quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Análise Borussia Dortmund 2-0 FC Porto Exibição Melhor Que O Resultado


Foi um FC Porto muito alterado, aquele que entrou em campo hoje na casa do Dortmund. Mas um FC Porto que me deixa contente, apesar do resultado. Passo a explicar.

Houve uma falha de linha defensiva que deu o primeiro golo? Sim. Houve uma falha defensiva de André que deu espaço a Reus para rematar contra Indi e a bola trair Casillas? Sim.

Mas houve também um Varela lateral direito adaptado que se entregou de corpo e Alma, um Herrera cada vez mais Capitão que discutiu com o árbitro, um Marega extremo que lutou e tentou e tentou, um Sérgio Oliveira que ainda não tinha grandes minutos esta época a fazer remates e a ser positivo no jogo e, principalmente, dois centrais que se deram totalmente ao jogo. Entregaram até à última gota de suor. Não me vou esquecer tão cedo de Indi a correr e ao lado de Aubameyeng e a travar a sua única arrancada no jogo. Não me vou esquecer tão cedo dos cortes limpos de Layún. E as defesas na parte final de Casillas, a manter-nos vivos na eliminatória. E um coreano Suk endiabrado que ainda ia fazendo uma gracinha.

Temos um FC Porto à Porto, entregue, solidário, unido, um por todos, todos pelo FC Porto. Travamos, na medida do possível, um dos melhores ataques da europa.

Perdemos mas não por KO. Perdemos por decisão. O rematch é na próxima semana. Com tudo in su sitio e esta raça, eu acredito. Agora, toca a pensar em jogar com esta raça e entrega contra o Moreirense.

Já agora, que arbitragem caseirinha! Afinal não é só intra portas que jogamos em campos inclinados!

15 comentários:

  1. Não estou triste, afinal foram alterações a mais para uma eliminatoria desta dimenção. Mas não deixarei de apontar culpados: SAD e por inerência JNPC (dei-lhe os meus parabéns 6° feira...). É de amadores (no minimo) a composição do plantel para esta época, inadmissível!!!

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro Senhor Vassalo obrigado pela instrussao que me deu e quero pedir desculpa ao Senhor Bruno pq pensei q estava a chamar-me vermelho. Homem q é homem pede desculpa. O passos Coelho é um rato e nao pede desculpas mas esse é um rato. E estes alemães outros ratos. E cá no dragao a suar como hoje ganhamos aos alemães. Vamos lavar a cabeça esquecer o passado e vamos a guerra com os nossos canhões e vamos ganhar cá por 3. A sportv que os donos e patrões sao do Sul e deram as repetissoes q queriam mas nao deram nada quando batiam nos nossos e o freitas lobo devia ser a freira lobo q nem piava qd eles bateram nos nossos. Desculpe o meu escrito tão grande mas hoje estou muito triste.
    Pedro do Bonfim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a equipa equilibrada a história pode ser outra. Não esquecer que a NOS ten uma parte da SportTv...

      Abraço

      Eliminar
    2. É pena que a regra estúpida dos amarelos da Champions contarem para a Liga Europa, e alguns bem discutíveis, como aquele do Maxi em Tel Aviv... mas é mais do mesmo. Já a arbitragem contra o Bayern, tanto em casa como fora,foi repugnante... No nosso país é a mesma treta... Com arbitragens a sério, mesmo que incompetentes, ainda estávamos na Liga dos Campeões e em 1º no campeonato... Mas claro que a maior parte dos adeptos ignoram e vão continuar a ignorar isso, e vão continuar a arranjar bodes espiatórios, seja o treinador, jogadores, a SAD...
      No entanto, temos mesmo de aproveitar os jogadores que podem vir a contar como formados no clube, poupávamos estas "invenções" que até não correram mal. O Dortmund não foi assim tão superior, sem contarmos os números. Eles não jogam tão bem como os pintam, e nós no Dragão podemos dar a volta a isto. Com os melhores.
      E novamente, quanto às arbitragens, uns que até são beneficiados podem criticá-la à vontade, e nós, não o podemos fazer nem na Newsletter "Dragões Diário"...
      É continuar até ao fim, que já vimos os outros perderem pontos, que nem o Vitor Pereira conseguia recuperar.
      De resto, não tenho queixas da atitude de nenhum dos nossos que estiveram em campo, que deram o máximo.

      Eliminar
  3. Foi o resultado possível com a equipa possível devido à incompetência da Sad à qual deviam ser pedidas responsabilidades. Conseguimos defender mais ou menos bem embora cometendo erros inadmissíveis para uma equipa do nível da nossa como o do primeiro golo.Falhamos muitos passes o que demonstra que alguns jogadores não têm a classe que neles queremos ver.Rubem Neves estagnou e não trás nada de novo atirando bolas para a frente sem nexo nenhum. Aboubakar não pode ser o titular pois com ele não vamos a lado nenhum.Brahimi é irritante e devia ir para o banco pois o seu futebol não é produtivo.No final da época é pegar na vassoura e correr com alguns destes pseudo craques que de craque só têm o ordenado no final do mês. Por muito que me custe dizer acho que a eliminatória está perdida pois eles cá vão jogar como gostam isto é em contra ataque e vão marcar de certeza. Os iluminados da Sad com o Presidente à cabeça deviam pagar do seu bolso os prejuízos causados ao clube por terem construído um plantel tão desequilibrado e fraco nalgumas posições. Tiveram Janeiro para colmatar algumas lacunas e não o fizeram por isso se calhar nem a taça ganhamos.Força Peseiro que tu não tens culpa nenhuma é com este fraco plantel ainda consegues fazer algo de bom,dando alguns momentos de fama a este presidente acomodado que só fala nas vitórias. A ver vamos o que sucede Quinta-feira.

    ResponderEliminar
  4. Esta derrota para mim foi levada com alguma tristeza, mas estou muito reflexivo, quanto ao que temos em mãos.
    O que saberia bem se Suk levanta-se um pouco mais a bola e ela lá entrasse....
    Mas.... são os "ses".
    A eliminatória ainda está em pé firme, e para a semana que teremos 2 pérolas de volta pode ser que consigamos uma reviravolta. Estou consciente disso.

    Este foi um jogo de sacrifício e assim tem de ser entendido.
    Afinal Westfalenstadion não é nenhum estádio daquela freguesia, lá mais para o Sul.

    Reagir contra este resultado já no domingo, para ganhar novo entusiasmo.

    Vamos FC Porto!!!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. Peseiro jogou pra perder por pouco, perdeu por poucos...tendo em campo pelo menos 4 inoperantes ( Aboubakar, Brahimi, Varela e Sérgio Oliveira) e apenas podendo fazer 3 substituições, podia pelo menos ter tirado os 3 mais inoperantes, e colocado qualquer um pra ver se a coisa melhorava...

    Varela a lateral nem nas melhores invenções de Jesualdo...Varela é um ex-jogador em atividade...na sua posição de origem, tem a média de um jogo bom para 15 ou 20 absolutamente medíocres desde a época 2012/2013...e devo ter visto outro jogo, porque não me lembro de Varela acertar um único passe, cortar um único passe, roubar uma única bola ou receber e dominar uma única bola sem passá-la ao adversário mais próximo...

    Sérgio é um típico caso de estudo... nos sub-20 é líder, é capitão, joga e faz jogar, é completo a defender e a atacar...na equipe A, é um jogador banal, nao corre, não marca, não rouba bola, perde bolas com uma facilidade incrível, é lento, irritante, erra passes de um metro, enfim, um jogador que serve perfeitamente aos paços e moreirenses desta vida...

    Eu tirava Aboubakar, Peseiro tirou Brahimi...mas a culpa não é só dele, pois nem nas distritais um plantel de qualquer equipezinha de meia leca tem apenas dois ou tres defesas centrais para jogar uma época...

    Falando de coisas boas, Layun é pra comprar... a pronto pagamento... e é pra ontem...
    Se tivéssemos gente de qualidade para a lateral, Layun seria o meu nº 8, compondo o meio-campo com Danilo e André...
    Mas o que mais interessa é ganhar ao moreirense, mesmo que seja por meio a zero...

    ResponderEliminar
  6. Com tantas ausências em nossa equipe, seria muito difícil conseguir um bom resultado na Alemanha. O que nos faz acreditar que podemos fazer melhor aqui, com a volta dos titulares...

    Mas eu dei uma olhada nas ausências do Dortmund também: Ilkay Gündogan, aparentemente o líder do meio campo, estava doente e não jogou, mas provavelmente jogará na próxima quinta-feira. Além disso, Nuri Sahin, o jogador que o substituiu no meio de campo, fez o seu retorno em quase um ano fora de campo, ou seja, um jogador sem ritmo de jogo nenhum... Me dá calafrios ao pensar se esse Gündogan jogar no próximo jogo, e for tão bom quanto dizem.

    Mais uma observação: pelo que li, esse time do Borussia Dortmund tem dificuldades em jogar com times que basicamente se defendem (e francamente foi o que fizemos hoje, considerando que mal atacamos). Mas estando nós em desvantagem, e precisando marcar gols, teremos que atacar mais, deixando nossa defesa vulnerável aos contra-ataques da equipe alemã.

    Concluindo, nos vejo numa situação extremamente complicada. Se o Dortmund marcar um gol sequer aqui, nos obriga a marcar 4.
    Teremos que fazer muito melhor do que fizemos hoje para conseguir passar.

    Carlos Pereira

    ResponderEliminar
  7. Caro Jorge,

    Não vi o jogo mas ao que parece por esta altura não se pode pedir muito mais a uma equipa cheia de remendos.

    Raoc

    ResponderEliminar
  8. Que tem como adversidades ser forçado a remendar toda a linha defensiva, não poder contar com o seu esteio no meio-campo, jogar numa atmosfera adversa electrizante contra um dos ataques mais eficazes do mundo, contra uma arbitragem caseira, sofrer um golo a frio e outro por uma tabela que traiu Casillas, e ainda assim conseguir reagir, unir-se, equilibrar-se e jogar olhos nos olhos, não me deixa desapontado. Pelo contrário, perdemos o jogo mas estamos a ganhar uma equipa.

    No Dragão, os alemães vão sofrer tamanho massacre que nem vão poder respirar. Carrega Porto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Jorge,

    Além de jogarmos desfalcados há o facto do poder físico dos alemães, que se traduz em: capacidade de choque, velocidade de pernas, superior ritmo de jogo e disponibilidade para autenticas cavalgadas (correrias)... sempre a abrir...!
    Quanto ao aspecto técnico, estão ao nosso alcance
    Um FC Porto na máxima força e em dia sim, de grande inspiração poderá senão passar a eliminatória, pelo menos superar/vencer o Borussia. E isto claro porque a equipa tem alguns pontos fracos, um exemplo, como toda a gente sabe, a falta dum central de qualidade líder...

    Abraço,
    Armando Monteiro
    www.dragaoatentoiii.wordpress.com

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Jorge Vassalo,

    Plantel curto, jogo possível. O resultado não foi bom, longe disso, mas com esta atitude acredito que vamos pôr os alemães a transpirar. Eu acredito na remontada. Ganhar ao Moreirense é absolutamente obrigatório e depois preparar o jogo com o BVB de forma tranquila. Uma palavra final para Martins Indi, que sacrifício rapaz. Obrigado por dares tudo pelo Brasão Abençoado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Caro Amigo Jorge,

    Ontem vi o jogo com toda a tristeza e certeza do plantel fraquissimo que temos actualmente...

    Contudo também vi que, apesar de ser fraco, temos um plantel de jogadores que sabem sofrer e sabem-se dar ao jogo.

    Actualmente temos 11 titulares e 3 jogadores que podem ser opções sérias (Helton, Varela e Ruben Neves), tudo o resto são jogadores que não deveriam estar do Porto ou que ainda não estão integrados no Porto o suficiente para demonstrarem o seu futebol (espero que esse seja o caso do Marega e Suk, que se jogam somente aquilo que mostraram até agora, então que voltem para os clubes de origem sff).

    O jogo foi de sentido único e não o podemos negar e ganhamos uma equipa que soube ser humilde e perceber que o seu treinador achou que não teria condições de mais nada fazer além de adiar a eliminatória para o Dragão, mas para um adepto foi depressivo ver o que vimos naquele tapete verde.

    No próximo jogo e já espero com o 11 titular, essencialmente a nível defensivo, a conversa é diferente, mas também vamos dar profundidade aos alemães e a coisa pode-se complicar... Tenho esperança mas não é muita.

    Que este jogo seja uma lição para os senhores da SAD, que chegam a este momento da época com muitas culpas no cartório... Apesar da saída de Maicon ter sido o que foi e não terem culpa, e já aqui disse que só precisamos de 3 centrais possíveis titulares mais os miúdos da B, é inadmissível olharmos para as laterais e a única opção ser Angel... Não é que tenha até estado mal ontem mas Angel é um lateral limitado em variadíssimos aspectos do jogo e não pode ser a única opção para as laterais... se fosse um Fucile entendia-se a opção, assim... enfim.

    ResponderEliminar
  12. Caro Jorge,
    O FC Porto não perdeu este jogo
    por falta de garra por parte dos seus jogadores que procuraram, como puderam, travar o adversário, mas sim porque os Alemães são, realmente e como todos
    nós sabíamos, uma equipa forte.
    Na próxima semana há a segunda parte desta partida no Estádio do Dragão, mas desde logo sobra a sensação de que o FC Porto tem uma tarefa muito complicada
    pela frente para conseguir lutar por um lugar na eliminatória seguinte. Cabe, pois claro, aos Dragões demonstrarem, inequivocamente, que querem procurar alcançar a passagem à próxima fase e fazer da dificuldade força. Vamos acreditar?

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar