sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Desfazer A Névoa, Pés Assentes Na Terra


Há pouco mais de mês e meio, foi despedido Lopetegui. Tivemos 15 longos dias de indefinição, onde Rui Barros liderou uma equipa fragilizada e traumatizada, desarrumada e cheia de fendas por todo o lado. Debandaram deste barco, desde essa altura, Osvaldo, Tello, Imbula, Lichnovsky e Maicon. Temos dois jogadores novos, na prática, que apesar de terem entrado com vontade, estão longe do entrosamento que seria normal a esta altura do campeonato.

Embora Peseiro já esteja, paulatinamente, a recuperar a atitude guerreira e a entrega que se exige de um jogador do FC Porto, por parte dos seus atletas, a verdade é que há muito que fazer, muito desequilíbrio no plantel e muitas condicionantes às quais este é alheio. Apanhar um comboio desgovernado em velocidade, a meio, é muito complicado. No entanto, muito tem feito Peseiro.

A alegria dos jogadores, durante o jogo, hoje em dia, não indiciaria o buraco anímico do mês passado. De Casillas a Aboubakar, todos jogam melhor. O grupo está unido e solidário, mais raçudo e combativo, já discute a as decisões do árbitro, já faz faltas duras e Danilo e Herrera (!!!!) já dão ordens duras à equipa e foi um regalo ver o Herrera Capitão ontem a protestar e a tentar parar o árbitro antes do amarelo ao Herrera.

Além disso, muito se fala em Mística e Raça, mas não vejo uma grande distância entre um Danilo que se ergue, cambaleante, depois de um estatelamento quase esquartejado no chão, e supera uma dor que só pode ser intensa, sempre com o único fito de seguir em frente e deixar tudo em campo, quando podia ter uma lesão grave, ou um Indi que se rasga todo por dentro a acompanhar Aubameyang e a impedir-lhe o sprint e joga o resto do tempo condicionado, e as "glórias da mística" de tempos idos. E são só alguns exemplos.


Isto para já nem falar de Miguel Layún, que parece Portista desde pequenino, abnegadamente a fazer tudo o necessário em prol da equipa, jogando nas duas laterais, a central, a extremo... creio que, se Peseiro lhe pedisse para jogar a ponta de lança, este o faria sem pestanejar!

Não me canso de dizer, e volto a repetir: para mim estamos na pré-época. Fizemos reboot e estamos a começar de novo, quando todos os outros já têm rotinas, andamento, ligações, etc. Dadas as circunstâncias, acho que até nos estamos a portar bastante bem. Evidentemente, não o suficiente para ter soluções alternativas para vencer um Dortmund quando estamos a 70% das nossas capacidades!

Quero apelar à responsabilidade dos adeptos, para fazerem a vossa parte e apoiar e não assobiar uma equipa que está a fazer o máximo que pode com o que tem. Expectativas irrealistas, a esta altura, só trazem exigência injusta. Já, pelo contrário, se a equipa contar com o apoio dos seus adeptos, vai galvanizar-se, sublimar-se e estará mais perto de atingir objectivos sonhados. Está na altura de, também nós, darmos tudo de nós pelo FC Porto, e fazer da nossa casa o Covil do Dragão que faz gelar a Alma dos adversários e dos árbitros que nos querem condicionar, e ser o 12º jogador em campo, a levar em ombros a nossa equipa até à vitória mais do que merecida.

A equipa do FC Porto conta connosco. O meu apoio já têm. E o vosso?

30 comentários:

  1. Caro Jorge,

    Evitei comentar antes do jogo com o Dortmund por um simples motivo - tinha pouquíssimas esperanças de um resultado positivo, e só esperava no meu íntimo que não fossemos "atropelados". Não que tivesse muita diferença na eliminatória, o 2-0 já é complicado q.b., mas pelos motivos anímicos para a n/equipa que está a crescer. Assim, perante o otimismo de alguns adeptos, não quis ser o pé frio, profeta da desgraça, e quando não se tem nada de bom para dizer mais vale ficar calado.

    No final até considero que o resultado foi aceitável - dadas as circunstâncias, obviamente. As pessoas tendem a ter memória curta, mas o Borussia há bem pouco tempo disputou uma final da Champions (que perdeu por 1-2 para o todo poderoso Bayern). Nessa caminhada, espetou 4 golos no Real de Mourinho numa meia final. Sim, treinador é outro, alguns jogadores idem, mas é recente o suficiente para "assustar". Temia pior do que isto. Menos mal.

    Não consegui ver o jogo, mas do que leio houve o que se espera de uma equipa que veste as nossas cores - vontade, atitude, sacrifício, união. Tendo isso, temos as bases para atingir o sucesso. Acredito em Peseiro, tem qualidade suficiente para "dirigir" o barco, e aparentemente tem algo mais que esta equipa precisava urgentemente - consegue promover a união.

    PS: Vejo novamente com alguma tristeza como certos adeptos, que há poucas semanas admitiam sem problemas que a Liga Europa não estava ao nosso alcance, agora critiquem a equipa por não ter conseguido vencer. Será tudo bipolar?!? O Dortmund é provavelmente uma das 3 equipas favoritas a vencer a competição, onde constam nomes como Liverpool, ManUnited, Napoli, Lazio, etc etc. Pés no chão, sff! A nossa equipa ainda está a gatinhar.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o etanol da "ambição à Porto" lhes está a fazer voar muito perto do Sol...

      Abraço

      Eliminar

    2. @ Paulo

      que comentário tão assertivo.
      é que é tudo isso, mais o facto da nossa equipa ter sido uma "manta de retalhos"...

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    3. Correto Miguel, esse "pequeno pormenor" também merece realce. Embora julgue que, mesmo com os n/titulares disponíveis, continuaria a ser um jogo extremamente difícil (por ser na casa deles, também). Ainda estamos "verdes" para esta exigência, por mais boa vontade que exista, bom mesmo seria apanhar equipas em "pré-época" como nós próprios. Nós é que nos colocamos nesta posição, não vale a pena queixar, é andar para a frente e trabalhar.

      Atenção, não estou com isto a "deitar a toalha ao chão", tenho esperanças de que consigamos fazer melhor por cá, mais não seja por orgulho! Pode é não chegar. E se assim for, nada a dizer. Desde que se veja evolução, para mim será sempre positivo.

      Abraços

      Eliminar
  2. Caro Jorge Vassalo,

    À sua pergunta só uma resposta possível: Apoiar, apoiar e apoiar. Dar tranquilidade a todos e tempo ao JP. Fazermos do Dragão um local irrespirável para os nossos adversários, com um apoio que não permita que se ouça sequer a claque adversária. Impor respeito aos senhores do apito, ponto final. Que se nota evolução, nota. Que se nota uma atitude mais guerreira dos nossos jogadores, também se nota. Estamos no bom caminho. Passo a passo,de forma segura, sabendo que os tropeções fazem parte da caminhada. Próxima etapa ganhar ao Moreirense.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá estaremos. Todos. A remar para o mesmo lado. Espero.

      Abraço

      Eliminar
  3. Subscrevo e, posso estar enganado, estamos no bom caminho. Ao contrário de muitos, eu acho que foi um sinal de confiança em todo o plantel a aposta num jogo como este - já no anterior, no salão de festas, com o Chidozie - em S. Oliveira e Marega, opções que no papel fazem sentido, dado a necessidade de dar mais agressividade à equipa. É pena existirem escribas e blogues que continuam a fazer o papel de profetas da desgraça, para depois dizerem: "eu bem avisei". Eu, demagogicamente, prefiro dizer: "eu bem apoiei".

    Saudações azuis,

    ResponderEliminar
  4. Jorge,

    Peseiro está a pagar por erros que não são seus e muitos foram mesmo de Lopetegui...

    O Porto entrou na CL com 5 defesas inscritos apenas (Indi, Marcano, Maicon, Maxi e Layun) e dessa lista foi logo deixado Angel de fora e os B's que poderiam dar alguma coisa, nessa altura falo de Vitor Garcia.

    Objviamente chegamos a Janeiro e só tendo a possibilidade de fazer 3 alterações na lista, Peseiro colocou o que deveria estar lá desde inicio, Angel, e as novas aquisições e claro que não poderia ter colocado os B's pois nem tempo teve para os conhecer.

    Agora chegar a Dortmund sem Maicon por problemas mentais, Marcano lesionado, Maxi castigado e só 3 defesas de raiz inscrito na Liga Europa, mostra claramente o que está errado... Normalmente deveríamos ter pelo menos 7 jogadores usáveis inscritos.

    Ou seja... Peseiro só para ao ano começará a ser treinador do Porto a sério, até Junho anda a remendar o que é possível do reino de Lopetegui.

    A nós só nos resta apoiar apoiar e apoiar e esperar pelo final da época...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A remendar como remendou Mourinho antes dele, por exemplo.

      E já está a ser um bom remendo, para mim! Estarei a nivelar demasiado por baixo?!

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge,

      Se estás a nivelar por baixo então somos dois.

      Importante vai ser esta próxima pré-época e a ver qual a habilidade desta SAD de dar uma equipa a sério a este treinador.

      Eliminar
  5. Vamos que vamos.
    Derrota que nos deixa tristes, mas sinais positivos são cada vez mais.
    Peseiro tem me surpreendido pela positiva pois com todas as condicionantes tem conseguido melhorar as coisas. Suficiente? Acredito cada vez mais.
    Abraço, P. Torres
    Ps: quando fica bom o Bueno? Acho que tem tudo para ser o Plus desta equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero ver o Bueno já para o Moreirense!

      Abraço

      Eliminar
    2. Já somos 3 a apostar no Bueno. Que venha depressa e que o JP se junte a nós na aposta.

      Abraço,

      Eliminar
  6. Eu se fosse limão, quero dizer, alemão do Borussia, a esta hora estava corado de vergonha, por não ter goleado uma amostra de equipa! Com jogadores adaptados (Layum, Varela, Marega) outros condicionados (Indi, André André), as vespas não conseguiram atingir sequer a sua estatistica de 3-0 por jogo em casa!!!!

    Claro que são alemães e não se preocupam com isso, basta-lhes apoiar a equipa. mas agora imaginem se fosse ao contrário. Quantos portistas não estariam a vociferar por ter ganho por uma margem curta?

    Não sei se vamos dar a volta ao resultado e passar esta eliminatória, mas vejo que alguns catedráticos, eleitos como os supra sumos da táctica, afinal não conseguem fazer-se notar em jogos europeus. E com todos os elementos disponiveis, não como na nossa situaçâo!
    E atenção, o grande treinador, o mais maior bom, aquele que se estivesse no estrangeiro já teria umas 10 xempes, 5 supertaças e 3 intercontinentais, já veio a público avisar que... não está para levar com assobios!!!!

    E nós com uma manta de retalhos, exigimos o tu-cá-tu-lá com o 2ª classificado da... Bundesliga!!!!
    Olhem façam como eu a jogar matrecos; sou bom, muito bom mesmo, mas sem bola!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fantástico comentário, Felisberto!

      Subscrevo inteiramente!

      Abraço

      Eliminar
  7. estive em Dortmund e posso dizer que apoio nao faltou, incansaveis o jogo todo.
    unicos assobios apenas para o Brahimi, mas caramba, ha limites!
    manu365

    ResponderEliminar
  8. sem dúvida, os jogadores precisam de confianca, e empenho nao lhes faltou.

    se quando o peseiro entrou nao lhe exigiamos mais que a taca e todo o empenho do mundo, neste momento nao se pode fizer que esteja de forma nenhuma a falhar.

    o que nao será aceitável será que, tal como no nosso recente passado, se ajude a CS a lancar óleo na estrada e se criem condicoes para o [b] nosso[/b] insucesso com críticas e assobiadelas.

    vamos lá continuar a dar tudo no campeonato e esperar por algumas escorregadelas.


    https://www.youtube.com/watch?v=L29-aZXqZyk


    quanto ao jogo... se me dissessem antes dele que iria ficar 2-0, chocar-me-ia tanto como se soubesse antes do fcp-bayern no dragao me dissessem que a eliminatoria ia ficar 7-4... mas dói na mesma a postura. ainda assim, nao consigo censurar face ás condicionantes, de forma alguma!

    ResponderEliminar
  9. Em relação a Peseiro só tenho a dizer:Bravo! Tem feito um excelente trabalho e não é justo exigir-lhe nada.Mas estou certo que a Taça vai ser nossa.Este ano o campeonato foi perdido por causa da teimosia de quem acha que nunca se engana mas que ultimamente é só isso que faz. Na próxima época não podem ser cometidos erros primários como nesta é a vassoura tem de fazer o seu serviço e varrer alguns pseudo craques que não valem nada com o Brahimi à cabeça.Também não será com Aboubakar que vamos a algum lado.Enfim uma época perdida devido aos acomodados da Sad que não têm como prioridade ganhar títulos mas sim o seu bem estar financeiro.Os fins de semana a sofrer e a gastar dinheiro ficam para nós os que desinteressadamente amam o clube pois ele está acima de quem casualmente o dirige.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Equilibrar e dar uma espinha dorsal à equipa é essencial.

      Abraço

      Eliminar
  10. A equipa tem o meu total apoio.

    Se concordo com tudo, não. Mas Peseiro tem mais dados que nós e apesar da derrota a equipa não nos envorgonhou.

    O tempo que não temos era essencial para podermos lutar com mais qualidade, no entanto não me parece que falte vontade e garra.

    Assim a equipa tem o meu total apoio.

    Ao contrário da SAD.

    Abraços

    ResponderEliminar
  11. Eu não podia estar mais de acordo. Especialmente com os 2 últimos parágrafos.
    O FC Porto somos todos nós.
    E quando uma parte está a falhar-SAD-nós pelo menos temos de fazer o nosso trabalho como os jogadores e treinadores.
    Afinal não vamos deixar o Clube mais dividido.

    A hora de arregaçar as mangas é agora.

    "Estar a apoiar uma equipa que em alguns jogos não faz um jogo como nós desejamos? Nem por isso." Ok. E aceitável.
    Mas o jogo que nós desejamos começa a partir de nós, que temos de dar o ânimo certo para que a equipa se erga e comece a jogar com os dentes ainda mais cerrados.

    É hora de nós adeptos, jogadores e treinador acordar o FC Porto, já que alguns andam adormecidos.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como pedir dos outros o Portismo que nós não mostramos?

      Abraço

      Eliminar
    2. Não estou a pedir o Portismo, porque isso todos nós Portistas temos, pouco ou muito, lá o temos.
      O que se pede é que depois de uma fase tão complicada, depois de ser apresentado um novo Homem para o comando da equipa técnica, se comesse a apoiar, em vez de corromper o trabalho dos que estão no relvado e banco.

      Abraços.

      Eliminar
  12. QUe diferença deste post para o da "Reflexão Portista"!!! E mais não digo. A não ser: Parabéns Jorge Vassalo.

    ResponderEliminar
  13. Caro Jorge,

    Excelente artigo.

    Se Peseiro tem feito tanto com tão pouco (nem reforços decentes foram contratados) que tal darem-lhe uma oportunidade de começar a próxima época com jogadores a sua imagem?

    Saudações portistas

    ResponderEliminar