quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Análise FC Porto 0-2 Dínamo de Kiev (Fase de Grupos da Champions League)


Uma vergonha. Horrível. Nojento. Eu nem tenho palavras. E o pior de tudo é que se ouve a conferência de imprensa de Lopetegui e fica-se com a sensação de que ele não aprendeu nada.

Esta equipa do FC Porto tem uma virtude: um modelo forte. E tem um defeito: um treinador teimoso. Não é possível ter-se, sistematicamente, o medo de ver o onze na app do FC Porto ou qualquer outro lado. Perguntar-se: o que é que vai mudar desta vez?!

Se temos um sistema de 4 médios, com um encostado na ala, que faz coisas maravilhosas, para quê mudar? E, se, em desespero de causa, se põe o médio a jogar e ele é o único que tem raça, querer, e vontade, o que significa?

Para mim, basta. Não estou para levar mais "pancada" por estar com a minha equipa. Admiro os adeptos blues por estarem com o Chelsea apesar do seu rendimento asqueroso. Mas ali fica-se com a sensação que são os jogadores, e não treinador, que são o problema. Aqui fica-se com a sensação contrária.

Já vimos todos eles, sem excepção, fazer grandes jogos. Mas o modelo escravizaste de Lopetegui - e sem plano B! - vai sugando o talento individual aos bocadinhos, e, quando raramente passa o dito talento pelo meio da sua malha, vê-se Lopetegui a criticar o dito rasgo. Resultado? Medo de arriscar, necessidade de ir com a bola no pé baliza adentro, e uma falta de remate absolutamente embasbacante.

Desengane-se quem pensa que Lopetegui vai perceber que o seu modelo de posse exagerada vai mudar. Não vai. Temos 72M para fazer, talvez um pouco mais se - previsivelmente - falharmos em Stanford Bridge. E vamos fazê-lo. Venderemos bons jogadores, que valem por si mesmos, e perderemos o seu talento. 


Está, para mim, na hora de ter um Portista ao leme deste barco. Mas não o teremos até final da época. 

E digo-o já, independentemente de ganharmos a Champions e todos os títulos: esta sensação de ter o coração nas mãos cada vez que entramos em campo, tê-la-ei até ao fim. Porque não sou um Portista de vitórias. Sou-o, sempre. Independentemente de tudo, não abandono o barco. Mas sou um homem de ciência. E se se testa uma hipótese, e se esta falha, a experiência falhou.

E a loucura é fazer os mesmos erros insistentemente, buscando resultados diferentes. Mas a culpa não morre solteira às mãos de Lopetegui. Haja coragem de pôr os interesses do clube à frente dos próprios e ser preventivo em vez de remediador. Não serão. Mas não custa pedir.

Por último, não me interessa se me acusam de seguidista ou não sei quê. Este blogue é de apoio ao Futebol Clube do Porto. Apoio. Independentemente do treinador - sim, retiro o que disse, pode até ser Jesus, não vou gostar, mas paciência, também não gosto disto  - vou estar com o Futebol Clube do Porto até ao fim. Não sou é cego. E, se a evidência mo demonstra vezes e vezes sem conta, não sou eu que vou insistir no erro. 

Para mim, salvo demonstração cabal do contrário - sempre possível, mas improvável - este vai ser outro ano muito longo. Mas estarei lá, no meu lugar, a apoiar como possível, até ao fim. Contigo até ao fim, tu és o nosso amor.

P.S.: Não vale a pena virem com comentários insultuosos e acusações ad hominem enquanto se refugiam no anonimato. Vão directamente para o lixo. Estou aqui a dizer-vos, durante semanas não tive comentários. Agora vêm os "eu avisei?" Whoopty-doo. Prefiro confiar e perder do que estar cínico e a bater nos meus.

E atenção, estarei aqui para sorrir, se por ventura Lopetegui me provar que muda e aprende. Porque quero o sucesso do meu Clube. E não deixarei de apoiar o Clube, nas vitórias e nas derrotas.

50 comentários:

  1. este mes de Dezembro vai ser crucial.
    honestamente, nao fisse plo dinheiro, ir pra liga euopra ate que pode nao ser mau, mas tendo tido hipotese de em casa, precisar de fazer apenas um ponto, e' que fica o amargo de boca.

    continuo a acreditar nas frentes todas, temos boa equipa, mas nao podemos continuar a dar primeiras partes de avanco como se tem dado. imperial chegar a alvalade a 2 pontos, se nao..... chapa 5 do ano passado.

    os adeptos dos blues tao com o reinador pq o treinador nao e' burro e ate o Klopp no ano passado falhou, mas enfim, sabem o que valem.

    levantar a cabeca, pq sabado em Aveiro o jogo sera perigoso
    Manu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jogo será perigoso? O de Tondela? Por favor!

      Ou ganhamos umas bolas ou então mais vale desistir já! Chega dessa coisa de "adversário difícil" e "o que interessa é o próximo jogo", que depois se traduz numa equipa lenta, sem ideias nem remate!

      É para massacrar e mais nada!

      Abraço

      Eliminar
    2. qdo digo perigoso e' face aos homens do apito este ano so verem verde...pq de resto concordo, se nao ganharmos ao tondela confortavelmente....

      olhando friamente, ja chega e' de enaltecer records que sao fruto de certas circunstancias...de que vale ganahr ao bayern e levar 6 ? de que vale ganahr ao chelsea (e provalmente ir la perder)?
      perder com slb e perdermos a liga precisamente por 3 pontos? perder com o scpp e xau taca?
      isto pra dizer que nos momentos decisivos, nos que podem dar titulos, falhamos s-e-m-p-r-e !

      Eliminar
  2. Primeiro local na net onde encontro o espelho do meu sentimento. Não encontro é, em lado nenhum, a minha crença em que o árbitro nos tirou pontos (como tinha feito o seu congénere em Kiev). Não me parece penalty contra o Porto, não considero aquele tipo de lances de toque mínimo e ardis rebaptizados de inteligência e experiência como faltas. Há penalty perdoado ao Kiev, há cartões perdoados ao Kiev, há uma bola ao poste do Dynamo que me parece vir de um cruzamento que curva fora do campo....

    Ficaríamos aqui lixados, menos 20%, porque, apesar de tudo, foi a pior exibição desta época. Um Porto que continua sem saber jogar em jogos com obrigação de ganhar e contra equipas desesperadas (como foi em Munique). Sabemos jogar muito bom futebol, mas basta o adversário meter a cassete "até os comemos" (que devia ser nossa), que desabamos como um castelo de cartas. É um modelo monocórdico, sem muitas variações em termos de ritmo (porque me parece haver plano B, mal executado ou inexistente ontem) e o qual não vejo a ganhar aqueles jogos que vamos precisar... Pronto, foi uma noite má, ainda assim, veremos se é o "nem normal"...

    A minha crença não acompanha a minha fé, não estou muito feliz com os prognósticos para Stamford Bridge. Começa a ser difícil defender Lopetegui, mas cá estamos nós, a aturar os "totobolas à segunda", que às vezes até parecem ter os textinhos prontos antes do jogo acabar, tal é o tamanho da reflexão e o timing da publicação.

    Resta-nos amar o FC Porto, mais hoje que nunca.

    Saudações,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem vi o resumo, sinceramente. Mas sou, por princípio, partidário de que só podemos falar dos detalhes quando podemos defender o geral. E eu, em boa consciência, não posso fazê-lo.

      Abraço

      Eliminar
    2. É difícil, sim, mas basta separar as coisas.
      Primeiro ponto: exibição inadmissível a nunca mais repetir... Esperemos
      Segundo ponto: se eu estiver correcto e em 2 jogos o Kiev tiver ganho a sua qualificação directamente contra nós, então até podíamos ter jogado com erros de escolinhas, temos que sentir revolta.

      Mas revolta com erros de arbitragem fica um dia ou dois após o jogo e some-se. Erros constantes nossos cabe ao treinador e equipa corrigir e preocupa-nos mais isso, claro.

      Não é uma questão de defender a equipa, que não merece muito. É discutir os factos.

      Saudações,
      Fábio Pinto da Costa

      Eliminar
    3. o arbitro? epah....nao vamos por ai.... e' penalty. nao seria um escandalo se nao marcasse, mas e' penalty ! o imbula e' q e' burro !!!!

      Eliminar
    4. Já se sabia ao que ia. Ele arbitrou-nos contra o Bayern. E nem por isso perdemos!

      Abraço

      Eliminar
    5. Leia por favor o comentário todo, digo claramente que, atribuindo ou não a derrota ao árbitro, estou muito enojado com a nossa exibição. Tal como em Kiev, valeu o árbitro aos ucranianos, mas tal como em Kiev, esteve ao nosso alcance mudar o rumo das coisas e desperdiçámos.

      Aquilo não é penalty. Não há rasteira ou pisar que justifique a queda, acaba por ser um ardil e ratice do futebol ibérico que me enoja. Se o Imbula foi burro e o outro gajo foi esperto, então o outro gajo arrancou penalty - enganou o árbitro. Estou farto desse tipo de faltinhas e toquezinhos e jogadas do género, acho-as mal.

      vamos concordar na apreciação global: grande borrada nossa.

      Saudações e obrigado pelos 2 segundos de conversa :)

      Fábio Pinto da Costa

      Eliminar
  3. ja agora convido a ler as declaracoes do Antunes, jogador portugues do Dinamo... esta tudo la....nu e cru...

    ResponderEliminar
  4. convido tambem a espreitar um blog rival (artista do dia) com uma excelente analise as estatisticas/records que o FCP bateu com esta derrota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Evidentemente não o farei, nem convidarei ninguém a fazê-lo, mas é a isto que nós nos expomos...

      Abraço

      Eliminar
  5. Vamos ganhar a Londres!!
    Ponto final caralho!!
    Já basta de bater! Que queriam? Invencibilidade até maio? Se este jogo serviu para alguma coisa foi para ver que há gente que por culpa própria vai deixar de contar. Vão dar lugar a outros como Bueno e Sérgio e André.
    Sinceramente o que mãos me ficou na retina foi o medo que os nossos alas tinhas em assumir o jogo. A forma como não acompanhavam os laterais na primeira parte e na segunda os médios..

    Mas vamos ganhar a Londres! E quem tiver dúvidas não venha depois para aqui dizer que são uns heróis!

    Cumprimentos
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar, Pedro, até acho possível.

      Mas esse não é o problema.

      O problema é que, quando temos de aproveitar, SISTEMATICAMENTE, claudicamos.

      Abraço

      Eliminar
    2. Certo caro Jorge! Não sou mais nem menos portista que ninguém mas tenho aquela coisa em mim que mesmo com Paulo Fonseca e quando até aos 85 min ainda não tínhamos um passe acertado eu acredito sempre.
      E apesar de este ter sido o pior jogo de Lopetegui eu acho que não devemos desistir. Apoiar porque já deram mostras de qualidade. Sinceramente acho que ontem quem perdeu foi a equipa, não o jogador a nem o treinador. A equipa não jogou nada depois dos 25min. E algo que me ficou na retina (não sendo culpa só deles claro) foi a falta de tomates dos alas.
      Só nos resta esperar. Temos agora 3 jogos para o campeonato antes de Londres e ganhando chegamos lá em primeiro no campeonato ( ah? ;)) e com vontade de fazer o que nunca fizemos... Ganhar em Inglaterra.

      Abraço

      Pedro Santos

      Eliminar
  6. Ganhar em inglaterra, ganhar aqui, ganhar ali, ganhar acolí, a fuga para a frente, o eterno mantra salvador da época lopetegui.

    O treinador é o espantalho da doyen de serviço, no qual o imbula joga sempre, joga mal mas joga, o tello tem de jogar e assim em diante. De volta, fica o André no banco que quando joga tem de jogar mais que os outros pois o mister não o quer a jogar.

    Uma palavra para o Casillas, tem classe de capitão, errou, assumiu, pediu desculpa e anda para a frente, já o treinador fala da sorte, dos penalties e afins. em 90 minutos 2 lances de perigo se tanto com dois tiros na barra promovidos por quem, o gajo que estava no banco e que jogou com enorme entrega.

    Durante os ultimos 18 meses apoiei o treinador, mesmo depois dos desaires na madeira e afins porque estava a fazer mais bem do que mal, hoje foi a gota de água, a época de lopetegui terminou, venha o próximo pois a partir daqui vai ser penoso e já em Dezembro é o make or break.

    Pelo caminho, salvo milagre em Kiev, fica a Champions, o primeiro grande objetivo da época.

    Nota adicional, o "Imburla" não faz dois passes de jeito e é aflitivo ver o Porto a jogar, a fazer 40 passes seguidos fora da grande área do adversario num fio de jogo previsível e sempre antecipado pelo adversário por ser básico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa questão do Imbula é interessante, mas deve por-se de outra forma: para que contratar um box to box rápido, com boa leitura e com cola nos pés para depois o castrar completamente na posse apoiada?

      Abraço

      Eliminar
    2. Custa-me dizer isso mas o Renato Sanches fez mais no jogo do Astana que o Imbula em n jogos.
      Forçaaaa Porto

      J Gomes

      Eliminar
  7. Não pude ver o jogo, como tal e atendendo ao que li e ouvi posso dizer algumas coisas:
    - André tem que estar em campo, nem que seja à baliza.
    - O treinador não consegue motivar os jogadores para os momentos decisivos, talvez uns caralhos e uns foda-se sejam necessários, e deixar de ser tão polido.
    - os mesmos que criticam o treinador por só apostar na champions também o criticam agora?
    - quantos jogos da champions da era de julen em que fomos piores que os adversários, 2? Isto é difícil.

    Abraço P, Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quando somos maus, somos mesmo MUITO maus. E a forma de nos anular está demasiado evidente...

      Abraço

      Eliminar
    2. O problema foi que nos convencemos (após o bom jogo na Ucrânia), que éramos muito superiores ao Dínamo e não creio que seja assim. Tem um bom plantel, com n internacionais, com larga experiência e não menos importante, creio que grande parte está junta há algumas épocas. E isto faz a diferença quando as equipas são equilibradas. Depois, e batendo outra vez no ceguinho, a Julen, mais do que o modelo de jogo, a forma de atacar, a forma de defender, falta a parte de arregimentar as tropas. O que muitos de nós traduzimos em garra, em vontade de comer a relva, do "até os comemos". Creio que o treinador tem esta lacuna, não consegue fazer que os seus jogadores tenham esta "pica", que em muitos momentos é mais importante do que o sistema utilizado, ou de quem vai para jogo. E por isso a equipa falha (muitas vezes infelizmente) nos jogos em que não pode falhar. O dizer que era o jogo mais importante da época, que na boca de outro treinador seria para provocar este efeito, na boca de Julen parece provocar o efeito contrário, cria mais pressão e os jogadores desaparecem de campo E quando assim é, não há táctica que lhes valha..
      Não sei, mas acho que é um dos grandes defeitos do treinador basco. E por isso é que o raio do Danoninho nunca mais aparece...

      Abraço, P. Torres

      Eliminar
    3. Há gritar para dar força e gritar porque se está histérico.. Insegurança não atrai força...

      Eliminar
  8. Jorge...
    Eis a falta do tal plano B, mas a melhor interpretação do nosso treinador é esta que li algures:

    Intervalo: 0-1
    Sai o defesa direito, o defesa esquerdo vai para defesa direito, o defesa central vai para defesa esquerdo, o trinco vai para central, o médio vai para trinco e entra... um médio!!!

    P.S. Acredito plenamente que podemos vencer em Stamford Bridge. Não pelo nosso treinador. Mas pelos nossos jogadores. Porque foi essa a impressão que me deu cá, na nossa vitória sobre o Chelsea.
    Um exemplo? Imbula. O miudo tem pés de ouro! Só não vê quem não quer! Capaz de grandes arrancadas com a bola colada nos pés, está amarrado a um jogo de passe lateralizado, atrasado e curto! Parafraseando uma certa imprensa, apetecia-me gritar ao nosso mister: Deixe jogar o Imbula, carago!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode crer! E quem diz o Imbula, diz:

      - Criar contra-ataques rápidos para lançar o Tello, como no sporting o ano passado

      - Apoiar o Abou e cruzar em condições

      - Deixar jogar o Bueno

      - Pôr o Brahimi de molho um ou três joguinhos...

      And so yon.

      Abraço

      Eliminar
  9. Não sou portista de vitórias nem dos grandes momentos. Não acho que quando ganhamos está tudo bem e quando perdemos está tudo mal. Ainda assim não queria deixar passar aqui alguns aspectos que me parecem importantes:

    1.º - Dou de borla a má exibição da equipa. Há dias melhores, dias piores, dias em que tudo corre bem, dias em que tudo corre mal.
    2.º - Dou de borla as opções (más, do meu ponto de vista!) do treinador.
    3.º - Já o que eu não dou de borla nem percebo, é o seguinte: alguém achou que equipa sabia a diferença entre o 0-2 e o 1-2???? Eu fiquei com a nítida sensação de que a equipa não o sabia, e isso sim é MUITO GRAVE...induz falta de preparação dos jogos, falta de análise de todos os cenários, e a isso chama-se INCOMPETÊNCIA! E incompetência eu não posso aceitar no nosso clube.
    4.º - O que vai mal neste clube está longe de se resumir a Lopetegui. Ele é que tem que ser o "porta-estandarte" da mística e da cultura Porto? O problema vai bem mais longe....muito longe...e parece que continuamos a não querer ver, e os portistas de ocasião persistem em apenas fazer da net o seu espaço de portismo.

    SÁBADO LÁ ESTAREI EM AVEIRO....é onde me sinto bem, é onde sinto que cumpro o meu papel.
    O que falta a este clube é ter as mesmas insónias e a mesma falta de apetite que eu tenho.

    ResponderEliminar
  10. andamos nisto ha 2 anos, lopetegui falha nos momentos importantes , a equipa falha nos momentos importantes salvo raras exceçoes, provavelmente em dez estamos fora da champions e do campeonato, com a raça com que os jogadores do sporting jogam e com o nosso estilo pachorrento e de primas donas temos poucas hipoteses. estamos mal a direçao esta cansada e ausente, e a equipa com este treinador nao arrebita, nao joga é facilmente anulavel. Claro que seremos sempre portista, estaremos la sempre como quando ganhavamos um campeonato de 15 em 15 anos, quando quando passavamos a ponte para sul ja iamos derrotados, se continuarmos com paninhos quentes e sem estar constantemente preparados para a guerra esses tempos voltarao rapidamente.

    ResponderEliminar
  11. Com papas e bolos se enganam os tolos, e eu já não serei mais enganado.
    Estou farto dos erros básicos de construção de jogo. Má preparação do jogo. Falta de atitude gritante. Inoperância em responder bem às adversidades. É mau demais caramba!

    PS: Ainda não estou conformado. Ainda existe em mim a esperança de uma boa época. Mas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas falta aparecer na tertulia pre match e ver os jogos ao nosso lado carago. Por onde andais?

      Abraço

      Eliminar
    2. Em dia de "Champes" é lixado, é sair do trabalho e ir a "correr". Quanto aos restantes jogos é só dar uma apitadela. ;)

      Eliminar
  12. Caro Jorge Vassalo,

    Partilho do seguidismo clubista, bem diferente do seguidismo de quem nos treina.

    Estou triste, chateado por causa da derrota, da forma e do que ela representa.

    No jogo mais importante do ano não jogar com a equipa que mais garantias dá, não lembra a ninguém. Quando o que se afirma não coincide com o que se faz, está tudo dito.

    Raoc

    ResponderEliminar
  13. Caro Jorge, parabéns pelo excelente blogue. Sou leitora assídua do mesmo, e hoje decidi dar o meu testemunho pela primeira vez.
    E tenho a confessar-lhe que me sinto extremamente triste com a situação actual do nosso Porto. Nunca deixei de apoiar o clube, mesmo nos seus maus momentos. Não sou adepta somente nas vitórias. Dei o benefício da dúvida ao treinador mesmo muitas vezes não concordando com muita da sua metodologia, mas ontem foi a gota de água. Não consigo apoia-lo mais. Não tenho confiança nesta equipa. Falhamos sempre nos momentos mais importantes. Perdi a alegria de ver jogar o nosso clube. E custa muito dizer isto. Primeiro caiamos, mas levantavamos-nos mais fortes. Hoje em dia não acredito que isso aconteça. Sinto me tãopessimista em rrelação a esta época. Desejo do fundo do meu coração que ao longo da mesma o clube não venha dar razão ao meu pessimismo.
    Parabéns mais uma vez pelo blogue. Cumprimentos azuis e brancos :) de uma leitora assídua
    Ana Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desejamos todos, Ana. Mas a sua angústia é partilhada pela maioria.

      Abraço e obrigado.

      Eliminar
    2. O meu post de ontem no mural do facebook

      "BYE BYE CHAMPIONS, NÃO ACREDITO EM MILAGRES
      Fizemos um jogo de satisfaz + com muita água benta para medíocre, medíocre mesmo!!! Primeiros 25m de controlo e ascendência do FCP sobre o adversário, mas a partir daí foi sempre a piorar, acabando o FCP por sofrer um golo de penalti, no qual se aceita a decisão do árbitro pois houve contacto. Se na primeira parte foi notória a falta de profundidade ofensiva no último terço do terreno (não me recordo de nenhum remate do Aboubakar), a segunda foi ainda pior. Fomos precipitados, denotamos ansiedade, falhamos passes, não construímos jogo, zero, zerinho, parecíamos o rival que chora desde sábado. O jogo correu tão mal que até o Iker Casillas alinhou pelo dilúvio geral, concedendo o primeiro FRANGO de azul e branco para mais tarde recordar. Perdemos porque merecemos a derrota, fomos incapazes de contrariar o jogo do adversário e ainda mais ineficientes na imposição do nosso jogo. Em suma, num só jogo o FCP hipotecou a champions quando podia ter ganho o jackpot. BYE BYE CHAMPIONS, NÃO ACREDITO EM MILAGRES!!!"

      O grande responsável por esta tragédia foi o senhor Lopetegui, não só planeou mal o jogo, como foi incapaz de desconstruir o plano tático do adversário. Assim, se partiu de um planeamento errado, se foi incapaz de mudar, de ter um plano b ou outra estratégia, então errou, falhou, é o responsável! Se até estivemos relativamente bem nos primeiros 25m, o tempo restante foi o assistir à incapacidade coletiva e individual de mudar o jogo, e se a isto juntar-mos o avolumar de passes errados, erros individuais e inoperância do mister então temos a justificação para a derrota. Era um jogo importantíssimo, fundamental para as nossas aspirações mas mais uma vez falhamos. O que acho mais inaceitável é concluir que no banco tivemos um homem incapaz de dar a volta à situação e ter sido completamente anulado pelo homem sentado no outro banco. Foi uma vitória tática, uma lição de futebol e estratégia. O Kiev fez um grande feito, venceu onde quase ninguém vence, mas mereceu, foi mais equipa, foi muito melhor, o treinador adversário foi muito melhor. Até hoje estive sempre com Lopetegui, continuarei a estar com o mesmo até ao final da época, mas começo a questionar o que estará errado, a ter dúvidas sobre as nossas possibilidades de vencer títulos esta época. Quanto à champions, sinto um pessimismo condenatório que me leva a ver as coisas de uma forma mais realista, uma vez que, para além de achar que não teremos estofo para a decisão, o histórico em Inglaterra não é famoso. É verdade que também podemos surpreender, mas a recorrência dos mesmo erros, a incapacidade de mudar, faz-me sentir esse pessimismo realista. Se for mais otimista, está difícil depois deste jogo, posso pensar que foi apenas um mau dia e um mau jogo. Queira Deus que assim seja, que ainda sejamos capazes de vencer títulos, de vencer o mais ambicionado, o campeonato.
      Ps. A minha crítica pretende ser construtiva, tentar encontrar as razões para o sucedido, ser ponderado na análise dos factos. No final da época haverá balanços, até lá que a água corra pelo bom caminho, caso contrário haverá mudanças. Saudações!
      Ricardo Gomes

      Eliminar
  14. Sou do tempo em que perdíamos mais do que ganhavamos mas mesmo assim os jogadores saíam do campo sob fortes aplausos e porquê? Porque havia raça e amor à camisola.Que se vê agora? Uma série de primas donas armadas em vedetas e que se preocupam é com o dinheiro na conta no final do mês. Já não há Pinto da Costa pois este já não conta. Serei sempre portista mas custa ver ao que chegamos e o pior de tudo é o conformismo em todos os sentidos em que actualmente estamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Mas concordava mais se assinasse os comentários :)

      Abraço

      Eliminar
  15. "E atenção, estarei aqui para sorrir, se por ventura Lopetegui me provar que muda e aprende. Porque quero o sucesso do meu Clube. E não deixarei de apoiar o Clube, nas vitórias e nas derrotas."
    Quando a equipa ganha são os jogadores, quando perde é o treinador... Passámos a ser tão exigentes que à primeira derrota, cai tudo? Não ganhámos o campeonato a época passado sabe-se bem porquê( e não por causa da treta dos momentos decisivos). Se calhar se tivéssemos ganho...
    Apesar do jogo mal conseguido ontem, estamos em segundo do grupo, mesmo não estarmos apurados. Se bem que aquele "golo" em Kiev não existisse... o Dínamo já estava arrumado. No entanto, porque raio é que não podemos ganhar em Londres? É por um jogo mau que vamos ficar pessimistas , e exigir a demissão do treinador? Sempre tivemos jogos maus ao longo dos anos( ou antigamente é que era, ganhávamos a tudo e todos?)-Todas equipas tem jogos maus, mesmas as melhores, o Bayern levou 3 do Arsenal, o Barcelona 4 do Bilbao, o Real 4 do Barcelona, e muito mais.
    Até o dia 28 de Outubro, Lopetegui, segundo um estudo, era o 3º treinador em 25 das melhores equipas da Europa com maior aproveitamento de pontos atrás do Luis Enrique, e do Guardiola, o treinador com menos percentagem de derrotas e com a menor média de golos sofridos por jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, fartei-me de ver jogadores escravos de um sistema, fartei-me de ver uma equipa campeã claudicar em TODOS os momentos essenciais.

      FC Porto sem Raça não é FC Porto.

      Abraço

      Eliminar
  16. Senhor Jorge

    Sou leitor fiel e assíduo deste blogue, não por estar sempre de acordo consigo, mas porque sinto que é um portista sofredor como eu.

    E acompanhei com entusiasmo a sua defesa determinada deste treinador desde a época passada, renovando a sua confiança (em certas alturas, quase "cega" - no bom sentido) apesar de nada termos ganho. Bem como as trocas de mimos com outros portistas que não acreditam no treinador e as suas purgas aos adeptos que considera não serem dignos por não defenderem o clube e o treinador.

    Por isto tudo espanta-me a sua mudança de atitude - é bom mudar, porque se admite os erros - mas nesta altura. Estamos em todas as provas e podemos ganhá-las todas! Se agora deixa de apoiar o treinador (já admite até o Jesus que tanto criticou), não está a ser como esses adeptos de que não gosta, que desde o início não acreditam no treinador? Ou está a dar-lhes razão?

    Não me leve a mal o comentário, mas queria perceber o que realmente sente agora.

    Carlos Cotovio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É estar farto, pura e simplesmente. Se perdessemos a lutar, estaria a defendê-lo como sempre. O problema é que esta atitude leva sempre a falhar nos momentos essenciais, a entrar a medo, a partir na ânsia.

      Ainda não perdemos nada, certo, podemos ganhar tudo, certo. Se tal o fizermos, cá estarei para o reconhecer. Não posso é, em consciência, defender atitude amorfa e falta de Raça. Isso vai contra aquilo que penso ser a atitude à FC Porto.

      E eu não quero o Jesus. Admito-o. Porque, nojento e abjecto que é, induz nos seus jogadores confiança e espírito de luta. Ao contrário... disto.

      Abraço

      Eliminar
    2. Então reconhecerá que razão teria quem há muito mais tempo chegou à sua conclusão actual? Ou só agora é que se justifica estar farto?

      Eu nunca fui muito à bola com este treinador, mas tem o meu apoio enquanto o for. Se já tivesse ido embora também tinha ficado contente. Preferia o Vilas Boas.

      Carlos Cotovio

      Eliminar
  17. Grande post! O nosso treinador joga primeiro para não perder e só depois pensa em ganhar. Não e esta é esta a cultura e a matriz do nosso FCP. Abraços Rui Alves Pereirav

    ResponderEliminar
  18. O problema vem de cima da Sad. É muda, cega e surda. Não existe pura e simplesmente. Estratégia de comunicação não existe. Os sócios só servem para pagar as quotas pois de resto são menosprezados. Somos atacados e não nos defendemos. Temos uma óptima tribuna para dizermos a nossa verdade e não a utilizamos (Porto Canal). Estamos aos poucos e rapidamente a perder o que demorou tanto tempo a conquistar, a raça, a mística o "somos Porto". Por teimosia do Presidente não mudamos o que está mal e só falta ele vir dizer como o outro que nunca se engana....De facto ainda não perdemos nada e ainda podemos ganhar tudo mas lá no fundo todos sabemos embora nos custe admitir, que com este treinador não vamos a lado nenhum . Só quando perdermos mais um campeonato e nada mais houver a fazer é que se irão tomar medidas mas então será tarde. Srs da Sad presidente incluído se estão acomodados e cansados mostrem o vosso amor ao clube e não ao vosso bolso e façam um último serviço ao clube:Demitam-se e deem lugar a outros que queiram fazer do nosso clube aquilo que ele nas últimas décadas foi ou seja um clube ganhador e não este entreposto de jogadores e de interesses em que se tornou. Considerem este desabafo como sendo o de alguém para quem este clube é a segunda família ao longo de muitos anos e com o qual ultimamente não se identifica.

    ResponderEliminar
  19. Sempre defendi Lopetegui, e não venho agora ataca-lo. Mas por amor de Deus. André André no banco é ridiculo. Não estava limitado como se viu quando entrou, e um jogador assim tem que ser ele e mais 10 num jogo desta importância.
    Eu goste de Lopetegui, mas ele é teimoso, e quando as coisas não funcionam ele não muda e isso leva nos a perder jogos como na terça. Quero mais coração e menos cerebro no meu Porto.
    Vou dizer o que vai na cabeça de todos os Portistas, Vilas Boas já se ofereceu, literalmente. E dos anos que levo de amar este clube, não vi nenhuma equipa que me apaixona-se tanto a jogar, mesmo mais que as de Mourinho. Por isso, as contas são fáceis de se fazer. Para mim neste momento, no fim da época mudava para o Vilas Boas, e ele com estes jogadores que temos faz uma equipa demolidora e não uma equipa pensadora e que tem medo de arriscar.

    ResponderEliminar
  20. Na época passada, na sequência do autêntico brilharete que constituiu aquela que foi apenas a nossa segunda passagem aos 1/4 de final da Liga dos Campeões desde Gelsenkirchen e do nosso fracasso no campeonato, surgiu uma peregrina teoria - salvo erro também aqui perfilhada - segundo a qual o FCP apostara na LC em detrimento do cmpeonato português.

    Gostaria de colocar uma pergunta retórica: será que esta época fizemos a aposta inversa (apesar dos barretes já enfiados no actual campeonato)?

    ResponderEliminar