segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Espaço Z: Final da 1ª Fase e Taça de Portugal de Andebol


Depois da brilhante vitória sobre o Benfica na Luz, e de praticamente assegurado o 1º lugar da fase regular do Campeonato Nacional de Andebol, pouco mais restava à equipa de andebol do FC Porto do que tentar ir quebrando o próprio recorde de vitórias consecutivas (agora nuns incríveis 23 jogos, se contarmos o último jogo do playoff do ano transacto). Foi também a altura ideal para readquirir ritmo competitivo, depois da nefasta paragem de 1 mês na altura do Natal, aumentar cargas de treino, dar tempo de jogo a todos os jogadores; em suma fazer de todos estes desinteressantes últimos jogos (incluindo o jogo da Taça com o Camões) uma alargada e intensa preparação para a fase de todas as decisões, onde não há espaço para qualquer falha. Não me espantou portanto que a equipa tenha falhado mais do que o habitual, que tenha havido alguns jogos mais simples que se complicaram em certas alturas. Notou-se que nem sempre conseguimos fazer a nossa letal transição ofensiva, e que houve mais erros do que o habitual na tomada de decisão. Tudo normal nesta fase, já sem grande exigência competitiva; tudo normal numa fase de cargas físicas intensas; tudo normal numa equipa que adora jogar sob pressão. Uma 1ª Fase perfeita, que não iniciou da melhor forma em termos exibicionais, mas que entre o final de Outubro e a paragem de Dezembro conheceu momentos de brilhantismo, sobretudo nas recepções a Sporting e Benfica. 


Segue-se o decisivo Playoff.

O modelo de playoff, uma ridícula tentativa perpetrada por Sporting e Benfica para tentar equilibrar os pratos da balança para os seus lados, esmagados pela brutal hegemonia portista neste capítulo. é desonesto em termos competitivos, injusto, mas... é o modelo que temos. Por isso, espero um FC Porto esmagador, forte a defender e agressivo nas transições. Um FC Porto dominador, guerreiro e sedento de mais uma conquista.

O primeiro jogo coloca-nos frente a frente com a jovem equipa do Avanca, 8º classificado da Fase Regular. Uma equipa jovem, algo inexperiente e que luta para "outro campeonato". As diferenças entre ambas as equipas são evidentes, em todos os níveis.  Reforçado com dois internacionais cubanos em Janeiro - Joan Blanco e Pedro Valdes -,  reside na forte capacidade de remate exterior e de agressividade defensiva de ambos um dos perigos do nosso adversário. O outro grande perigo do Avanca vem sob a forma duma versão menos ágil mas igualmente forte do nosso Alexis Hernandez - Victor Alvarez. Curiosamente, o Avanca esteve entre o rol de adversários que o FC Porto defrontou após a paragem do Natal. Saiba o FC Porto colocar em jogo uma defesa agressiva, impedindo o remate exterior dos estarrejenses, e impedir a comunicação com Victor Alvarez, aproveitando para lançar os seus venenosos contra-ataques e ataques rápidos, e penso que não terá grandes problemas em ultrapassar este primeiro obstáculo.

Entretanto, já houve sorteio para os 1/4's de final da Taça de Portugal, que nos irá colocar frente a frente com a grande surpresa da prova, o Boa Hora, equipa lisboeta que eliminou o Águas Santas na eliminatória anterior, e que lidera a Fase Sul da 2ª divisão com algum destaque (7 pontos de avanço) e sem qualquer derrota. Será um jogo para encarar com máxima seriedade, mas que sendo em casa terá de cair para o nosso lado. Face ao calendário dos 1/4, tudo aponta para uma Final Four com FC Porto, Benfica, Sporting e Madeira SAD. Espero, honestamente, que seja desta que conseguimos reconquistar a Taça de Portugal.

P.S.: já referi isto uma vez, e voltarei a referi-lo as vezes que for necessário: tirando os comentários do Prof. Luís Graça, é confrangedor ouvir os jogos de andebol transmitidos pelo Porto Canal, Desconhecedores do jogo, das regras, das tácticas, das mecânicas, seria bom repensar na substituição de toda a equipa que comenta os jogos de andebol. Envergonha-me saber que a qualidade dos comentários da Sporting TV está anos-luz à frente dos nossos. E não é de agora, é de sempre. Irrita-me. Muito.


11 comentários:

  1. E podem-se fazer Zugestões para comentadores? ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xôr Silva, Alguém que perceba minimamente de andebol. Que não diga que estamos a jogar em power-play, ou que relate "Gilberto, passa para rui Silva, passa para Gustavo...". Num sei quem... Mas alguém!!!

      Abraço!

      Eliminar
  2. Boas,
    Sou fã de andebol. Gosto verdadeiramente do jogo e, com esta equipa maravilha, tinho ido ver alguns jogos. Contudo, confesso que desconheço muito sobre a parte formal do jogo (regras, táticas, posições, etc.). Apesar das minhas tentativas não consigo encontrar um site onde haja informação verdadeiramente relevante sobre a temática (tipo andebol para totos)... O site da federação de andebol é muito fraco...têm sugestões???
    O porto canal poderia desempenhar esse papel ao longo das transmissões...

    ResponderEliminar
  3. O Torto Canal como Patético Canal que é não serve para nada.É uma das maiores vergonhas do clube.

    ResponderEliminar
  4. Outra dúvida caro Z, como funciona este play off? Quantos jogos serão feitos?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será constituído por 1/4 de final, 1/2 finais e Final. Os primeiros e os segundos serão jogados à melhor de 3 jogos, sendo que o primeiro jogo é em casa da equipa pior classificada na Fase Regular. No caso de ser necessário fazer 3º jogo, será jogado em casa da equipa melhor classificada. A final será à melhor de 5 jogos, sendo que os primeiros dois são em casa do melhor classificado, os outros dois jogos serão em casa do pior classificado e, caso seja necessário 5º jogo, será em casa do melhor classificado da fase regular.

      Eliminar
  5. Caro Z,
    Perdemos Quintana para o resto da época?

    http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente fui surpreendido pela notícia. Não faço ideia da extensão da lesão, mas parece grave

      Eliminar
  6. Boa noite,

    Bem vindo, de novo, aos comentários de andebol.

    Gostava de lhe fazer duas perguntas:
    1) Como é possivel terem mudado as regras de atribuição do campeão, se há mais clubes no norte, muitos deles com boas relações com o F. C. Porto.
    Inclusivé, deveria ser benéfico para todos os clubes: usando o exemplo do Avanca, faz agora dois jogos, quando poderia fazer toda a fase final - aumento da competitção a um nível suerior, que é uma das lacunas do nosso andebol (sem que eu esteja muito dentro do assunto, atenção)

    2) Peço a sua confirmação, mas penso que o ABC ficou em 2º lugar.
    Se assim for, e seguindo a lógica, iremos defrontar o Sporting nas meias, à maior de 3 jogos.
    Não acha que sendo nós melhor equipa, isto nos é muito mais desfavorável que a final a 5 jogos?

    Obrigado.

    João Silva

    ResponderEliminar