quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Análise Boavista FC 0-1 FC Porto (Quartos de Final Taça de Portugal)


Como definir esta partida? Acho que este jogo é um sério aviso aos senhores da SAD. Um árbitro a roubar-nos indecentemente, uma equipa a poder jogar cacetebol e outra a jogar futebol. Há que começar a jogar o mesmo jogo que os adversários, ou então continuaremos a ser vítimas deste género de coisa. 

Posto isto, mudar de treinador não muda tudo. Sem um pêndulo no meio campo, onde faltou André André, o FC Porto voltou a ter tracção atrás e a repetir os mesmos erros. Há muito trabalho pela frente para soltar as amarras mentais da excessiva lateralização. A forma como o Boavista encostou o FC Porto às cordas, mesmo antes da - injusta - expulsão de Imbula, mostra que o FC Porto não sabe reagir com qualidade à pressão.

Helton salvou-nos hoje. Tivemos a sorte do jogo. Não devemos confiar na sorte. Vai ser preciso muito mais.


Helton - Um Capitão mostra-se nestas alturas. Tivera, antes da defesa do penalti, um erro grosseiro que quase empatava a eliminatória. Mas soube dar a volta e ter a frieza para compensar o erro.

Brahimi - O rasgo individual que contrariou a maré lateralizante levou-nos às meias e, muito provavelmente, ao Jamor.


Não chega mudar o treinador - Aqueles que pensaram que o FC Porto estava já mais atacante puderam tirar o cavalinho da chuva. Há muito trabalho a fazer, ofensivamente e defensivamente. Apesar de se notar que temos uma equipa solidária e com espírito de sacrifício, nota-se que ainda não sabe como dar a volta ao modelo e ainda está insegura. Muito a rever em muito pouco tempo....

O verdadeiro artista - A arbitragem de hoje é impronunciável. Claramente encomendada para quebrar a ambição de um qualquer título Portista, teve um só fim: prejudicar-nos do primeiro ao último minuto. Jogar 10 contra 14 é hercúleo. E, repito, a política de silêncios da SAD não pode continuar.

38 comentários:

  1. faltou engrandecer a grande exibiçao do varela, o jogo de hoje serviu para perceber porque de varela sim, quaresma nao, tello nao e o porque de a maioria dos laterais preferir ter um varela a frente que um outro qualquer... grandes espirito coletivo, grande sacrificio (segundo jogo da epoca a fazer 90 min) grande ajuda em missoes defensivas

    ResponderEliminar
  2. Esta foi uma arbitragem vergonhosa que tudo fez para nos prejudicar. O Helton por vezes comete deslizes inacreditáveis que nos podiam ter custado caro,vá lá que o pênalti foi mal marcado e ele defendeu.Precisamos urgentemente de um defesa central de categoria pois com estes não vamos a lado nenhum e contra o Borussia corremos o risco de mais uma humilhação. Se perante esta arbitragem a Sad ficar calada só tem um caminho que é o de dar lugar a outros pois já não encarna a alma lutadora apanágio das gentes do Porto.O que é demais é moléstia e já basta de sermos tratados de maneira diferente dos outros e tudo no silêncio aceitar.Este comportamento autista envergonha.

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge,

    Sangue, suor e quase lágrimas. Parabéns ao Rui Barros.

    Concordo, ainda temos um longo caminho pela frente mas esta arbitragem demostra que nos querem enterrar e não há respeito pelo FCP. Na primeira parte o Boavista bateu em tudo o que mexia. Que dizer de Idris? Esse grande caceteiro mor que pasme-se passou incólume enquanto nos encaixamos 6 amarelos e um vermelho. Uma vergonhosa e encomendanda arbitragem que infelizmente não vai alterar nada na política de comunicação autista da SAD. São por isso coniventes com este estado de coisas.
    A expulsão de Imbula é exagerada mas este jogador ou tem carta branca para sair e se assim for não deve jogar ou se assim não for, vai ter que pedalar muito. Parece amuado, distante e frio e para além disso foi uma nulidade em campo.
    Por fim uma palavra para Aboubakar que nos podia e devia ter tranquilizado mais cedo (não se pode falhar tanto) e para Varela, Danilo e Herrera que estiveram muito bem.

    P.s - gostei e apenas confirmou o enorme e bom carácter de Lopetegui, da carta hoje dirigida ao FCP.

    Raoc

    ResponderEliminar
  4. Jogo pouco conseguido do NGC, mas a vitória á justa. Mesmo contra 10, os da rotunda só tiveram 2 oportunidades de golo, e ambas oferecidas por jogadores equipados de azul e branco.

    Danilo MVP.

    Temos as arbitragens que merecemos em virtude do silêncio da SAD.

    Enfim. Mais uma vitória, rumo ao Jamor.

    Bonita atitude do Helton perante o jogador que falhou o penalti e igualmente bonita a foto colocado por Casillas nas redes sociais. 2 grandes guarda redes enfazem parte do nosso plantel.
    Indi salvou Helton, e este o último retribuiu o favor ao defender a grande penalidade.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Danilo merece, sim, mas no ataque também não esteve grande coisa e, a meu ver, lateralizou muito o jogo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Ena tanto aziado pelo Porto ter ganho.

      Eliminar
  5. É caso para dizer que temos mais sorte que juízo! Que luxo ter o Helton! Já chega destas arbitragens mesmo e já chega desta política incompreensível de silêncio! Vamos ficar quedos e mudos perante o que se passou hoje? Parecia que valia tudo, desde amarelos, expulsões, penalty no ultimo segundo... Curioso que quando Imbula foi expulso disse para mim mesmo que faltava o penalty e aconteceu mesmo no ultimo segundo. Assim não pode ser. A rever urgentemente.

    Abraço
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  6. Hoje foi uma autentica anedota, dou de barato a expulsão do Imbula, mas na 1parte o Herrera sofre uma entrada de pitões por trás e nem amerelo foi. O Maxi para mim é agredido e em vez disso ainda leva amarelo.

    Mais de que contratar um treinador a Sad tem que tomar uma posição. Se é para sermos fo**dos têm de pagar o jantar 1. Chega de sermos meninos bonitos e vamo-nos preparar que domingo vai ser pior.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fodidos, mesmo. Não há cá censura linguística. Até agora, não houve posição da SAD.

      Abraço

      Eliminar
  7. Foi um jogo de taça, com características diferentes e marcado pelo anterior, pelo que não se pode tirar grandes conclusões.

    Mas uma coisa é certa: uma equipa não muda de um dia para o outro, ainda mais sem ter um novo rumo ao qual se agarrar.

    Creio que nesta fase o essencial é mesmo sobreviver (= ganhar) e isso conseguimos, mesmo apesar do menor acerto e do sacano do apito.

    Abraço portista,

    LAeB : Do Porto com Amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, estamos de acordo. Acho importante sublinhar que Roma e Pavia não foram feitas num dia. Apesar de tudo, mesmo assim, tentou-se rematar e fazer jogo.

      E, como dizes e bem, sobrevivemos. Venha o Gil.

      Abraço

      Eliminar
  8. concordo estamos sem predidente sem direçao e sem jogadores(faltam alguns). Imbula ja tem na cabeça que saiu, a defesa treme com 2 centrais razoaveis e layun pessimo a defender, meio campo assim que perdeu everton acabou, abou mais do mesmo. Passamos mas temos de rever muita coisa ja!! ARBITRAGEM MAIS UMA DEPLORAVEL E TENDENCIOSA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o Danilo chegou, também não defendia nadinha. É tudo uma questão de organização. Nenhum deles é assim tão mau. Calma.

      Abraço

      Eliminar
  9. Precisamos de um defesa central urgentemente. E de umas pessoas novas na administração.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se precisamos de pessoas novas. Precisamos sem dúvida de uma outra atitude.

      E de um central, sim.

      Abraço

      Eliminar
  10. Bom dia Jorge Vassalo,

    Ontem foi uma vitória arrancada a ferros. Nem tudo foi perfeito, nem podia ser, pois os jogadores ainda estão em modo Lopetegui. Mas começo a vislumbrar atitude, querer e raça. A rever no próximo domingo. Uma palavra para a carta de despedida de JL, é de HOMEM. Demonstrou carácter e gratidão. Da minha parte também lhe agradeço a forma abnegada como sempre defendeu a brasão abençoado. E tantas vezes sozinho. Continuamos a ser comidos pelos homens do apito e a nossa SAD caladinha como um rato escondido. Temos medo de quê? Quais os rabos de palha que não nos permitem falar? O NGP o que tem a dizer a esta situação? Urge mudar, antes que seja demasiado tarde.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  11. A criação da newsletter foi uma tentativa para contornar o silêncio da SAD. Esta visto que não vai mudar... mas também está visto, e está à vista que não serve. A política mudou desde o Apito. Está na altura de mudar. Tem de haver uma cara que enfrente as balas, e defenda a equipa e o clube! E não me parece que será o nosso Presidente, infelizmente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um parágrafo numa cartinha do Clube? Uau! Calem-se que já nem vos posso ouvir, senhores da SAD!

      Abraço

      Eliminar
  12. Uma coisa temos de nos mentalizar o presidente já não tem o mesmo vigor para estar com estas guerras, mas pq é que uniformizando o discurso outras pessoas não falam, por ex o AH.

    abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  13. qual o meu espanto de ao ler a bola vejo que os 4 casos q eles poem envolvem todos jogadores do FCP como culpados....acho q se esqueceram de publica os do boavista, so pode...
    manu365

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um lapso, certamente! :D

      Enfim... notícia é o Luisão!

      Abraço

      Eliminar
  14. Pois ...e para o ano são de novo convidados para a festa dos Dragões

    ResponderEliminar
  15. ....olhe pró que lhe digo: se se vai contratar quem eu penso, a SAD bateu no fundo e prova que navega ao sabor do vento...por isso esqueça a comunicação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém sabe, todos os dias a dizer um nome diferente!...

      Abraço

      Eliminar
  16. Caro Jorge

    Apenas quero denunciar mais uma vez o jornalismo rasca. Já viu a noticia no Sol?

    http://sol.pt/noticia/493111/FC-Porto-procura-treinador

    Miguel S

    ResponderEliminar
  17. Boa Tarde Jorge Vassalo,
    Jogo complicado que faz antever grandes dificuldades em Guimarães. Oxalá me engane mas não me parece que Rui Barros tenha presença junto do plantel para levar o Porto ao sucesso. A actuação do árbitro ilustra a nulidade que tem sido o comportamento da nossa Direcção na defesa do FC Porto. Na época passada foram, entre outros, o escândalo da Pedreira e o penalti em Guimarães, agora foi este a querer-nos atirar fora da Taça. Não se compreende atitude tão passiva do FC Porto e se alguma razão existe para tal que nos seja explicada. Sobre jogadores, a desilusão que é Imbula que, como escreve, já não tem a cabeça cá. Quanto a Aboubakar, parece que é bom rapaz, trabalhador e bom colega mas precisamos de golos e ele não os marca e sendo assim com ele a PL estamos conversados. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao que parece a SAD desse problema está a tratar. Não me parece que Rui Barros seja uma solução permanente. Mesmo assim, ainda não perdemos...

      Abraço

      Eliminar
  18. Não se sabe nada sobre o Suk afinal é nosso jogador ou não? Só num clube autista como o nosso isto pode acontecer.Não há o mínimo respeito pelos sócios. Deviam ter o estádio às moscas para ver se aprendiam a respeitar quem sofre todas as semanas com aquilo a que de há dois anos a esta parte temos sofrido.

    ResponderEliminar