quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Antevisão Gil Vicente - FC Porto (1ª Mão Meias-Finais Taça de Portugal)


José Peseiro foi bastante incisivo e veemente quando disse, na conferência de imprensa de antevisão para o jogo de hoje, que não ia "esperar pela segunda mão para resolver, Queremos marcar já a nossa presença no Jamor".

Pese embora respeite a natural dificuldade que uma equipa como o Gil Vicente apresente por querer fazer história e chegar à final da Taça de Portugal, Peseiro tem consciência de uma verdade inquestionável: nós somos o FC Porto e, como tal, não podemos ter outro crer e outra ambição senão a de vencer contundentemente.

Gosto do discurso motivador e agregador do nosso Mister, que também deixou, entre linhas, que vai potenciar o uso dos jogadores da B - tão bons, com tanta qualidade! - e mandou um recado a Manuel Mota, o próximo árbitro, que expulsou por uns gestozinhos a André André, ao dizer  que os treinadores devem "ter um comportamento exemplar" mas pede  "para quem dirige os jogos, que também percebam o contexto em que estamos inseridos".  Um suave recado de uma raposa velha e sabida para um árbitro não se armar ao pingarelho.

Um FC Porto na linha da raça de domingo, mesmo sem André André - gestão de esforço -, será suficiente para cumprir a vontade do Mister. Para resolver a eliminatória .

Helton e José Sá (guarda-redes); Maxi, Martins Indi, Maicon, Marcano, Rúben Neves, Varela, Brahimi, Aboubakar, Marega, Sérgio Oliveira, José Ángel, Herrera, Corona, Miguel Layún, Danilo e Suk.

(4x2x3x1): Helton; Maxi, Maicon, Marcano, Layún; Danilo, Herrera; Varela, Brahimi, Marega; Aboubakar;

NOTA: Sei que já não é nosso jogador e não é uma prioridade em termos de assunto. Mas é um exemplo. Jackson foi sempre fantástico dentro de campo no último ano. No ano de Paulo Fonseca, não queria outra coisa senão sair. A sua pressa constante para algo "mais", fê-lo agora desaguar na China. Mal agenciado, mal aconselhado, vai acabar cedo demais o que poderia ser uma carreira brilhante. Talvez fique o exemplo para outros jogadores.

19 comentários:

  1. Caro Jorge,

    2 notas:

    1 - Espero que o Porto dê continuidade ao que já vimos contra o Estoril. Gostei da conferência do Mister. Passa confiança a todos os jogadores.

    2 - Não percebo esta ida do Jackson para a China, ou melhor percebo pelos milhões mas só prova que a grande maioria dos jogadores são de facto uns "vendidos". Tanto queria sair para um campeonato mais competitivo que não aguentou 6 meses e vai para uma liga ultra fantastica em que até Scolari se safa que é a chinesa. Que seja muito feliz com os milhões.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sim. Alegria a jogar futebol é uma maravilha!

      Jackson sempre honrou a camisola do FC Porto, e foi um atleta correcto. Em especial no ano passado. Desejo-lhe toda a sorte.

      Abraço

      Eliminar
  2. Olá Sr. Jorge...
    Só passei para dizer que me soube bem ouvir o mister a assumir que somos o F.C. do Porto, as saudades que eu tinha de ouvir um treinador nosso a afirmar com esta convicção que somos mais fortes e temos que o assumir dentro e fora de campo. Aquele discurso de que íamos defrontar em todos os jogos o "Real de Madrid" e que tínhamos que ser muito competentes e fazer algo extraordinário para conseguir ganhar um jogo deixavam-me "fud...". Finalmente temos um mister que transmite confiança e assume somos favoritos e temos que cumprir a nossa obrigação. Aleluia!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge,

    Estes jogos da Taça são sempre imprevisíveis. Obviamente somos favoritos, seja qual for a fase em que estamos, mas isso não ganha jogos. O ideal seria vencermos com uma margem confortável para que o próximo jogo não passe de um "cumprir calendário", e sem dúvida daria mais alento para a fase que aí vem. Mas o ideal nem sempre é possível, portanto vamos apontar a uma vitória, o que vier a mais é lucro.

    Uma palavra também para o jogo dos B's, em Inglaterra - que tudo corra bem! Temos qualidade para vencer, e é nestes jogos que o devemos demonstrar.

    Quanto a Jackson... acabou por sofrer em Espanha por algo que também lhe aconteceu aqui - desperdiçou oportunidades. E se nós não tínhamos alternativa à altura e por isso continuamos a apostar nele (o que acabou por compensar), já no Atl.Madrid não foi bem assim. Perante uma derradeira oportunidade de "despachar" o jogador com lucro (circunstâncias similares a Imbula), certamente fizeram tudo e mais alguma coisa para o convencer...

    É pena, independentemente da qualidade dele enquanto goleador e da ambição natural de atingir patamares mais altos, a sua postura em campo sempre me pareceu extremamente profissional, respeitável e competente (algo que Imbula, por ex, falhou). E isso vale muito nos dias que correm, daí ter ganho o nosso respeito.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jackson fez um vídeo de despedida fantástico. Tenho pena que não esteja no futebol inglês. Lá seria um rei. O Simeone é um assassino de talento.

      Abraço

      Eliminar
  4. jackson o adorado jackson, jacksom veio do mexico com 26 anos, bom profissional, excelente pessoa, fisicamente muito forte, mas sem escola de base, sem tecnica de base, ora se no nosso campeonato isso passa em campeonatos mais competitivos em que e preciso classe a tratar a bola isso nao passa. Reparem no tao aclamado enzo perez onde anda? ramirez foi para a china, hulk no zenith, falcao nem sei. Ninguem hoje fica mais de 2 anos num clube portugues, nos adoramos o porto mas la fora nao e assim ganha se muito mais, tem se mais visibilidade, cada vez sera mais dificil apanhar promessas mesmo a serio que venham a ser craques no futuro. jackson poderia crer outra coisa , claro, mas esta a fazer o futuro dele e da familia, se fosse virtuoso estaria a ir pelos mesmos 42M para um clube ingles portanto foi um grande negocio. Decos sao exceçoes a regra aparecem de 50 em 50 anos pelo menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jackson foi muito mal aconselhado. No Milan estaria a fazer um brilharete.

      Abraço

      Eliminar
  5. Apenas um desabafo.

    Estamos na era da informação. Por mais saudosismo que exista, muitos adeptos continuam a agarrar-se ao que era "dantes", como fazíamos as coisas, como tudo era azul e bonito, mas... esquecem que o Mundo mudou. E mudou muito. Antigamente era "fácil" ter segredos, hoje já não é assim. A informação ao minuto, as redes sociais, a partilha de informações, tudo isso está acessível, desde o alto comissário de estado ao trabalhador pobre, todos têm opinião, todos comentam sobre tudo, todos "sabem o que se passa" (ou gostam de pensar que sabem).

    Já lá vai o tempo em que algures numa província remota da Colômbia encontrava-se um miúdo a jogar à bola, talento ainda desconhecido, que após uma dica e uma viagem de alguém que demorava 16h a chegar a tão remota localização, por troca de 2 pares de sapatilhas e um saco de bolas vinha treinar para o nosso clube.
    Hoje em dia, o mais provável seria esse "desconhecido" aparecer no youtube, pouco depois teria 100.000+ seguidores, alguém lhe prepara uma montagem video das "melhores jogadas", aparecem empresários do outro lado do Mundo, e... 24h depois está a ser cobiçado por todas as potências europeias.

    Repito... nada será como dantes. Não vale a pena lamentar, a solução é, e será sempre, a adaptação ao presente... e ao futuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós estamos a fazer uma mutação muito boa. Estamos a ir buscar o talento cedo e a fazer deles jogadores à Porto. Leo Ruiz e Chidozie são dois bons exemplos. E nem são portugueses!

      Abraço

      Eliminar
  6. ah e mais isso da formaçao tambem e uma treta porque qualquer jovem nao esta para aguentar 4 ou 5 anos a ver se atinge determinado nivel, senao entrar nas equipas A e tiver bons empresarios aos 22 esta a ganhar muito bem por ai fora e portanto nao esta para ganhar quase nada so por amor a camisola porque depois a camisola nao o sustenta na velhice e a dos jogadores começa aos 30 e poucos, vejam djalo?, veloso o cap dos lampioes, cadete, baia, torres, e tantos tantos outros que jogaram tambem por amor a camisola e ficaram na merd... outros tempos certo mas ate eusebio se nao fosse o nosso PC o benfica nao o teria sustentado e esse sim foi o pao do clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, por acaso, acho que é na B que está o futuro. E as compras!

      Parece que a SAD acha isso também. E eu acho muito bem!

      Abraço

      Eliminar
  7. Não me parece que seja de menosprezar a China. Ramires e Jackson não são jogadores para a "reforma". O primeiro era inclusivamente titular de um grande Europeu. O sinal mais importante é, creio eu, interno: há transferências entre clubes chineses a valerem milhões. Acho que vamos ouvir falar da Liga Chinesa em pouco tempo.Até porque no dia em que aquele mercado estiver interessado nos seus clubes, e menos nos do outro lado do Mundo, vamos ter uma revolução no futebol.
    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tu achas que o Jackson vai para a China feliz da vida...

      Abraçom

      Eliminar
    2. Estou só a dizer q não estão a comprar jogadores de 35 anos em fim de carreira. E que o mercado deles é enorme e tem um potencial de crescimento enorme. Isso de o Mundo sereno nosso quintal tem os dias contados...

      Eliminar
  8. Eu acho que não serve de exemplo.
    Tantos jogadores anteriormente que foram para clubes por causa do dinheiro, e das suas decisões só acabaram por descer na sua carreira.
    Agora é uma situação típica dos jogadores, actualmente já não se fazem lendas, mas sim mimados.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Na foto em que aparece Jackson, Mendes e os chineses fica claro quem é que ficou mais feliz neste processo todo.

    Ainda vai dizer que o melhor que teve foi no FC Porto.

    Abraços

    ResponderEliminar