quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Antevisão FC Famailcão - FC Porto (Taça CTT) e Notas Do Meu Contentamento

Numa taça praticamente perdida - só acaba no fim! - nada melhor do que fazer aquilo que sempre se quis fazer, que é enquadrar os atletas da formação na equipa principal, aos poucos, da forma como deve ser feito. Tenho a certeza que Peseiro vai poder ver a grande valia de nomes como Ismael Diaz, Omar Govea e Francisco Ramos. Sobretudo o primeiro, porque é, para mim, uma muito válida alternativa para a provável saída de Cristián Tello (ver notas). Extremo rápido, de remate potente e faro de golo, é um belo exemplo de que não é necessário ir a fundo ao mercado para se colmatar falhas. Francisco Ramos, Victor Garcia e Govea são jogadores do FC Porto e Portistas que deixam tudo em campo. E isso é o que precisamos.
Helton e Raúl Gudiño (guarda-redes); Martins Indi, Maicon, Rúben Neves, Varela, Sérgio Oliveira, José Ángel, Corona, André Silva, Miguel Layún, Lichnovsky, Imbula, Suk, Víctor García, Ismael Díaz, Francisco Ramos e Omar Govea. 

(4x3x3): Helton; Victor Garcia, Maicon, Lichnovsky, Ángel; Imbula, Rúben, Francisco Ramos; Varela, Suk, Ismael Diaz.

Notas: Estou bastante feliz hoje. Ontem vi a ratazana a guinchar contra nós e pensei: "Alto! Bom sinal! Sempre que a ratazana guicha, é porque sabe que poderemos ser ameaça novamente!" Há, porém, dentro deste divertimento que é ver o senhor verde Santos a arrotar bílis, que relembrá-lo que o problema do FC Porto com Nuno Almeida não foi a expulsão de Imbula ou o penalti de Indi. Foi, sim, aquilo que a ratazana falou a correr e baixinho: a dualidade de critérios. É que Idris deveria  ter ido tomar banho mais cedo, praí aos 30 minutos, e seria um jogo muito diferente, verdade? Pois! Sobre isso não houve imagens colericamente cometadas, pois não? Exacto! Se a ratazana verde se aborrece com o que escrevemos, escrevamos mais! É sinal de que a mensagem passa - e bem!

Já agora, e por falar em mensagem, adoro o Universo Porto! Adorei ver que a estrutura está preocupada com passar a mensagem de união e de cerrar fileiras, de se preocupar em ter uma voz de comando no balneário e que tenha deixado de ter programas inóquos para passar a ter uns que abordem os problemas directamente e sem medos. Assim está melhor. Bem sei que os sinais são ainda tímidos, mas um FC Porto preocupado consigo próprio já está um degrau mais perto daquilo que deve ser. Sinais como o sítio da foto entre o NGP e Peseiro, do professor Jorge Araújo falar de que é necessário Capitania em termos e ter jogadores que queiram estar no Clube, são ideias pensadas e transmitidas que me satisfazem.

Como também me satifaz saber que o Barça pede penalizações da não utilização de Tello e que não estamos preocupados. Bom sinal. Sinal de que, no FC Porto, ninguém vai jogar, literalmente, por decreto, e é preferível pagar a pôr jogar alguém de favor. Pois que vá para a Florentina ou para a banda de lá. Lição aprendida, acredito. O FC Porto nunca foi feito de nomes sonantes, mas antes de sangue, suor e lágrimas. E assim tem de voltar a ser.

Ontem o not sportem lisbon continuou a sua senda vitoriosa, perdendo por 2-0 contra o Portimonense da II liga. Naturalmente, o mestre da táctica jogou com jogadores muito pouco utilizados como Wlliam Carvalho, Montero, Aquilani, Téo Guitérrez, Paulo Oliveira ou Ewerton.  Ah, espera.... pois, a verdade é que Jasus volta a viver a 200 à hora e está já a deixar as suas pedras chave perto do limite. E, por falar em nsl, foi tão querido e comovente ver a ratazana Santos a tentar passar a mão no pêlo de Jasus, ao dizer "não faz isso, está bem? Isso não se faz! Para a próxima dou-te tau-tau" por causa dos agarrões ao árbitro assistente - sim, foram vários - no jogo com o Tondela, bem como o seu irritado/preocupado com Bruno de Carvalho, a generalizar e a pedir à liga para rever a posição de deixar presidentes sentar-se nos bancos de suplentes. Nada de nomes. Plural e generalizado. E embaraçado.

Para terminar, a ratazana e os MaisCoisinhos bem podem tentar desestabilizar Peseiro, mas, no fundo, sabem perfeitamente que ele não tem nada a perder e tudo a ganhar, por isso, será sempre perigoso! Continuem a tentar! Quanto mais falam, mais se mostram! E a vossa gasolina dá-nos força!


20 comentários:

  1. Pois, mas a verdade é que em relação ao tello, alguém concordou com esses termos do contracto. Eu que sou um nabo nunca aceitaria uma clausula dessas. Mas talvez tivesse dado jeito a alguém que tivesse alguma prestação a vencer, ou precisasse trocar de carro. As comissões são filhas da puta. Anda muito pançudo a encher o bandulho á custa do nosso Porto, e é isso que tem que mudar, quer o Porto ganhe ou perca. Porque o mais importante é o clube.
    Firmino Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema dos empréstimos é esse. Às vezes saem furados. Ainda assim, a atitude é louvável.

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Firmino, eu assim de repente também acho que não aceitava, mas a grande questão é como são os nossos empréstimos?

      Na volta isto até é "comum"...mas na verdade nós "simples mortais" nunca sabemos as cláusulas que para lá existem!

      Mas mandá-los àquela parte e fazer o que estamos a fazer é de louvar!

      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Bom dia,

    Só para dizer que também vi a Ratazana dando como exemplo - na questão sobre o vídeo-árbitro que a FPF pretende implementar nos jogos para que seja assegurada a verdade desportiva – o lance da expulsão do Imbula e o pénalti do Indi contra o Boavista. Mas pergunto, se são dois lances claros – apesar de na minha opinião ser exagerada a expulsão do Imbula pelo que se vê por aí -, para que serviria o vídeo-árbitro ? Para confirmar aquilo que o arbitro viu e marcou ? Não era mais interessante dar como exemplo as imagens das 3 expulsões do jogo entre o Sporting e o Braga e que deveriam ter acontecido ? Para não falar do pénalti duvidoso. Aí sim, o vídeo-árbitro fazia sentido de ser aplicado. Não, tinha que ser imagens de um jogo do F.C. Porto e imagens que, na minha opinião, não têm nada a haver e não justificam o víde-árbitro. Realmente....fiquei possesso.... Não conseguem enganar ninguém, sempre com camisola vestida e a bandeira na mão. Onde está a isenção jornalística ?
    E depois vemos aquele Rodolfo a prestar vassalagem a essa Ratazana... concordo rui, concordo..., dizes bem, dizes bem.... és uma pessoa que eu considero isenta... Mas estamos a brincar ? Acham que somos todos uns bananas e que comemos essa palha ? Querem enganar quem ????? Vão todos mas é para um sitio que eu cá sei.
    Agora falando do José Peseiro e apesar de achar que não é um nome consensual entre os Portistas, tenho fé e esperança. É o treinador do FCP é o meu treinador, para o bem e para o mal.
    Boa sorte José Peseiro, põe-me esses gajos a jogar à bola.

    Abraço a todos.

    José Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rodolfo, suposto adepto e Capitão do FC Porto, fez o favor de criticar Peseiro por causa de um episódio com o Rochenback de há não sei quantos anos atrás... enfim, lá vamos vê-lo a malhar todos os domingos. Para ele é o Jasus e mais nada.

      Abraço

      Eliminar
    2. Para o Rudolfo nem é tanto o Jesus, mas sim os euros que lhe caem na continha no fim do mês. O que mete nojo é esses tipos falarem em nome do adeptos do FCP, só porque lá jogaram e outros nem isso.O tachinho faz muita gente dobrar a espinha e o Rudolfo é um deles.

      Eliminar
    3. A estes comentadores da treta, portistas de nome, estrelas da TV, deveria ser indicada a porta de saida.

      Eliminar
  3. seria interessante, agora que temos treinador, perceber se ha intencao de fazer uns retoques no plantel (nao digo de dispensas, que essas ate parecem estar a ser bem feitas) mas sim de compras.
    a acreditar n'O jogo, lichnovsky podera ir para o gijon. ficamos apenas com 3 centrais (que verdade seja dita nao valem um jorge costa, jorge andra ou ric carvalho juntos) atte ao fim ?! hummm
    confesso que neste momento seria o sector chave a reforcar com um bom nome, os restantes uma boa dose de motivacao nos que temos chegara.
    concorda?
    manu365

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim,o mercado fecha a 29 de Fevereiro. Até lá Peseiro pode dar a sua avaliação.

      Abraço

      Eliminar
  4. Estava a fazer zapping e quando paro na sicn está o rui santos a dizer que o José Peseiro não serve para o F.C.PORTO, pois não é um treinador vencedor, ele que me diga quais foram os treinadores vencedores que vieram para cá, o que Mourinho, AVB, Jesualdo, V Pereira e etc e etc tinham ganho antes de treinarem o F.C.PORTO,quanto ao mais coisinhos davam destaque e em letras garrafais " Casillas de fora e Suk convocado", eles esqueceram de dizer que herrera, andre, layun, maxi e outros mais também ficaram de fora, não me digas que eles também foram "castigados", esta c.s. é nojenta e é pena haver portistas a emprenharem pelos ouvidos, mais um motivo para nos unirmos, mas em vez disso já está decidido que Peseiro não serve antes ainda de começar a treinar, assim fica mais dificil, José Peseiro tambeḿ não era a minha escolha, mas a partir do momento que é o nosso treinador, há que dar tempo e apoiar para ele mostrar o que vale, abraço.
    João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O facto de estarem a tentar criar problemas artificiais já mostra bem o medinho com que estão.

      Abraço

      Eliminar
  5. Peseiro vai calar esses detratores de meia tigela e com um pouco de sorte ainda podemos ganhar o campeonato. É evidente que o colo este ano é verde senão veja-se o pênalti ontem assinalado ao Portimonense. Era para levar os verdes às meias finais mas por vezes ainda há justiça. Desta aberração ainda não ouvi ninguém falar. Eles perderam mas não foi por falta de ajuda do árbitro. Esses calimeros são ratos de esgoto do pior que há, e o problema é que nós calamos tudo, e é por isso que ninguém nos respeita.

    ResponderEliminar
  6. Boa Tarde Jorge Vassalo,
    Bom dar oportunidades a jogadores da B. Acredito que Peseiro poderá tirar vantagem disso, se o deixarem porque não será fácil desfazer a linha de import-export que etem imperado na movimentação do plantel. Quanto ao infeliz Rui Santos, anda pelo menos há 15 anos a a semear discórdia e a intriga no mundo do futebol mas entremeia a sua acção com a insistência na "verdade desportiva" que à moda dele deve ser esdrúxula, para constar como reformador. Um dia, que esperemos que não tarde é outro que passará à história como anedota nacional, de mau gosto claro!. Tello?.. Concordo. Que vá pela sombra. Já temos muitos a remar conta a maré e o arejo com a sua partida sempre aliviará o esforço dos que levam o Porto para a frente. Do Universo Porto também gosto, incluindo o grafismo. Parece que o programa tem pernas para andar e para, finalmente, fazer e trazer alguma coisa de concreto em defesa do clube. Quanto à referência [Rodolfo] a Rochemback que mandou Peseiro "tomar no cu" [sic] em directo, num jogo do Sporting, lembro-me bem disso e de ter ficado chocado com o incidente. Pois espero que Peseiro tenha melhorado para evitar esse tipo de problemas. Depois, mais uma vez, lamentar que Rodolfo esteja lá para o contraditório pelo nosso clube e em vez disso o afundar para agradar ao patrão Rui Santos. Será outro candidato à Presidência?. Finalmente, fico curioso pela entrevista que Pinto da Costa dará amanhã, em particular pelo que ele irá dizer a propósito do comentário da sua jovem mulher sobre Baía. A mulher de um presidente de um clube de renome mundial sai em defesa do seu Homem. Só poderá ter sido por amor, enfim, o Amor é uma coisa maravilhosa... Abraço

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Excelente poste,assertivo.
    Também acredito no Peseiro.
    Ontem o burrinho estava na bancada a fumar,devia ser uma merda boa
    pois estava calminho.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  8. Grande Suk não quis ir para os verdes nem para Inglaterra preferiu-nos.Que tenha muita sorte.

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge o seu positivismo contrasta com o meu negativismo ou pessimismo.
    Quem me dera ter um humor mais leve.

    Abraços.

    ResponderEliminar