxi, Bueno)... O resto, mundo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Numa altura de crise, todos os bons são maus e os maus péssimos...

      Abraço

      Eliminar
  11. Estou de acordo que o NOSSO treinador falhou. Mas para mim falhou, apenas no capítulo da coerência. Se esteve a rotinar Danilo a central, Rúben Neves a trinco, Layún a defesa esquerdo e André Silva no ataque, não percebo porque mudou. Contudo, ao dizer isto, não passo a acreditar que Rúben Neves aguenta bem o meio campo, que Layún faz melhor figura a defender que Ángel, ou que André Silva tem melhor desempenho que Aboubakar.
    Falta ao AZUL E BRANCO, QUALIDADE em QUANTIDADE. Venha o Rafa Soares, Maicon, Reyes, Josué, Otávio, Hernâni.
    Por outro lado eu não acho justo comparar JJ com José Peseiro, pois este não iniciou a época e não escolheu estes jogadores.
    Provavelmente para a maioria dos PORTISTAS este treinador não serve. Mas é preciso não esquecer que Paulo Fonseca que está a fazer bom trabalho no SC Braga não serviu e o professor Luís Castro que lidera na 2ª divisão também não.
    Para mim, O GRANDE problema reside na incompetência da sad, pois não é apenas no futebol que o DRAGÃO perde é também nas modalidades.
    Finalmente, a política de comunicação do clube é patética.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Braga está 10 pontos de nós, quando nós temos SETE derrotas. Pelamordasanta.

      Abraço

      Eliminar
  12. Deixo aqui o comentário que deixei no DVP, só com um acrescento: ver "portistas" com um cartaz a dizer ao Jasus para ir para o Dragão porque aí vai ser campeão é triste. Quanto ao resto, três anos de fracasso não apagam trinta de vitórias. Há pseudo-portistas que devem ser tremendos no trabalho que fazem, nunca falham. O benfas passou pelo mesmo e fizeram pela vida, à maneira suja que os caracteriza, mas fizeram. Os calimeros não ganham o campeonato há mais de dez anos. Se nós estivéssemos tanto tempo sem ganhar ou se víssemos os benfas a conseguir um penta ainda linchavam o Presidente. O erro mais grave da estrutura, nestes três anos, foi o silêncio. Porque qualquer um que não seja ceguinho ou desonesto sabe que o campeonato passado foi perdido por causa das arbitragens sujas. Tudo seria diferente e Lopetegui tinha iniciado esta época como campeão. Mas importante é assobiar a entrada do Bueno que tirou o lugar ao André Silva, coitadinho - daqui a um jogo ou dois já o devem assobiar a ele. Depois, "ah, a culpa é da sad e do presidente, de mais ninguém". Pois é. Que o silêncio foi o pecado maior ainda hoje se viu. O Presidente falou das arbitragens, não por causa desta época, evidentemente. Falou para a próxima, para dar a entender que a pouca vergonha tem de acabar. Agora, há que dar continuidade a isto, mostrar que andámos três anos a dormir mas acabou. Corrigir os erros e seguir em frente. Perdemos estes três anos, não morreu ninguém por causa disso. É óbvio que custa ver trafulhas levantar os troféus, mas eles já passaram pelo mesmo e hão-de voltar a passar. E nós voltaremos a ganhar. Saúde.João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é tudo tão, mas tão, mas tão verdade que até doi!

      Abraço

      Eliminar
    2. Completamente de acordo mas isso já o Jorge tinha referido e eu concordo com ele.

      O nosso problema foi a comunicação... foi o que nos colocou no topo e é o que nos está a tirar dele... Neste pais da treta se não se refila e não se discute não se chega a lado nenhum.

      Mais... a falta de expressão da SAD expos o treinador e jogadores a coisas que nunca deveriam estar exposto.

      A para terminar... o Presidente falou hoje mas se é para rematar com coisas como "O Sporting é claramente a melhor equipa deste campeonato" então é melhor estar calado... Imagino como se devem sentir os jogadores portistas depois de ouvirem o seu Presidente a dizer uma coisa destas... enfim...

      Eliminar
    3. Há razões que a própria razão desconhece....

      Abraço

      Eliminar
  13. Temos jogadores que nem na B têm lugar.Os centrais são dos piores do campeonato, cometem erros de principiante como ontem se viu.Avançado não existe.Dos três que temos juntando-os não se faz um de jeito.Os extremos são do mais ridículo que existe pois irem à linha de fundo e centrar não é com eles.Um criativo no meio campo nem ve-lo.É com o Sérgio Oliveira que para o ano vamos a algum lado? O tempo das vacas gordas acabou e agora temos de fazer do que antes era o nosso refugo o prato principal. Não há garra não há mística não há nada daquelas qualidades que nos distinguiram.A nossa Sad está ultrapassada e só agora o presidente se lembrou de reclamar. Se a nossa folha salarial é a mais cara do campeonato e a qualidade do plantel é esta,isto é um caso de polícia. Investigue-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo das vacas gordas já passou? Como assim? Qual foi o jogador de mais de 9M no bom tempo do FC Porto? Caro era lá para sul.

      Caríssimo, a raça não tem nada a ver com o preço. E digo mais, não admito essas bocas a um MIUDO que está a começar a jogar na A. o André não é o salvador que o queriam fazer no jogo com a Académica em que foi exultado pelos Super, nem é o demónio que você lhe está a fazer. É um puto que está a aprender. E o mesmo para o Chidozie.

      Abraço

      Eliminar
  14. Tudo normal.

    Não sei para que tanto espanto e alarido. Já são alguns anos assim e vão ser pelo menos mais 4.

    Abraços

    ResponderEliminar
  15. Jorge nem tenho palavras. Nem era para comentar porque podia dizer algo que não fosse justo para com alguém e até porque sobre treinador, jogadores e arbitragem já foi tudo dito mas há uma questão que me preocupa ainda mais. O nosso estádio parece um cinema. Não há apoio sem ser das claques. Os adeptos (a maioria) vão para o estádio comer pipocas. Não é aquele inferno como já vimos de outras vezes. Certo que o resultado era demasiado mau mas parece que os adeptos se conformam com isto. Enoja-me tanto ver portistas a querer uma vitória do sportem ontem. Se calhar a primeira mudança tem de vir dos portistas em geral. É só uma reflexão. Parabéns pelo post Jorge

    Abraço, Pedro Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando começarmos a ganhar, vem tudo atrás. O que é muito, muito, mas mesmo MUITO triste.

      Abraço

      Eliminar
  16. Caro Jorge,

    Os "pecadilhos" do costume a que não faltou mais um penalty sonegado, ditaram mais um desaire do nosso FC Porto.

    Falando de coisas boas, o enorme prazer em revê-lo, bem como ao Vila Pouca e ao Miguel e o agradável convívio antes do jogo. Muito obrigado.

    Um grande abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  17. um bom domingo aos portistas e a todas as mães que vestem de azul dragão no seu coração.

    Lamento mais uma derrota do FcPorto e ainda por cima contra o Sporting e contra o gajo que já o fizemos ajoelhar e rezar.

    Não vencemos porque mais uma vez não nos deixaram vencer. Eles querem o campeonato disputado até à última jornada e é só relembrar as palavras de Proença quando disse que temos o campeonato mais competitivo da Europa nas vésperas deste jogo. Preste-se atenção ás palavras de ASDias que também na véspera já anunciava que ia errar por ser humano. Uma boa desculpa de ASDias que merece muita reflexão...

    O Sporting tinha de vencer para alimentar o povo mais uma ou duas semanas. A comunicação social centralizada na capital precisa continuar a vender e a fazer propaganda a uns e a outros. O FcPorto neste jogo e neste campeonato não foi tido e nem achado e foi vencido por toda essa propaganda e ruído feita em torno dos dois clubes de Lisboa. Esse choro foi tanto que lá conseguiram os seus objectivos que é ficarem nos dois primeiros lugares. Ninguem ficou indiferente a isso e foram todos a reboque, caso contrário Portugal ia abaixo e é preciso manter a nossa capital do poder entretida a festejar vitórias para se esquecerem e abafarem outros assuntos de ordem política e financeira como o "buraco do Bes e os 600M€ que certo presidente e certo clube não pagaram". Sobre esta matéria aquilo que me enoja é ver esses clubes constantemente perdoados ou a terem a vida facilitada sobre essas dívidas. Uns é as dívidas que contraíram e agora pelos os visto não pagam e outros é as "Vmoc" com alargamento dos prazos para as pagar. Isto faz lembrar os contratos dos direitos de TV, em que fica sempre no ar a clara ideia que quem for adepto do FcPorto e tenha NOS em casa vai estar sempre a contribuir para essa operadora injectar dinheiro nesses clubes rivais. Sobre esses 600M€ no buraco BES é caso para dizer que nós portistas também vamos pagar o calote com os nossos impostos e isso eu não posso admitir. Eles que vão pedir aos 14M de adeptos que dizem ser e eles que paguem essa dívida feita pelo o seu presidente e empresas ligadas a ele.Enfim somos sempre roubados quer dentro e fora do campo e ainda tem a lata de virem se desculpar com o passado.Haja paciência!!!

    sobre ASDias o nosso presidente já disse que esperava que ele não fosse premiado com a final da Taça de Portugal e eu concordo, pois ainda lhe acontece como ao Marco Ferreira e não queremos isso, pois no meio de tantos árbitros vermelhos que por aí andam este ao menos à o mais isento e o mais competente apesar de ontem nos ter lixado a vida. Se calhar teve obedecer a ordens superiores caso contrário para a próxima época iria ver os clássicos por um canudo.

    uma abraço Portista

    10TiMoFTe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, tudo certo. Mas se há uma coisa que o NGP mostrou é que acabou a brincadeira.

      Abraço

      Eliminar
  18. Sinceramente vi os jogadores a tenta, a correr e a esforçarem-se.

    A diferença gigantesca das equipas não é individualmente mas sim colectivamente. O que faz parecer que os jogadores deles são muito melhores e os nossos são horriveis.

    É normal...quando de um lado, goste-se ou não, está o melhor treinador da Liga e do outro está um dos piores, se não mesmo o pior.

    ResponderEliminar
  19. Isto já tinha começado com história dos adeptos a "quererem" a nossa derrota para que outros não sejam campeões.

    Depois o que se viu no estádio - muita gente vestido de verde - e nenhum, Nenhum apoio.

    A equipa pode jogar pouco, mas se uma equipa joga assim e não tem apoio dos adeptos, a partir daí não vale a pena dizer mais nada.

    Podia comentar outra coisa, mas isto dos adeptos foi bem pior do que a derrota ontem.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuamos a ter adeptos gourmet, que chamam os nossos de cepos e que exultam com a relva do vizinho.

      Olha, tipo o Adrián, que vai no segundo golo consecutivo!

      Abraço

      Eliminar
    2. E numa época inteira cometeu a proeza de jogar em 13 jogos no Villareal.
      Grande jogador.

      Eliminar
    3. Esteve lesionado. E já agora, veja lá que mal que ele joga. Muito mal, mesmo

      Eliminar
  20. Já agora, vi no Jogo um comentário de um portista que ilustra bem o espírito actual de muitos. A propósito da possível ida de James do Real para a Juventus, escreve um leitor que nunca viu grande coisa do jogador, a não ser a nível do passe (isto quando estava no Porto). Quando temos adeptos assim, que acham o James um jogador vulgar, diz-se o quê? tivéssemos nós o Ronaldo, Messi, Robben, Pogba e tal e ao segundo jogo estavam a ser assobiados. O lewandowski falhava um golo e era logo um cepo. Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, como aquele jogador "de merda", gozado indecentemente, que marcou um golo ao Liverpool e agora outro ao Sevilha, no espaço de 4 dias...

      Abraço

      Eliminar
  21. Caro Jorge Vassalo,
    O que mais me chateia é que eles agora chegam e armam-se em superiores com os "bimbos do Norte". Foi ver o presidente do Sporting com ar de gozo com expressão de bravata. Os árbitros não marcam o que deveriam marcar para não chatear os senhores de Lisboa, ai de Soares Dias se marcasse o segundo penalti, já era assim com Proença mas esse viu a luz e estava todo lampeiro ao lado do nosso presidente e da nova presidenta. E Peseiro estava tão descontraído que até se riu [!] do frango de Casillas. Assim vai o mundo. Valha-nos Deus!... Abraço

    ResponderEliminar
  22. O que muito portista ainda nao meteu na cabeça é que o mal não esta nem nunca esteve no treinador, mas esta sim no tipo de jogadores que fazem parte do plantel!
    Revelaram-se quase todos um falhanço a nível mental, pezinhos podem ter e ate podem jogar muito bem mas a cabeça não sabe ou não aguenta a pressão de jogar ao nível que se lhes exige no nosso clube!
    Ha jogadores cuja predisposição mental depende do lado da cama em que acordam de manha, facto que comprova isso é ser ja o segundo treinador a orientar a mesma equipa e mais uma vez quando se lhes é exigido esforço a dobrar para dar a volta por cima, só sabem cair ainda mais no buraco que eles próprios escavaram!

    E quanto a isto, venha o Mourinho o Jorge jesus ou quem se quiser para treinar o nosso clube e o resultado será sempre o mesmo!

    È necessário mudar o mais difícil de ser mudado num clube, os jogadores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo, vá ver os "cepos" a jogar nas selecções. Vá ver os jogadores que eles são.

      Chama-se motivação, exigência e critério.

      E isso vem do treinador.

      Abraço

      Eliminar
    2. Nada mais errado! Jogar na selecao nao se compara com jogar por um clube!
      Quantas vezes vimos jogadores a jogar bem nos clubes e a nao fazer nada na selecção e outras vezes o contrario? São situações completamente diferentes, incomparaveis!
      Os níveis de exigência na selecao e num clube de topo como o nosso são os mesmos? A pressão é a mesma? a mim não me parece, por isso digo que esse argumento nao "cola" nao serve!

      Eliminar
  23. Caro Jorge,
    Sigo o seu blog há muito tempo. Aliás, é o blog que mais gosto de ler pelo dom da escrita, pela serenidade e crítica construtiva. Quando a este jogo é a esta época, deixe-me dizer o seguinte:
    O nosso Presidente é grande.

    É o Presidente dos Presidentes.

    Muito se discute quanto ao melhor jogador do mundo de sempre. Quanto ao Presidente, o melhor de sempre chama-se JORGE NUNO PINTO DA COSTA.

    As suas declarações na capa do jornal O Jogo demonstram toda a sua sabedoria, inteligência, experiência e que sabe mais do futebol do que ninguém.

    Diz que o árbitro nos prejudicou e ao mesmo tempo refere que o Sporting é a melhor equipa da primeira liga. São declarações contraditórias? À primeira análise seríamos tentados a dizer que sim.

    Não são. Pinto da Costa sabe que para ganhar campeonatos é preciso ter uma grande equipa, um excelente treinador e acima de tudo demonstrar que a Estrutura é a grande obreira das vitórias. Assim o demonstrou ano após ano, vendendo os melhores jogadores e treinadores e continuava a ganhar. Criou a imagem, que era aceite por todos, inclusive pelos nossos rivais, que qualquer treinador era campeão no FCP.

    Este ano o Benfica tinha um grande desafio. Os campeonatos que ganhou nos últimos dois anos eram resultado do JJ ou da estrutura?

    O Sporting também tinha um grande desafio. Despediu um treinador que ganhava mensalmente 30 mil euros e ganhou uma taça de Portugal para ir buscar um treinador de 5 milhões que se arrisca a nada vencer.

    Esta é uma luta entre os rivais de Lisboa. O Benfica se não ganhar o campeonato expõe-se e não deixa dúvidas que obreiro era JJ. Por isso, a estrutura e o colinho rapidamente colocaram o Benfica no caminho certo... Aqui reside o maior perigo. E Pinto da Costa sabe disso, por isso referiu que o Sporting era a melhor equipa da liga.

    O Sporting, por sua vez, e JJ correm o risco de perder esta luta fora das quatro linhas e dentro de campo passa a ideia de que o Benfica é melhor. A Estutura do Benfica era melhor que JJ.

    JJ é orgulhoso e sabe que esta liga foi uma tramóia e que ele foi a figura do Benfica nos últimos anos.

    O Pinto da Costa sabe que JJ quer ganhar pelos três grandes. Pinto da Costa queria que o Sporting ganhasse pois iria fragilizar a estrutura do Benfica e JJ seguiria para o FCP.

    Não quero com isto dizer que o pinto da Costa queria perder o jogo. NÃO! Os Portistas querem ganhar qualquer jogo independentemente do desfecho que terá e quem beneficiará. Esta é a nossa mentalidade. Ganhar. Tudo o resto é conversa para entreter.

    Retomando o meu raciocínio, estamos a imaginar os adeptos vermelhos a dizer que a culpa era de LFV que deixou sair o JJ.

    Assim, já não se sabe se vem para o Dragão.

    Em suma, estou convicto desta estratégia e por isso PC afirma que o Sporting é a melhor equipa da liga, até mesmo para direcionar o burro de carvalho para o SLB e não para este último resultado. Por outro lado faz já o aviso quanto ao árbitro para a final da taça. Sim, troféu que sabe que temos de ganhar a da amenizar a época.

    Se por um lado está é a minha visão, não posso deixar de afirmar que PC podia ter preparado melhor esta época para acabar com a Estrutura dos colinhos.

    Aqui residiu o erro dele. Tinha a obrigação de colocar em campo aquilo que ele sabia. Ele sabe que o perigo vem do Benfica, de uma aparente estrutura e da teia que está montada e que nos pode tirar a taça de Portugal.

    É apenas a minha opinião. E sim, eu vou ser criticado e polêmico, eu acho que JJ, apesar do seu estilo, encaixava que nem uma luva no FCP para uns bons anos.

    Abraços portistas e vamos ganhar a taça.

    Rui Alves Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordando com essa brilhante análise, digo só uma coisa: o futuro prepara-se no presente.

      Abraço

      Eliminar
  24. Obrigado, Jorge. Espero que sim. Espero que o nosso presidente volte a jogar xadrez (estrategicamente falando) como só ele sabe. Um abraço Rui Alves Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já está. As frases dele já puseram a nação toda a falar...

      Abraço

      Eliminar
  25. Caro Jorge
    Totalmente de acordo com a sua análise. O que me preocupa é ver tantos portistas a acreditar no "Pai Natal". Então o nosso Presidente não anda há 4 anos a ver tudo isto? Vamos continuar a acreditar no seu paleio de que agora é que vai ser? E o discurso quando veio a Lopetegui já não era este? Será preciso ser muito entendido para ver que aquela defesa não vale nada? O Maxi já não tem pernas (se a garra se vê pelos encontrões então ponham lá um jogador de rugby), O Anjo é como o nome mas em pequenino, O Indi nem numa equipa da 2ª liga tem lugar (e há dois anos que ninguém vê isto) e claro o miúdo que em futebol ainda nada de fraldas ao lado disto que é que faz? Asneiras...
    Se continuarmos à espera de milagres do Presidente e da sua "entouráge" estamos feitos...Mais 4 anos.
    A vassourada tem de ser a todos os níveis, em termos de gente, atitudes e mentalidade
    Abraço

    ResponderEliminar