sábado, 6 de fevereiro de 2016

Inequidades


Tenho uma declaração a fazer. Como muitos de vós, sou Portista desde que me conheço. Sempre disse que era Portista, orgulhosamente. Continuarei a sê-lo, enquanto respirar. E orgulhoso.

No entanto, lamento dizê-lo, acho muito complicado que sejamos campeões. O triste é que não é devido à falta de empenho dos jogadores, à falta de qualidade do treinador. É que, quando uma equipa joga com os dados viciados, torna-se impossível vencer.

Nem todos permanecerão calados, mas os que falam vão mostrando que não têm a base estrutural para seguir a luta até ao fim.

Cresci a ver um Presidente lutador, que nos salvou, antes do meu tempo, de uma subserviência atroz em relação ao regime. É com muita pena que dou por mim a ver o círculo fechar-se, e o ponto de chegada ser igual ao de partida, há mais de 30 anos.

Por incrível que pareça, aquilo que o Miguel Lima descreveu aqui não mereceu qualquer comentário da direcção do Nosso Grande Clube. Nem uma linha, nem uma "boca" que fosse, nada.

Estamos mansos, subservientes, apáticos, amorfos. Mas, sobre isso, já falei múltiplas vezes. Não vale a pena falar mais.

Sou um daqueles que, mesmo que o FC Porto estivesse em sétimo todos os anos, nunca deixaria de ir ao Dragão. A minha alegria a ver o NGC é tão imensa que não depende de resultado.

Mas custa que tenhamos entregue os pontos desta forma. A massa adepta que se sacrifica para estar presente e apoiar, merecia mais e melhor. Os jogadores e treinadores também. Não peçam Mística quando não a sabem demonstrar.

Pouco me importa as razões do silêncio, eu não deixarei de falar. Mesmo que para o vento, mesmo que para o espaço vazio, o meu Portismo não desvanecerá.

O Porto Universal não fechará portas, estarei no Dragão no último dia deste ano. O meu Portismo não depende de vitórias. Nem o vosso, certamente. Irei ser Portista até ao fim. Não posso é ter fé numa luta que os próprios desistem de travar.

Contigo até ao fim, tu és o nosso amor.

23 comentários:

  1. Não sei porquê...pronto mentir é feio...sei perfeitamente porquê, tenho a certeza que o Danilo, Rúbem não vão poder jogar no galinheiro!

    Piu que Paruta esta merd@ de liguinha...

    E nós (nós o car@lho, os srs da SAD) a assobiar para o ar e a dar palmadinhas nas costas a estes grandessissimos filhos de umas meretrizes, ide assobiar para o ar para a outra que vos pariu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas entao porque razao nao tem os cartoes limpos ja? Se existia esse risco porque nao limpar os cartoes antes? isso nada tem a ver com os arbitros ou as equipas adversarias.

      Eliminar
    2. Porque os 12-14 jogadores do ficaben marcam amarelos em faltas parvas que ninguém espera que se marquem...

      Abraço

      Eliminar
  2. A ESTRUTURA DA PORTA 18

    19.04.2015

    RUI PEDRO SOARES VAIADO
    Nas bancadas onde estava a maioria dos adeptos do Belenenses foi erguida uma tarja, onde se podia ler "Rui Pedro Soares és um vendido".

    LEMBRAM-SE?

    ResponderEliminar
  3. É nestas alturas que a famosa frase de Kennedy (o presidente, não um gajo que já jogou por nós!) faz mais efeito!
    Sim porque também é tempo de nós, sócios, adeptos e simpatizantes, AGIRMOS!
    Vamos ser nós a lutar também, e isso está perfeitamente ao nosso alcance e é tão simples!
    BOICOTEM a SPORT TV, o Record, a Bola, o Correio da Manhã...
    Vamos fazer um abaixo-assinado se preciso for, para impedir a participação de gente "afecta" ao nosso clube em programas de debate desportivo. Não mais paineleiros nossos, é deixá-los a falar sózinhos, cobrindo-se de ridiculo em acusar alguém que não estará lá pra dar o direito á resposta!
    Vamos assobiar árbitros e adversários.
    Vamos proibir a entrada no nosso estádio de claques ilegais! Querem vir? Então como individuos sem direito a bandeiras, estandartes, panos, megafones... tal como me fazem a mim! Ah! E por questões técnicas e estruturais, apenas deixá-los entrar passados 20 minutos depois do jogo começar!!!
    Há tanto que está nas nossas mãos em fazer do FC PORTO o FC PORTO que foi feito por um homem que agora está velho e cansado e que nos faz adivinhar que não há ninguém á sua imagem! Daí o homem se recusar a reformar-se! Ainda assim é mais temeroso um Pinto da Costa calado do que uma SAD que manda fodinhas em diários de dragões!

    O FC PORTO é um amor que morrerá comigo, ganhe ou perca, esteja na direcção um padre ou um bandido, porque afinal, somos nós que temos o dever e a honra de fazer este clube cada vez maior!
    Vamos mas é dar sentido ao; SOMOS PORTO, caralho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 70% do que fala são decisões que têm de ser directivas...

      Abraço

      Eliminar
  4. A ESTRUTURA DA PORTA 18

    26/05/2015

    Rui Pedro Soares, Presidente da SAD do Belenenses, presente na festa do Benfica

    LEMBRAM-SE?

    ResponderEliminar
  5. ESTRUTURA DA PORTA 18

    4.03.2015

    DÁLCIO E PELÉ JÁ ESTARÃO GARANTIDOS
    acordo com futebolistas do belenenses.


    22/04/2015

    O minuto seis do Belenenses-Benfica foi muito ingrato para Pelé, jogador que estará já comprometido com os encarnados para a próxima temporada

    LEMBRAM-SE?

    ResponderEliminar
  6. A ESTRUTURA DA PORTA 18

    13 DE DEZEMBRO DE 2012

    Rui Pedro Soares controla Belenenses por 469 euros

    01/03/2013

    Benfica compra jogos da Liga inglesa com a ajuda de Rui Pedro Soares

    LEMBRAM-SE?

    ResponderEliminar
  7. A ESTRUTURA DA PORTA 18

    13.03.2015
    LITO VIDIGAL ASSUME GUERRA ABERTA COM RUI PEDRO SOARES
    treinador responde ao presidente da SAD

    LEMBRAM-SE?

    ResponderEliminar
  8. A ESTRUTURA DA PORTA 18

    06 DE DEZEMBRO DE 2014
    Belenenses não sabe por que Miguel Rosa e Deyverson não jogaram.

    2014/12/08
    MIGUEL ROSA E DEYVERSON
    Presidente da SAD Belenenses assume responsabilidade no caso Miguel Rosa e Deyverson.
    Rui Pedro Soares salientou ainda que Miguel Rosa e Deyverson «são dois jogadores do Belenenses, sob contrato, e é o Belenenses que lhes paga, exclusivamente, o salário

    LEMBRAM-SE?

    ResponderEliminar
  9. calma, algo nostalgico, basta 1 ou 2 resultados e as coisas mudam, nao podemos estar a espera que o belenenses nos safe ou o tondela, temos de nos ganhar e com lopetegui nao iamos la, ta dificil mas o benfica nao esta a jogar assim tanto como parece. O benfica nao jogava nada uns tempos atras e agora sao os maiores? As arbitragens?? pode ser que apareçam nos momentos importantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não contesto isso, mas que o campo está com grande inclinação, está...

      Abraço

      Eliminar
  10. Boa Tarde Jorge Vassalo,
    Se a SAD não se insurge contra a pouca vergonha que perpassa pelo futebol português os nossos adeptos precisam de acordar para a realidade e não se deixar levar pelo que vem no jornal. Ultimamente têm andado mais virados para dentro do que para fora, longe do sentimento que, outrora, resolvia injustiças e acabava com a vilanagem, o mesmo que fez do Porto o grande Clube que é. A relativa passividade dos nossos adeptos acaba por ajudar à posição da SAD que, inexplicavelmente, tem assobiado para o lado quando o Porto é prejudicado a mesma SAD que aparentemente convive com ditos "grandes adeptos" de programas de opinião sobre a bola que engordam à custa do FC Porto, deixando passar inverdades e provocações sobre o passado e o presente do nosso Clube. Os nossos adeptos terão de reclamar com veemência sobre as arbitragens indecentes que têm acontecido no Dragão em lugar de se concentrar sobre o treinador por mais que este tenha culpas no cartório. Têm, também, de reflectir sobre as audiência que dão a programas hostis ao clube pois dessa forma estão a alimentar o "inimigo". CMTV, Sportv, Bola e demais CS deste mundo vivem de audiências e vendem livremente os seus produtos levariam um grande rombo se centenas de milhares de portistas que as frequentam [digo bem, centenas de milhar] deixassem de o fazer e teriam fatalmente de mudar de linha. O Universo Portista terá que escolher entre continuar a alimentar o inimigo e continuar o sofrimento de que se queixa ou então cortar o alimento a quem lhe faz mal. Cortando-lhe o alimento, as audiências, será a única forma de se fazer respeitar. Abraço

    ResponderEliminar
  11. Em primeiro lugar devo dizer que para mim o FCP está acima de tudo,desportivamente falando.Fui,sou, e serei sempre até à morte Portista.Em segundo lugar dizer também que não me esqueço das alegrias que o clube já me deu e essas em grande parte devem-se a um Homem chamado Jorge Nuno Pinto da Costa.Estarei sempre grato por esses momentos de alegria intensa que já vivi. Mas como tudo na vida a idade não perdoa,o tempo muda,às circunstâncias alteram-se rapidamente e quem não se adapta às novas realidades fica para trás. Quero dizer com isto que aquele Homem que todos nós respeitavamos,que falava por nós é nos defendia já não existe.Está no Museu de que tanto gosta.Esse Homem se ainda existisse não pactuava com as vergonhas a que temos assistido sem se revoltar!!!Somos enxovalhados todas as semanas,roubados,ridicularizados,todos nós faltam ao respeito e como prémio são convidados para as nossas festas,as quais são vedadas ao comum adepto que paga as suas quotas.Os inimigos de há pouco,que ofenderam e denegriram são convidados para o camarote presidencial.A nossa política de comunicação é zero pois o comandante supremo acha-se o todo poderoso e segue uma política autista e virada para dentro.Resultados catastróficos os que se obtêm pois não crescemos em apoiantes na proporção das nossas vitórias desportivas e isso ve-se todas as semanas em qualquer campo mesmo aqui no Norte,pois ao contrário dos vermelhos não os conseguimos encher. Temos?? um canal que nem é carne nem peixe, é uma coisa que ninguém entende o que é. Como canal generalista vale zero,com programas ridículos que só servem para dar tacho aos filhos dos amigos.As audiências são residuais e eu falo por mim,o canal só me serve para ver as amadoras. Diz quem manda que somos um canal para o Norte!Mas qual Norte? O Norte que desportivamente é contra nós? É ver o que nos acontece em Braga,Guimarães ou noutro lado qualquer.Como canal do clube é ridículo e acho que nenhum de nós se revê nele.Programas de debate em que os sócios possam dar opinião? Zero. Entrevistas a jogadores?Zero.Reportagens nas casas do clube. Zero.Só posso tirar uma conclusão que é a de que com esta Sad não vamos a lado nenhum. Pararam no tempo,estão acomodados com os bolsos cheios e não se querem chatear pois o aborrecimento fica para nós que não ganharmos nada é pelo contrário pagamos.O clube já não é dos sócios mas sim de meia dúzia deles que falam ou pretendem falar em seu nome.Basta! Não queremos voltar ao ponto onde estávamos há 30 anos! O mito Ponto da Costa morreu,haja coragem de o assumir.É uma vergonha numa massa associativa como a nossa não haver ninguém que se assuma.Não vale a pena andarmos pela net a queixarmo-nos se na hora H não fazemos nada.Acordemos antes que seja tarde pois os outros já acordaram e têm tudo a favor deles neste país sem vergonha desportiva e em que vale tudo desde que se beneficie os de Lisboa.Chega!!!!Viva o FC Porto e não o FC Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com estas ou outras pessoas, mudar a política é vital.

      Abraço

      Eliminar
  12. Se calhar existem razões que desconhecemos (e nunca será o AD) para toda esta mansidão, na qual ninguém se revê. Por isso e por ninguém se dar ao trabalho de explicar, eu, que sempre votei e promovi as suas recandidaturas e se nada, entretanto,for feito, no dia das eleições vou votar em branco.

    ResponderEliminar
  13. Caro Jorge Vassalo.
    Nós só temos de ser responsáveis e fazer o nosso trabalho.
    É dentro das 4 linhas que nós lutamos contra estas porcalhices.
    Eles lá terão um jogo ou outro em que os árbitros lhes vão encornar.
    Não se esqueça que agora as comadres "estão" a lutar por quem é que é mais beneficiado.
    Nós FC Porto temos de lutar dentro do campo, não fora dele.
    A SAD devia estar a reclamar estes casos? Sim.
    Mas por muito que nós falamos eles continuaram a ser quem são, estamos em Portugal, um Portugal centralizado, por enquanto que certas pessoas ainda estiverem vivas.

    O FC Porto luta contra tudo e todos dentro de campo, foi assim que nós chegamos ao que somos agora.

    Isto não é apresentar uma opinião de derrotado, é uma opinião bem realista ao que se passa dentro deste rectangulo.


    É hora de estarmos unidos para combater o que nos aparece à frente.
    Todos a marchar/remar/voar pelo mesmo caminho.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  14. Jorge, só para dizer que esse gajo que assinou com o meu "saúde" não sou eu. Se puder confirme no ip. Saúde. João (o verdadeiro).

    ResponderEliminar
  15. Aliás, basta ver pela falta do acento no "saude" dele, provavelmente por ser semi-alfabetizado, não sei.

    ResponderEliminar
  16. Caro Jorge Vassalo,

    O que aqui está a ser debatido já eu abordei há uns tempos atrás...
    Até cheguei a sugerir ao Dragão Vila Pouca que se elaborasse uma lista a partir de portistas administradores de blogues... É preciso criar um movimento aqui na bloguesfera, afim de se encontrar pessoas com capacidade e competência como alternativa à inércia dos actuais dirigentes...
    Se até o Bruno de Carvalho um bronco desconhecido conseguiu chegar a presidente dos calimeros, porque não os portistas dos blogues criarem um movimento de intervenção no FC Porto...? Eu acho que há nos administradores de blogues portistas gente com atrevimento e conhecimentos suficientes para agitar os associados do FC Porto...!
    Sou o sócio número 2770 do FC Porto.

    Abraço,
    Armando Monteiro,
    www.dragaoatentoiii.wordpress.com

    ResponderEliminar
  17. Caro Jorge Vassalo,

    Perante a inércia da actual direcção do FC Porto, porque não nós os administradores de blogues portistas criarmos um movimento destinado a agitarmos/mobilizarmos os associados do FC Porto no sentido de se encontrar uma alternativa a Antero Henrique e companhia...? Sou o associado do FC Porto nº2770.
    Estou convencido que na bloguesfera portista existe gente com capacidade e competência para assumir a elaboração duma lista candidata como alternativa à actual direcção...
    Aliás já há uns tempos atrás sugeri ao Dragão Vila Pouca algo neste sentido que ele declinou por excesso de modéstia...
    Se até o bronco desconhecido Bruno de Carvalho conseguiu fazer-se eleger para a direcção do SCP um clube de cavalheiros...!

    Abraço,
    Armando Monteiro
    www.dragaoatentoiii.wordpress.com

    ResponderEliminar