sábado, 13 de fevereiro de 2016

A Narrativa Da Azia Que Queima


Não estava à espera de outra coisa, juro que não. Não estava à espera de loas ou sequer reconhecimento. Começou logo na conferência de imprensa de um cobarde, incapaz de reconhecer o justo mérito adversário. Alguém deveria informar o senhor Rui que os guarda-redes não marcam golos. Quer dizer, excepto o Chilavert. 

Logo esta narrativa se tornou a base de um discurso que se espalhou como praga ao vento: "goleamos em oportunidades" Que lindo, não é? Eu também dou um KO ao Conor McGregor em pensamento! Uma coisa boa de se ver o jogo pela BT Sport Europe (pago, naturalmente (tosse)) é ver a isenção dos comentários e o reconhecimento de um jogo de raça e superação da nossa parte. Quem visse, não diria! 

Parece que empatamos! Parece que o ficaben bateu em mortos mas não "teve sorte". Pouco importa que os últimos 25 minutos o FC Porto tivesse conseguido congelar o jogo atrás ou que quase tivesse feito um esclarecedor 1-3. Não conta, não houve. 

Não foi desacerto, foi defesa, senhores! Uma coisinha que também acontece no futebol sabem? Não foi falta de eficácia! Foi mérito do adversário.

Mas sabem, desde que me conheço como Portista que vejo esta saborosa negação. Nós não ganhamos campeonatos, os outros é que os perdem. Se ganhamos jogos é porque os outros são fracos ou os roubamos. O sistema e a fruta. Pouco importa se ganhamos Champions ou Europa Leagues. Devem ter sido gamadas também.

Enfiar a cabeça na areia e não perceber que uma equipa que é só forte com os fracos não está talhada para ser equipa nenhuma, só favorece quem, com humildade e cabeça, sabe seguir o seu caminho e as suas batalhas. Aqui não há colinho.

Qualquer adepto ou jogador do FC Porto sabe que não conta senão com os seus e que as vitórias só se conseguem de uma forma - sangue, suor e lágrimas. E NUNCA são morais!

25 comentários:

  1. Nem mais nem menos! 100% de acordo!
    Esta mentalidade nunca há-de mudar, se pelo menos os nossos tivessem esta noção, não estaríamos a 3 e 6 pontos de atraso dos nossos rivais.
    Falta passar a mensagem todos os dias aos nossos jogadores e quiça aos nossos adeptos. Aliás, deveria estar gravada em todas as paredes do nosso balneário esta triste realidade que descreves no teu texto: " Qualquer adepto ou jogador do FC Porto sabe que não conta senão com os seus e que as vitórias só se conseguem de uma forma - sangue, suor e lágrimas. E NUNCA são morais!" e acrescEntaria NUNCA SÃO RECONHECIDAS PELOS INVEJOSOS.
    Confesso que hoje estou mais confiante, só espero que o ditado "a alegria dura pouco na casa do pobre" não se verifique neste caso!
    Obrigado Jorge por nos brindares com o teu Portismo e por nos contagiares com a tua crença!

    ResponderEliminar
  2. Nem todos os b********** são estúpidos, mas todos os estúpidos são f**********.
    Eles falam e escrevem para estes, desesperadamente. Hoje é só disfrute..

    ResponderEliminar
  3. O costume. A única coisa que me surpreendeu foi o bom jogo do Porto. O resto é o normal. Eles não perdem, é azar.

    Espero que continue assim e que consigamos usar isso a nosso favor.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fazer o nosso trabalho e esperar que os outros escorreguem.

      Abraço

      Eliminar

  4. o sr Mly também marcava golos.
    faz uma pesquisa no YouTube, mas em relação a um jogo para a Taça de Portugal :)

    #obcecados

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  5. A unica conclusão a que chego é que o nosso clube tem de jogar sem gr. O adversario jogou com sobranceria e pagou caro, mas como os comentadeiros são tds de penafiel ou então usam todos os famosos oculos de penafiel custa-lhe admitir.

    Agora uma coisa é certa não temos feito jogos famosos mas se os gajos do apito fossem isentos a esta hora não estavamos em 3. Ontem a vedeta de 80M no lance em que leva amarelo para mim e vermelho. Á e gostei de ver o layn no final desestabelizar o adversario

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge,

    Espero mesmo é que o grupo saiba aproveitar esta vitória e perceba em definitivo o que é jogar no Porto. Parece incrível mas ouvimos o Mister e parece um dos nossos de há muito tempo. Não tenho dúvidas que foi Peseiro quem motivou e bem esta equipa durante a semana.
    É verdade que tivemos alguma felicidade. Não o nego mas reduzir a vitória apenas a isso é redutor. O Porto procurou sempre jogar para a frente, pressionar alto e ter muita gente na frente. Fomos recompensados pela nossa ousadia e forma de abordar o jogo. Muito bem mister. Vamos lá embalar para um campeonato a Porto mesmo que já não dependamos apenas de nós.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é a vitória em jogos grandes que não é assim?

      Usemos a vitória como rampa de lançamento.

      Abraço

      Eliminar
    2. Qual é a vitória em jogos grandes que não é assim?

      Usemos a vitória como rampa de lançamento.

      Abraço

      Eliminar
  7. Mete graça ouvi-los quando só conseguem goleadas com adversários que lhes estendem a passadeira, quando há colinho ou quando há algum estratagema por detrás contra equipas de nível inferior.

    É por isso que sempre se diz que quanto o Futebol é assunto o FC Porto está lá sempre na 1ª fila.

    Muitos cotovelos, muitas gargantas, muitas cabeças e muitos outros órgãos lhes devem doer nesta altura.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  8. Perdi a cabeça e tou a ver o maisfutebol será que estes gajos viram o mesmo jogo que eu? Se a exibição do chidozie fosse dos encornado ai meus deus. Eles falam dele sem conhece-lo convido-os a ver a equipa B.

    So me dava vontade de ligar pa la e desancar aqueles gajos.

    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MaisFutebol ou MaisBastidores?

      Abraço

      Eliminar
    2. MaisFutebol ou MaisBastidores?

      Abraço

      Eliminar
    3. O habito de ver e tanto que até me engano mas é o maistransferencia

      Miguel S

      Eliminar
  9. Sem colinhos não ha pontinhos!
    E sim ontem no MaisFutebol claro que tiveram falar primeiro do Renatinho que nunca joga mal e quando toca na bola espera-se sempre algo genial.Só passados 25 minutos é que falaram do Chidozie.
    Dar mérito a quem o tem é muito difícil quando o clubismo ultrapassa o racional.
    Se fosse JJ a ganhar aquele jogo o que seria que diziam?
    Nada que não estejamos habituados, só nos faz amar ainda mais o Porto!

    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Totalmente de acordo Jorge.Mas eles assim lá se vão enganando,pode ser que nós aproveitemos.É a CS que temos que só vê a vermelho. Só se cobrem de ridículo pois saindo a fronteira a verdade é reposta é eles são colocados no seu devido lugar e nós no nosso.

    ResponderEliminar
  11. Caro Jorge!

    Apoiado.

    Armando Monteiro
    www.dragaoatentoiii.wordpress.com

    ResponderEliminar
  12. Esta final no basket agora foi 5*. A azia deles no segundo final foi top.

    ResponderEliminar
  13. Mesmo com os nossos americanos de segunda categoria ganhamos olha se fissem de primeira o campeonato era nosso de certeza.

    ResponderEliminar
  14. Olá!

    Peço desculpa mas não posso estar de acordo com a referência à imparcialidade da btsport como alternativa oposição à (presumo pelo post) falta de isenção da btv.
    Por norma, tenho assistido à btv durante 2h por época (Benfica-Porto) e devo admitir que os comentários do relatador do Fifa (Hélder Conduto) assim como do seu assistente (não sei o nome, mas não é o amigo do Melão) me espantaram. Nem Rui Orlando e Pedro Henriques na Sptv conseguem fazer um relato tão bom e sem qualquer tipo de facciosismo. Fiquei realmente admirado, admito. E gostava, sinceramente, que tivéssemos "isso" no canal do nosso clube, ao invés da habitual arrogância (que não raras vezes se torna nojenta) do Bernardino Barros nos comentários aos jogos da equipa B.

    ResponderEliminar