sábado, 13 de fevereiro de 2016

Análise ficaben - FC Porto (22ª Jornada) Estamos Vivos!


Há hora que escrevo, estão quatro aziados no MaisFutebol a dizer que só Casillas jogou. É verdade, nada nunca muda. Mas a felicidade do FC Porto é muito esta - estarmos vivos quando toda a gente nos diz mortos.

Vamos a factos, sim? Se perdêssemos, estaríamos  agora a 9 pontos do ficaben. Completamente fora da corrida. Aliás, não houve programa de comentário, jornal, comentador e isto e aquilo, que não dissesse que o ficaben iria golear o FC Porto.

Graças a Peseiro - e só a ele! - isto foi aproveitado como gasolina para incendiar a Chama de Dragão, que afinal existe dentro dos jogadores Portistas. Entraram Dragões, a saber que tinham de sair vivos e a entregar-se totalmente ao jogo. Via-se que se entregavam todos a cada lance, nem sem sempre da melhor maneira mas com toda a atitude. Depois de uma entrada algo trapalhona, onde sofremos o golo com uma falha de marcação.


Mas reagimos, arregaçamos as mangas e fomos à luta. Intensificamos o ataque, pressionamos e Herrera marcou um golo na linha de outros que ja marcou na Champions. O grito de revolta de Herrera galvanizou a reacção. E fomos para intervalo equilibrados.

E viemos, mais uma vez, com a injeção atrás da orelha, que Peseiro tão bem sabe dar, a carregar para cima deles e aos 69', com uma jogada fantástica de 1-2 entre Brahimi, André André e Aboubakar, que este finaliza na raça contra Jardel com um grande golo.

Daí até final, o ficaben carregou, mas uma defesa atenta e San Iker numa noite de melhor do mundo guardaram os 3 pontos até final. Merecemos ganhar! Estamos na luta! 3 pontos não são nada, e os rivais vão jogar entre si. Com este espírito, seremos campeões!

Vamos a notas.


San Iker - Casillas fez uma exibição do outro mundo. O golo que sofreu não era defensável - talvez fosse por ele - mas o festival de defesas espetaculares de Iker Casillas, esta noite, não teve fim. Até salvou Indi e uma humilhação. Gracias, San Iker!


Na raça - Este é o FC Porto à Porto. Solidário, unido, aguerrido, lutador, entregue. À parte das exibições de gala que eu destaco, não posso dizer que todos os outros não fizeram o mesmo! Este FC Porto tem raça de campeão! Vamos a eles!

Pivots Capitães de luxo - Hector Miguel esteve no estádio da Luz. Não houve dividida a que não fosse, lance que não orientasse e colega que não servisse. Hector Miguel fez uma exibição monstruosa. E pegou-se com o Eliseu. E gritou "golo caralho!" e ostentou aquela braçadeira com orgulho! Assim, sim! Danilo Pereira, por seu turno, é um monstro indispensável. Mais do que um Polvo, é um Buldozzer que, com Peseiro, marcha por aí fora e leva tudo na frente! Um verdadeiro herói! Que enormes jogadores!

Chidozie -  Não é fácil ter como primeiro jogo na A este. Mas Chidozie esteve irrepreensível. Limpou e varreu quase tudo o que havia pela frente e a jogada do golo da vitória nasce de um contra-ataque que veio dos seus pés. Ganhamos o central que precisamos! Põe-te a pau, Indi! (Já agora, não surpreende todos os que acompanhamos a equipa B. Cada vez mais defendo que, com inteligência, temos muitos valores seguros para lançar).


Maxi - Enfrentar 60 mil contra si de cabeça erguida e dar o corpo ao manifesto desta maneira, é de homem. Mais até do que o jogo, sempre na linha do que sabe fazer e faz tão bem, é esta coragem que acho admirável. Até festejou desta maneira. É assim mesmo, Victório Paez. És um dos nossos!

Aboubakar - Lutou, deu, defendeu, insistiu, foi duro, agressivo, pegou-se com os rivais e marcou o golo na raça! E já não são assim tão poucos! A subir em confiança, será que vamos ter o Rei Bakar de volta?

Layún - Para lá das assistências - um número que já roça a pornografia - defende cada vez melhor e incorpora a raça do Dragão como só Danilo e André André mais. A melhor contratação deste ano, de longe. Para manter, por favor!

Peseiro - A vitória é toda sua. Só um grande e sábio homem pode pegar numa derrota daquelas e dar-lhe a volta para ser gasolina para uma exibição deste tamanho! Mister, o que está a fazer por este grupo é ouro! Tendo, finalmente, uma semana para trabalhar, aquilo que mais se nota são os valores: intensidade, agressividade, luta, raça e querer! Fantástico! Parabéns!


Já agora, tanto hype para nada. O Renatinho não fez nada de outro mundo - o novo Pogba, ha ha! - e o senhor pistoleiro nem sequer pólvora seca disparou! É que isto de jogar contra equipas que tremem só de ver vermelho é uma coisa mas, contra homens, a conversa é outra! E que importante é ter uma arbitragem equilibrada nos jogos! Acabam por ganhar... os melhores!

Porto, carago!

58 comentários:

  1. Respostas
    1. Puaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrrrrttttttttoooooooooooooo!!!

      Eliminar
  2. Jorge...
    Ganhamos ou não ganhamos carago????
    Só tive pena de não ter faltado a "Luz", já que água houve muita!!!

    E sobre o Chidozie, se equipasse de "brumelho" amanhã os jornais fariam capas ilustres sobre as suas qualidades!!!! Que o diga... Jonas!

    E esta vitória não é para ficar por aqui! O Borussia é para eliminar!!!
    Conforme fomos ao galinheiro gamar dois ovos, agora vamos á colmeia germânica sacar-lhes o mel!!!!
    PORTOOOOO!!!!

    ResponderEliminar
  3. Hoje foram fantásticos caro Jorge.
    Grande entrega, grande postura em campo..
    O Layún salvo o erro temos opção de compra de 9M€, mas ele "já" tem 29 anos e apesar de ter as assistências que têm mostra debilidades a defender, ainda hoje é ele que coloca o grego em jogo.
    No entanto saberíamos que não é um Adrián ou um Imbula..
    Que seja para manter, nem pedimos para melhorar..
    Bravo José!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Layún coloca o Mitroglou em jogo, mas quantas bolas salvou in extremis durante o jogo? Quantas saídas para o ataque?

      Abraço!

      Eliminar
    2. Sim é verdade. Mas nao falo só neste jogo..
      Faltou um agradecimento ao Maicon porque ou muito me engano ou Chidozie será um caso sério!

      Abraço

      Eliminar
    3. 6 milhões de euros ... É para Comprar ontem ... É craque!! Delfim 66106

      Eliminar
  4. Paul Newman explica: https://www.youtube.com/watch?v=EpAkEnpRHC8

    O post do Jorge diz tudo. Queria só sublinhar aqui algo sobre a qualidade técnica de José Peseiro. Antes do jogo, vários portistas, o Jorge incluído, defenderam que a melhor opção seria resistir a tentação de adaptar Danilo a lateral, apostar no miúdo e ganhar o meio campo com mais unidades, mais combate. Foi exactamente o que Peseiro fez. Muitas vezes, ser um bom estratego é aceitar de caras a melhor opção, por mais óbvia que seja, enquanto se resiste a pontadas de um ego que quer inventar. Peseiro sabe isso, sabe muito. Apostou no que era claramente melhor, trabalhou a motivação da equipa, geriu o animo durante o jogo e a equipa transcendeu-se. Os rapazes, muitas vezes sem arte, quiseram jantar o adversário. Mas o mérito vai para o mister - compare-se esta equipa com qualquer jogo disputado ainda há um mês! Veja-se o estado das coisas que Peseiro recebeu. Note-se que enfrentámos o adversário figadal, em sua casa, motivado por uma serie de vitorias expressivas e incensado por uma comunicacao social acéfala.

    Fortes parabéns aos rapazes. Uma vénia ate ao chão para José Peseiro.

    E continuação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, eu achava que Peseiro ia mesmo pôr o Danilo a central. Felizmente enganei-me.

      Um treinador que motive e galvanize, ganha pontos e um balneário unido. E assim, a jogar com esta raça, chegaremos longe!

      Abraço

      Eliminar
  5. Por motivo de trabalho ( avião ), incrivelmente não pude ver o jogo, e assim que cheguei no aeroporto Sá carneiro, vi muitos rostos felizes e liguei a internet do tablet e... ganhamos!

    Quando ver o jogo todo e analisá-lo, talvez escreva um comentário, mas será o de menos, porque jogar no galinheiro com o jovem Chidozie e Indi, que nunca jogaram juntos, e sair de lá vencedor é um feito... à Porto.

    As reportagens dizem que Casillas foi o melhor em campo, mas eu não quero saber se Casillas foi o melhor em campo, não me interessa se jogamos à defesa, não me interessa se os galináceos perderam golos atrás de golos, se tivemos apenas 4 chances e fizemos duas, quero lá saber...o que interessa, pelo que pude pescar do Porto Canal, foi a atitude, a garra, a luta, nunca desistir quando todas as probabilidades diziam o contrário...é isso que todos nós queremos e exigimos, um Porto à Porto...

    3 coisas me passaram pela cabeça esta semana, duas boas e uma ruim:

    As boas:
    1) James Rodriguez jogou nos EUA pela Colômbia numa 4ª feira, viajou a noite toda, praticamente saiu do avião direto pro estádio e foi o responsável direto pela vitória de 3 x 2 no galinheiro ( o "célebre" fora-de-jogo de Maicon) 48 horas depois, porque os galinhas não aceitaram adiar o jogo, lembram-se? Isto é ser Porto!!!

    2) Casillas: "sempre fui feliz no galinheiro". Essas suas palavras, deram-me algum alento e acreditei que isto iria se repetir, como se repetiu.

    A ruim: sinceramente muitas vezes passou pela minha cabeça que íamos levar uma cabazada histórica, que bastava os boificas marcarem um gol, que aquilo ia tremer tudo...felizmente as boas venceram:-)

    Só quem não assiste os jogos da equipe B é que podia estar surpreendido. O rapazola precisa é de mais massa muscular, porque futebol ele tem, até pra ser patrão da defesa.
    O que é preciso fazer para ontem, é PROMOVER e ir colocando os talentos como Graça, Francisco, Omar, Ismael, Gleison aos poucos a jogar na equipe principal.
    Já disse que o futuro está ali, esta colheita da equipe B é a melhor das últimas duas décadas, uma equipe inteira ( ou quase ) de talentos. E à Porto. Olhem que nem mencionei André Silva. Gonçalo Paciencia devia ter outra oportunidade, é um Mário Gomez em bruto, só que mais habilidoso.
    Estes rapazes da B já deviam estar a treinar com os A logo na pré-época, ao invés de trazerem carradas de estrangeiros, já chega. Há que dar chance aos nossos, que estão provando em campo a cada semana que podem ser alternativas super válidas para o futuro bem próximo. Então FC Porto, vamos APOSTAR NA NOSSA FORMAÇÃO???


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os jogadores da B devem ir jogando, mas com critério, porque esta entrada a frio como a do Chidozie hoje pode fazer tremer. E isso não é censurável.

      Creio, no entanto, que o caminho é mesmo por aí.

      Abraço

      Eliminar
  6. P.S.: A jogada do golo de Aboubakar é um hino ao futebol entre linhas. Ha um mês, aquele primeiro passe para Brahimi dificilmente aconteceria, ja que a proximidade de adversários e a obsessão em conservar a bola sem produção levaria a procurar linhas na largura, ou para trás. Peseiro já mudou (e muito!) a forma dos jogadores decidirem.

    ResponderEliminar
  7. Jorge,

    Disse e volto a repetir temos de apoiar e acreditar no treinador, a mudança na mentalidade, atitude, raça e querer deve-se a este homem: Peseiro. Não, não está tudo perfeito temos ainda muito trabalho pela frente mas da minha parte mesmo que Peseiro não seja campeão já me fez acreditar no regresso em chamas do dragão adormecido.

    Até Herrera que tanto critiquei tem melhorado a olhos vistos com Peseiro e hoje fez um grande jogo( se bem que lá falhou passes onde não devia...).

    Aboubakar, Casillas, Maxi, Danilo e Chidozie ( para mim o melhor central do FCP) fizeram um jogo tremendo.

    Temos de apostar mais nos miúdos da B.

    É este o caminho somos FCP!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de parar de assobiar irracionalmente no Dragão e apoiar a equipa nos bons e nos maus momentos.

      Não é admissível jogar mais calmo fora do que em casa!

      Mas sobre isso falarei mais à frente.

      Abraço

      Eliminar
  8. porra finalmente uma alegria das gordas, agora e manter a raça, melhorando o ataque a bola quando se a perde a coisa pode se dar mesmo, mas jogamos em casa de um adversario forte. Que maravilha , nao fora a roubalheira contra o arouca e nao so estavamos em primeiro mesmo com todos os percalços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Mas lá chegaremos. Já estivemos bem mais longe!

      Abraço

      Eliminar
  9. Ganhamos e foi uma ótima Vitória que Peseiro começou a ganhar não inventando e deixando Danilo no seu lugar.A coisa ocorreu bem e se calhar até ganhamos um central pois o Chidozoi mostrou valor.No entanto a nossa defesa no geral é de colocar as mãos à cabeça tantas as asneiras que por vezes fazem,então aquele Indi...No entanto é preciso ter calma pois tivemos um pouco de sorte e Iker em grande. Esperemos que na Alemanha seja igual.Grande Vitória que nos pode moralizar e quem sabe se os outros facilitarem até nós pode levar ao título. Num dia de jogo como o de hoje a programação do Patético Canal foi nojenta.Rua com todos os avençados que por lá andam a começar por esse Betinho do Julio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural que a defesa não seja a mais segura do mundo, se nunca jogou junta num jogo a doer - muito menos neste!

      Quanto ao Porto Canal.... não vou qualificar sequer cortarem o sinal da conferência de imprensa para acabar o pós-match por causa de um programa que não interessa nem ao menino Jesus.

      Ridículo, como quase sempre.

      Abraço

      Eliminar
  10. Quando o assunto é Futebol, nós aí dominamos.
    Quando o assunto é porrada ai entram os encornados em acção.

    Afinal somos nós aqueles que lutamos contra todas as |falsas| expectativas.

    Era de uma vitória destas que todos nós merecíamos.

    Um grande destaque aos 2500 |e mais alguns| Portistas que foram até ao barraco e deitaram aquilo abaixo.

    Hoje fomos todos respeitados.
    Viva FC Porto!

    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande, grande coragem e Portismo! E eu conheço alguns! Fabuloso!

      Abraço

      Eliminar
  11. Boa noite

    para ser sincero passei a semana com azia por causa do jogo do arouca, mas hoje sim, fui uma vitoria do crer da raça da vontade. Para quem diz que o Iker não da pontos aí está a resposta, que dizer de um menino de 19 anos que se estreia contra o suposto ataque demolidor, a forma como comerou o golo diz td.

    Agora Jorge perdoe-me, esta vai para mts detratores que so falam nas derrotas e momentos menos bons, chupem engolam e tornem a chupar.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso hoje estou feliz, a caixa de comentários está anormalmente cheia para um jogo em que vencemos.

      Abraço

      Eliminar
  12. Caro Jorge,

    E a equipa resgatou os adeptos...

    Fantástica vitória, mas tem de se dizer que com estrelinha mas qb.

    Apesar das tão bajuladas "flagrantes" oportunidades das galinhas eu só vi realmente 3 sérias... Gaitan isolado, remate à queima do Mitroglou e a mais perigosa de todas, a do Indi... Essa sim, exigiu toda a elasticidade e reflexos do San Casillas.

    Casillas hoje salvou-nos e salvou-se a ele próprio, mas ele está lá para isso e ganha o ordenado que ganha exactamente para isso.

    Agora vem o Dortmund e vai ser ainda mais complicado... com Maxi e Danilo castigados e Chidozi não inscrito, lá se vai ter de inventar novamente... é rezar que o Marcano recupere, senão nem sei que defesa vamos apresentar na Alemanha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Marcano também está castigado, acho. Não me interessa nada a Alemanha.

      Vamos dar o nosso melhor e orgulhar-nos da entrega. O resto, é o que for.

      E o Verdasca é o futuro patrão da defesa do FC Porto. Aliás, recomendo que vejam os jogos da B. Hoje há um, às 15h.

      Abraço

      Eliminar
    2. Sim eu conheço o Verdasca bastante bem pois acompanho a B em quase todos os jogos que fazem televisionados, mas o Chidozie é mais adulto e mais corpulento que o Verdasca e tem melhor posicionamento.

      Se é o Marcano que está castigado então é ele e o Maxi que estão castigados... eu sei que é o Maxi mais alguém, mas fiquei na dúvida.

      Eliminar
  13. Não tinha esperança rigorosamente nenhuma (nem quis ver o jogo com receio de uma desgraça histórica), tudo e todos contra nós e não é que fomos lá ganhar?! Podíamos até nem ter ganho mas caramba, desde que joguemos com esta atitude e este querer é logo meio caminho percorrido. Mas ter ido ganhar no campo da super-equipa, com as super-vedetas e o bota de ouro nesta fase em que estávamos completamente na trampa, só dá vontade de alugar um avião para sobrevoar Lisboa com uma mensagem muito simples: Dói, não dói? Tomem Rennie que isso passa.

    ResponderEliminar
  14. ENORMES OS NOSSOS REPRESENTANTES (eu bem lhe disse que era chidozie a central ahahah) Abraço

    ResponderEliminar
  15. Estava completamente descrente. Por motivos familiares não pude ver o jogo. Mas fui seguindo na Internet.

    Uma grande vitória do grupo de trabalho e de Peseiro.
    Próxima dupla de centrais Marcano e Chidozie.

    Um grupo esforçado e unido que conseguiu arranjar forças onde há um mês estavam fraquezas. Estar a perder no galinheiro com aquele ambiente é muito complicado, mas mais uma vez ficou provado que o verdadeiro nome daquilo é "salão de festas do FCP".

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vergonhoso é que o "ambiente do galinheiro" não é pior do que o do Dragão.

      Mas vou falar sobre isso esta semana.

      Abraço

      Eliminar
  16. Não, virus, a SAD não teve NADA a ver com isto, a não ser na contratação de Peseiro. Chidozie portou-se maravilhosamente, mas não iria criticá-lo se tal não tivesse sido.

    Já agora, a minha opinião é partilhada por toda a bluegosfera, incluindo os blogues que você gosta.

    Sossegue e dê o mérito a quem deve ser dado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Onde está o Luis? Hey, Luis?! O do Lito pá, o que perde antes de jogar, por muitos. Luis, oh Luis, estás de cama com azia moço?
    Desculpa Jorge, mas há coisas que não podem passar.
    PS. Já agora, se a responsabilidade do disparate é também de quem contrata, a da vitória não é porque? Por fim, lembras-te de todos os posts que já lemos, em tanto sítio, sobre a "vergonha" de comprar estrangeiros para a formação? Olha, o puto ontem já começou a pagar comissões. Em suor.
    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é esse o ponto. Quando falo da SAD, falo dos seus silêncios sepulcrais e do seu desligamento. Não quero outras pessoas necessariamente. Mas tem de haver outra política. Esta vitória não muda isso.

      Já aqui tinha falado de que aprecio a política de contratações de jovens, ensinando-os a ser Porto desde pequenos, independentemente de onde nasceram.

      Este blog chama-se Porto Universal por isso mesmo. O meu jogador preferido de sempre do FC Porto é argentino...

      Abraçom

      Eliminar
    2. E somos um país de... imigração! Olha lá se não fossemos!!!!

      Eliminar
  18. Meu caro Jorge,

    Neste momento só me apetece expressar o que me vai na alma Azul e Branca: Felicidade.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felicidade, alívio, alegria, confiança, motivação... :)

      Abraço

      Eliminar
  19. Estou feliz... Tenho que dar a mão à palmatória... Desculpa Porto meu por não ter acreditado... O meu papi lá do céu deve ter ficado muito feliz.... Obrigada por está alegria.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia!
    Grande coragem de uma equipa e um treinador que nada tinham a perder. Poluição imensa da comunicação social, como sempre e para não variar. A vitória começou em recusarmos fazer poupanças na jornada anterior e adaptações, algo que guardo da memória dos tempos de Mourinho, porque o benefício da mensagem que passa para dentro é, geralmente, muito superior ao risco que se corre.
    Azia tremenda dos media, vi pouco do Menosfutebol, ouvi barbaridades de um velho do Restelo de nome Joaquim Rita que tentou reduzir a exibição monstruosa de Iker a um suspiro de um fóssil de dinossauro. Vi um pouco da RTP onde percebi que os de Carnide já dão de barato a derrota contra o SCP e contam com o campeonato dos pequenos (com as grandes ajudas do costume) para chegar ao título.
    Ouvi o relato na rádio, porque o restaurante onde jantei só tinha Sportv, e o resumo é enganador. O benfica teve algumas ocasiões de golo, algumas irregulares (vi com melhor atenção os lances, e apercebi-me que o Mitroglou no maior falhanço da partida entra na área a empurrar o Chidozie com o braço), porque o NGC secou o jogo avassalador do adversário, e fizeram-se valer do contra-ataque para conseguir chegar ao último terço do terreno onde são fortes, mas geralmente gozam de uma cagada imensa nos ressaltos de bola.
    É uma vitória importante se for capitalizada em capital (peço desculpa a redundância) de confiança interna e externa. Vivemos numa época em que as coisas não têm corrido conforme todos gostaríamos, e os principais erros da SAD (e têm sido imensos) vêm ao de cima. É um bocado como o país, a mão de obra tem que suar para compensar erros cimeiros, mas os nossos jogadores, com o espírito de equipa incutido pela nova equipa técnica fizeram o que todos os portistas querem: jogar de olhos nos olhos, com a possível segurança sem hesitar o risco, e deixaram a pele em campo. Quando assim é, e sendo honesto, temos que admitir que o resultado podia ter sido outro (apesar de nem o NGC ter estado muito perto do 1-3 nem o benfas do 2-2), nada a apontar, e manter o incondicional apoio.
    Nem desejo, porque tenho a certeza que vai ser um bom fim de semana, apesar do tempo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquem os outros com as "vitórias morais". A mim não me importa nadinha.

      Abraço

      Eliminar

  21. Há muito trabalho para Peseiro, Maxi e Layun falharam no golo das galinhas, Layun então estava muito afastado.

    Não se pode consentir tantas oportunidades aos adversários e depois do 2º golo, também se consentiram oportunidades além da iniciativa do jogo.

    É preciso aproveitar melhor as oportunidades, então aquele falhanço do 3º golo perto do fim foi desesperante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma, calma, Roma e Pavia não foram feitas num dia.

      Abraço

      Eliminar
  22. Caro Jorge,

    Ontem vi o jogo rodeado de vermelhos. Que maravilha. Que emoção. Que espectáculo. Já merecíamos uma noite destas.
    Tivemos alguma sorte mas caramba que atitude competitiva de todos os jogadores. Uma vitória do mister e de Casillas.
    Força Porto. Força mister. É esta atitude competitiva que queremos sempre.
    Compararem o Renato Sanchez com o Pogba e mais não sei o quê e não sei quantos milhões é ridículo. É típico da sobranceria benfiquista e de tudo o que o rodeia.
    Ontem tivemos treinador. Sobrevivemos na primeira parte mas a forma muito mais agressiva defensivamente como entramos na segunda prova que foi mister que deu indicações correctas sobre o jogo.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a forma como congelamos o jogo no fim? Fantástica!

      Abraço

      Eliminar
  23. Bem sobre o jogo de ontem, em si, não é preciso dizer mais nada... mas há alguma razão para a arbitragem ter sido mais ou menos razoável, logo na Luz, tirando algumas faltinhas ridículas, distribuição de amarelos, e não ter expulsado o Renato Sanches...
    Quanto ao jogo em Dortmund, os amarelos da Champions limpam? Eu acho que não, e por isso nem Danilo nem Maxi podem jogar. Não temos mais nenhum defesa direita inscrito, nem na lista B, pois não?
    E alguém sabe se a lesão do Marcano é recuperável até lá?
    No entanto, tenho a maior confiança em quem joguar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, acho que nem Marcano pode jogar... mas veremos o que se vai passar esta semana.

      Abraço

      Eliminar
    2. Sendo assim Layún na direita, Ángel na esquerda e Rúben Neves no meio campo.
      A não ser que o Víctor García esteja inscrito, mas acho que não.
      Mas, esperemos...

      Eliminar
  24. E o Chidozie não está inscrito...

    ResponderEliminar
  25. Caro Jorge Vassalo,

    Hoje só digo: Puertooooooooooo. Como escrevi no comentário ao post de antevisão do jogo. Eles não são melhores do que nós. Estão mais confiantes, mas melhores não são.Como se provou. Uma nota para Casillas, não pelo que fez no jogo, e foi tanto, mas por aquilo que disse no fim. Na raça. Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Esta vitória transmite confiança e a confiança transmite serenidade. Não foi adversário quem elaborou as melhores ocasiões de golo que dispôs, mas a perturbação de alguns dos nossos jogadores que as originaram.

    A realidade é que, à medida que o jogo decorria, não me recordo de assistir tão tranquilo a um clássico. Dominamos em toda a linha os bons utilizadores da via verde, impotentes a contornar barreiras.

    Temos jogadores, temos treinador e um viveiro com extraordinários recursos. Precisamos de uma política de comunicação mais incisiva e do apoio de todos os adeptos.

    Basta observar como eles desculpabilizam a derrota e imaginar como reagiríamos se as circunstâncias estivessem invertidas, com a possibilidade de deixar o adversário a 9 pontos e permitir uma reviravolta no resultado. Ainda para mais, a jogar em casa.

    Vamos em frente, passo a passo, degrau a degrau, com humildade, mas com garra, com querer, com classe… e como apoio de todos.

    Que fim-de-semana delicioso!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  27. Foi uma grande vitória, com dedo do treinador, a qualidade do Iker e o grande sacrifício da equipa. Parece que pouca coisa mudou mas na verdade há uma enorme diferença na equipa: não só na qualidade de jogo - apesar de a defesa tremer muito, ainda - mas na atitude. É na comparação com estas duas semanas de trabalho que se vê o quão fraco era o Lopetegui. Por outro lado, é impressionante o embalo que os pasquins dão a tudo o que vista de vermelho: o Nélson Semedo era o melhor do mundo a DD, o Gonçalo Guedes, idem aspas (está aonde agora? na B?), o Victor Andrade também ia ser o Neymar e agora é o Renato Sanches: o novo Pogba - um jogador que nem uma época fez, numa posição aonde o Benfica não tem mais ninguém (o Pizzi? o Talisca? quem?) a morder-lhe os calcanhares, e já é o maior também. O Ruben Neves, que vai na 2a época, numa posição cheia soluções de qualidade e a conseguir impor-se como o está a fazer, quanto vale então? 200 milhões? E o João Mário, por exemplo? Por isso, temos de ir com calma com o nosso futuro patrão da defesa: é uma promessa cheia de qualidade e valor, mas para já, não mais do que isso… Vamos com calma e não cometer os erros dos nossos rivais… Saudações azuis

    ResponderEliminar
  28. E cumpriu-se a profecia. Assim está bem, apesar da pontinha de sorte (que também faz falta, no ano passado dominamos ambos os jogos e não ganhamos nenhum!), o que interessa realçar é a atitude. E essa foi impressionante! Curiosamente "acertei" no alinhamento inicial, sem tirar nem pôr, seria a equipa que escolhia no início - a estratégia, mais ou menos, mas que percebo eu? Temos lá alguém que percebe.

    A comunicação social adversa foca-se apenas na grande noite de Casillas como pretexto, o que não deixa de ser parcialmente verdade, mas a maior defesa foi mesmo a remate de... Indi! Ok, outras 3 muitos oportunas (Jonas, Gaitán, Mitro). Diga-se a bem da verdade, eles tiveram sensivelmente o dobro das nossas oportunidades (8 contra 4), sendo que a nossa última até foi provavelmente o falhanço mais flagrante. Não pelo que foi, mas pelo que seria (golo fácil) se Marega colocasse ligeiramente mais cedo e rasteira para Aboubakar. Foi pena, eles podiam não merecer esse desfecho, mas merecíamos nós.

    Seja como for ainda estamos a crescer, a raça existe, a fibra existe, e, tal como já tinha dito, a matéria prima existe - só precisava de ser reformatada, um "reset e reboot", e temos equipa. Eventualmente algumas posições precisam de reforços, mas o caminho está traçado e só falta (continuar a) percorre-lo. O teste de fogo foi passado com distinção - e acho que diria o mesmo se tivéssemos perdido ou empatado ontem, pois a superação foi evidente.

    PS: E, agora oficialmente, na casa deles... mandamos NÓS ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  29. Grande vitória, Casillas e Danilo os melhores em campo e o miudo Chidozie também muito bem na sua estreia. Nos programas da tv era só aziados e o que eles basicamente disseram foi que o F.C.PORTO ganhou porque teve sorte, só o Casillas é que jogou e os golos que marcámos foram erros da defesa dos outros, enquanto que o golo deles e as oportunidades que tiveram foi tudo resultado de grande jogadas, ainda me lembro do que disseram quando eles ganharam no Dragão no ano passado em circunstâncias semelhantes: foram pragmáticos, organizados,personalizados e grande tática do mestre da tática, mais do mesmo 2 pesos e 2 medidas, mas que gozo que me deu vê-los a espumar e já pra não falar da publicidade que fizeram ao novo futuro melhor jogador do mundo!
    Força F.C.PORTO que grande alegria me deste ontem, agora é continuar a lutar!
    João Moreira

    ResponderEliminar
  30. Boa tarde,

    Excelente! A equipa já merecia uma vitória destas.

    Fico muito feliz pelo Casillas, Herrera e o Peseiro pois agora terão mais algum crédito dos adeptos. Espero!

    Não posso alongar-me mais porque não vi o jogo. De todos os jogos fui logo perder este!

    Abraços.

    ResponderEliminar
  31. Caro Jorge,
    Vamos lá ver se é desta que volto aos comentários regulares… infelizmente nos últimos tempos o tempo para ler os posts e os respetivos comentários com a calma e a atenção que merecem não tem sido muito… daí a minha ausência…
    Sobre o jogo de ontem, dizer apenas:
    Sem embandeirar em arco, até porque todos sabemos que esta vitória significou exatamente o que todas as outras significam, 3 pontos, mas hoje apetece-me
    dizer que tenho orgulho no meu/nosso FC Porto! Somos todos Porto! As contas fazem-se no final, vamos acreditar?

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar