quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Incorporar A Mística


Cândido Costa era ontem um homem cheio de razão, ao destacar no pós-match (*) o lance do amarelo ao Danilo. Aquilo foi um lance para recordar, não propriamente pela justiça arbitral, mas pela comunhão total que se viu na equipa toda. Aliás, depois da expulsão do soneca Imbula (**), notou-se uma entreajuda e uma ligação quase umbilical entre os jogadores. Isso é de louvar muito.

Em tempos que se fala muito de "falta de Mística", acho que ontem ficou demonstrado que não falta Mística aos jogadores e técnico Portistas. Se nós queremos jogos de demonstração de suor de camisola, o de ontem foi total. Dobras de colegas de sectores diferentes, incentivo permanente de uns aos outros, defesa a cada lance do um por todos, todos por um. E aquele momento em que o "patinho feio" Herrera sai pelo meio campo fora a ser puxado para trás por todos os jogadores do Boavista, qual touro, é algo de uma disponibilidade que não vou esquecer tão cedo.

Outro exemplo é o de Brahimi. Quem o viu, a alguns momentos da época passada, entre a displicência e a pura indiferença, não diria que é o mesmo que ontem se entregou de corpo e Alma ao jogo, no ataque e na defesa, a nunca dar uma bola como perdida ou um lance como desperdiçado. E a forma como ele festejou a defesa do Helton, também demonstra o quanto está, a esta altura, connosco.

E por fim, que melhor exemplo do que este? Tão raro e bonito de ver, esta amizade entre colegas da mesma posição, entre lendas, uma do FC Porto e outra, bem.., do mundo inteiro. A forma como um puxa pelo outro e está genuinamente feliz quando o outro se sai bem, é algo de comovente e só possível em duas pessoas que se sentem em casa no Grande Clube onde estão. Aliás, o Twitter do Casillas isso o demonstra, alguém com bom humor e felicidade, como provam estes dois tweets. ("#esperasentado" é muito bom).

Estamos neste momento com um capital humano muito forte, que poderia ser aproveitado para nos levar ao Querer que é necessário para vencer. Mas não iremos aproveitá-lo porque temos uma SAD muda e calada, alheia a tudo o que é injusto às suas equipas, quer no futebol, quer nas modalidades. Um silêncio que se estranha e, como uma parede de lixa, cria um atrito que sangra. Se alguém - e eu fui um deles - pensa que este silêncio é estratégico, desengane-se. Já o disse e repito: Se o nosso Presidente não está com vontade ou não se sente capaz de falar, que alguém o faça por ele!

Consentir o corporativismo que vemos no Tribunal d'O Jogo de hoje, sem uma resposta adequada, significa também dizer que se está de acordo com os reiteirados, sistemáticos e desenvergonhados atropelos à justiça daquilo que se deve passar em campo. Não pode haver regras diferentes para uns e para outros, constantes inclinações de campo e número assimétrico de jogadores! Se a nossa SAD permite que o FC Porto continue a jogar contra 14, como esperam que a equipa sinta motivação para se superar, jogo após jogo? Nem tendo uma referência histórica no comando técnico da equipa? Nem tendo um grupo forte e solidário? Nem tendo os adeptos cheios de esperança num renascer da Mística Portista? Líderes fracos fazem fraca a forte equipa! E que tal questionar que, se Imbula foi expulso na primeira falta que fez digna desse nome, quantas vezes seria o amigo Idris expulso? Cada vez dá mais a ideia de que temos chefes de empresa e não de Clube! Acordem, carago! Assim não vamos lá!


(*) Tiago Marques não tem culpa, mas estaria alguém a querer muito que se acabasse a correr um pós-match onde tanta coisa aconteceu, para ver um qualquer programa de carácter generalista que vinha a seguir? Se o próprio Porto Canal pouco fala do FC Porto, como esperam que os outros falem?!

(**) Imbula faz-me lembrar aqueles alunos do tempo do liceu que, tendo capacidades e inteligência para mais, têm tal displicência e tédio, que o seu empenho é perto de nulo e a sua valia não é posta à prova. Se algum clube der o que a SAD pede por ele - sim, não vai de borla - pois que vá, ninguém quer cá jogadores contrariados!


E, por fim, referir apenas que há coisas que nunca mudam. Por muito que disfarcem, o desprezo e azia que os sulistas centralistas nos votam, transpira-lhes pelos poros. Continuem a tentar! Ainda não é desta que o Norte é ultrapassado! Parafraseando Iker Casillas, #esperemsentados!

11 comentários:

  1. Roubados sempre fomos, e vamos continuar a sê-lo. A diferença está na atitude da direcção ou Sad ou lá como o queiram chamar, que por esta altura não tem atitude.

    Já o disse e volto a dizer, só voltamos a ter o FC Porto de volta quando mudar muitas pessoas na direcção.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se estas mesmas pessoas conseguem ter uma atitude diferente - vide Taça da liga em Braga -....

      Eliminar
    2. Não estava a pensar em jogadores. Embora a exibição não tenha sido boa, houve muita união e pareceu-me que até conseguiram defender melhor que no tempo de Lopetegui.
      Sobre jogadores é necessário um defesa central.

      As mudanças que me refiro é mais acima. É quem deve mandar fazer e não manda. Custa muito fazer uns vídeos dessas entradas e colocar isso na Internet??? De passar essas imagens no porto canal, antes dos jogos em pLeno estádio para que os pipo Queirós assobiassem os árbitros em vez da própria equipa.
      Qualquer coisa é melhor que nada. Somos roubados e gosados.

      Mas está como eles querem.

      Mas nós é que sofremos. Os da SAD não estão agora a matutar no que devem fazer para que isto termine.

      Abraços

      Eliminar
  2. Boa noite, esta mais k visto que com esta direcao a nossa politica de comunicacso nao se vai alterar. O que eu gostava de saber e o k esteve na origem desta mudanca de padadigma quando esta mais k visto k a continuar neste rumo vamos voltar a ser os bons rapazes k levam pancaxa da grossa e ainda dizem muito obrigado .Se esta direcao continuar amordacada, autista e continuar a permitir este regabofe e altura de exigir explicacoes e dar oportunidade a outros elementos que recuperem a velha mistica do dragao para k nao passemos outro deserto de 19 anos sem sermos campeoes.

    ResponderEliminar
  3. Depois do que se tem visto da Sad, um silencio que fere os próprios adeptos, e os deixa angustiados só há um caminho a seguir que é o de nas próximas eleições eles serem corridos. Quem não defende aquilo que é seu está a mais e tem de dar lugar a outros.Nem Pinto da Costa tem perdão pelo que se (não )está a passar. Saia pela porta grande que depois dos últimos três anos já não o é tanto,antes que passe a ser recordado como aquele que deixou o clube ainda pior do que o encontrou. Viver dos êxitos passados só o Museu.

    ResponderEliminar
  4. As arbitragens vão ser prato requentado este ano (como já foi o ano passado), pelo que efectivamente é pela união, raça e carácter que lá chegaremos!

    Aogora... onde param os desgraçados que dizem que o Herrera não vale nada? Pós Lopetegui o rapaz encarnou( salvo seja)a fúria mexicana, tendo sido para mim em ambos os jogos o melhor em campo!!!!
    Varela o gajo que niguém quer foi uma muleta divina para o Maxi. Fez um jogo sério e abnegado, quiçá um pouco atabalhoado no ataque.

    P.S. Não quero ser mais papista que o Papa, mas o Boavista (que tal como disse aos meus amigos boavisteiros, se jogassem sempre assim, sobretudo contra os 2, estariam a lutar por um lugar europeu e não pela sobrevivência!!!), acabou por ter na sua "rotação" uma arma mais eficaz que o FC PORTO que apresentou basicamente o mesmo grupo 3 dias depois de um temporal que obrigou a um enorme desgaste fisico e emocional!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tínhamos André André, Bueno, o Sérgio Oliveira não foi convocado... Meio campo diferente só Rúben em vez do Imbula....

      Abraço

      Eliminar
  5. Ganhamos é o que interessa. A 2ª parte foi um embuste porque houve um cabrãozito algarvio a pôr em prática o plano gizado por quem de direito, porque um onze remendado, à boa maneira dos pauliteiros de Miranda, teimou em dar pau até nos insectos imaginários, porque Rui Barros meteu um jogador que parecia ter acabado de pagar um jantar de rodízio, embora lhe tivessem dito o contrário e, finalmente, a rapaziada já anda a jogar de 3 em 3 dias há muito. Por tudo isto, hoje, faço um desconto de 50%.
    Preocupante, mesmo preocupante, é o que se prespectiva.
    Sinto-me irritado com um F.

    ResponderEliminar
  6. Se há algo mais teimoso que a teimosia de Lopetegui, só mesmo esta "teimosia" de silêncio por parte de que quem Preside o Clube.
    Mas afinal eles perderam a boca, têm medo de falar?
    Que raio!!

    Ainda bem que já começa a haver união por parte dos nossos jogadores |exceptuando imbula|, senão, então aí é que seria uma verdadeira "podridão" a nossa secção de futebol principal.

    Por mais que seja em blogues ou nas redes "in"sociais, o desagrado Portista quanto a esta situação, ninguém dá um abanão nisto.
    Estão a viver noutro mundo ao que parece...

    Abraços.

    ResponderEliminar