quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Antevisão ficaben - FC Porto (22ª Jornada)


Sou dos que acredita que a pressão faz diamantes. Sou dos que pensa que é na adversidade maior que se encontram os mais Bravos Homens. Sou dos que pensa que não há nada melhor que a probabilidade contra para que surja o espírito "vai ou racha".

Não vou falar de méritos do adversário. Para mim, não existem. Se há altura onde tudo o que simboliza a podridão corrupta se concentra num nome, é esta. Agora, sobra uma pergunta: somos Homens ou somos ratos? Somos ou não somos o Futebol Clube do Porto, carago?

Perdemos dois centrais esta semana - para mim Maicon fez checkout há semanas - e um deles para uma lesão de última hora. Temos duas hipóteses: jogamos com o trinco a central ou com o B recém-chegado. Eu aposto na primeira. E digo-o, sem qualquer tipo de receio: Um Futebol Clube do Porto à Porto ganha este jogo, mesmo assim!

Um Futebol Clube do Porto pleno de Raça, de Querer, de União e de Superação saberá que deste jogo depende a sua sobrevivência neste campeonato.

Jogaremos contra tudo e contra todos, jogaremos na casa do inimigo, secundado e espaldado pelo seu público e por mais três jogadores do sistema

Contra tudo e contra todos, se vencermos, acredito que poderemos ser campeões. Se perdermos e lutarmos com todas as forças, também. Se desistirmos e formos fracos e desligados, perderemos mais do que o campeonato, perderemos toda a honra, e os jogadores terão perdido o direito a usar o Brasão Abençoado.

Na hora do tudo ou nada, somos ou não somos o Futebol Clube do Porto?!

Helton e Casillas (guarda-redes); Maxi, Martins Indi, Rúben Neves, Varela, Brahimi, Aboubakar, Marega, Sérgio Oliveira, José Ángel, Evandro, Herrera, Corona, André André, Miguel Layún, Danilo, Suk e Chidozie.

(4x2x3x1) Casillas; Maxi, Danilo, Indi, Layún; Rúben, Herrera; Corona, André André, Brahimi, Aboubakar;

49 comentários:

  1. Nem mais! Cincazero! o FCP NUNCA perde de véspera. E já agora...porque é que o nosso central da B é pior que o central da B dos lamps? É que eles também devem jogar com um, certo?
    Dragons do not play well with others. Seems like others have a problem with loosing! NO FEAR.
    Abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que os centrais deles têm de enfrentar o Abou, os nossos têm de enfrentar o Jonas e o colamitra.

      Mas eu acredito! Vencemos uma vez, vamos vencer duas e três!

      Abraçom

      Eliminar
  2. Concordo a 100% consigo, vamos lá para ganhar e mostrar que não estamos acabados como muitos dizem.

    Já para o Dortmund se Marcano não recuperar, parece-me mais complicado, Danilo e Maxi castigado e para piorar Chidozie nao foi inscrito na lista B.

    Cumprimentos e amanhã é para trazer os 3 pontos e acima de tudo mostrar que Porto ainda é Porto!

    ResponderEliminar
  3. Jorge,
    Fico muito contente e ao mesmo tempo muito triste por tudo aquilo que escreves diariamente. Fico contente porque vejo que ainda existem portistas (verdadeiros portistas) que ainda confiam, que ainda crêem e que o NGC ainda os faz sonhar! Fico muito triste por não conseguir sentir a mesma esperança que tu, e que outros irmãos sentem. Não consigo encontrar por mais que procure, ainda consigo deixar-me levar pelo teu entusiasmo, mas logo me vêm à memória os tristes acontecimentos recentes. Não consigo esperar nem acreditar em Herreras, Indis, Casillas , Brahimis e Varelas.
    Não leias estas linhas como uma crítica, que não é. É apenas o desabafar de um sentimento insuportável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só estás derrotado quando desistes de lutar.

      Eu ainda não desisti.

      Abraço

      Eliminar
  4. Sinto me derrotado. Não consigo lutar pq não estou no campo, apoio, faço a minha parte (modestamente) mas aqueles que deveriam lutar realmente não comparacem, só estão de corpo presente, a alma, essa nossa alma de Ser Porto, não está presente. Daí a nossa triste situação.

    ResponderEliminar
  5. Jogar com danilo a central implica perder força no meio campo e consequentemente perder o meio campo, ou seja, seria um jogo em que os corruptos iriam carregar forte e nos atrás a tentar sair para contra ataque de forma inutil porque nao haveria ligaçao entre sectores e com aboubakar a jogar a 200km da baliza. Por mim era chidozie a titular e aposto que ia ter grande personalidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o argumento. Mas falta altura na defesa, penso eu de que.

      Abraço

      Eliminar
  6. Os responsáveis da Sad deveriam ser responsabilizados por danos ao clube pois andam a dormir na forma.Tiveram o mercado de Janeiro para corrigir uma das principais lacunas do plantel que é a falta de um central de classe e em vez de o contratar dispensaram um. Agora estamos num beco sem saída e com jogos difíceis pela frente. Não consigo ser otimista com estes jogadores sem classe e sem raça por isso estou à espera de dois massacres. Oxalá me engane. A incompetência desta Sad comissionista deve ser castigada e deviam pagar do seu bolso os prejuízos desportivos feitos ao clube.É não há ninguém que os afronta? Atura-Los mais 4 anos vai ser o fim do clube.

    ResponderEliminar
  7. Por acaso até punha o chavalo de 19 anos a titular. Como estamos todos numa de fé, podia até ser que a coisa corresse bem. De qualquer modo jogava com 4 médios (para dar consistência á defesa e ao mesmo tempo ao ataque) tipo:
    Casillas, Maxi, Chidozie, Indi, Layun, Danilo, Ruben, André2 e Evandro, Marega e Abou.



    ResponderEliminar
  8. A fé move montanhas...
    O FC PORTO move o Mundo!!!!
    Vamos lá carago!!!

    ResponderEliminar
  9. gosto de seguir as suas cronicas, e fala quase sempre o que penso, mas isso de chamar ficaben e not sportem é que podia acabar, nao lhe fica bem, ainda pra mais num blog que tem bastante seguidores. refira se como lampioes ou slb
    apenas uma mera opiniao
    continuacao de bons comentarios e que realmente o nosso FCP amanha nos surpreenda pela positiva!
    Rodrigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rodrigo, eu uso um anagrama da palavra original, trocando o início pelo fim. Não é um insulto.

      Já o sportem, (não digo not coisa nenhuma) é a mesma coisa que escreverem puarto. A mim não me ofende nada. É a forma como o presidente do dito clube se refere ao mesmo.

      Quem não aguenta uma saudável picardia (há blogs onde somos chamados de fc porco, corruptos, fruta) não está aqui a fazer nada. E mais, se dizem o Contumil... bem, acho que é a zona do Dragão, por isso...

      Abraço

      Eliminar
    2. Entrar derrotado? Isso é para outros!

      Abraço

      Eliminar
  10. Boa noite
    Aguardo com alguma expectativa, porque creio que seria justiça (pouco divina) ganhar de forma contundente para rasgar com esta farsa e expor que o benfas tem sido transportado em andor pelos jornalistas chupistas do costume. Depois da vergonha do restelo, já andam a vender os pechisbeques por 80 milhões, ainda por cima a um clube que nem deve poder contratar durante uns tempos.
    Ainda assim, racionalmente, sei que é um estádio difícil, e que trazer pontos seria um resultado positivo, mas como portista quero mais, quero tudo, mas à custa de suor e lágrimas. Chegar às 2as bolas mais depressa, ganhar os flancos, ocupar bem os espaços, sem nos deixarmos aburguesar pelos êxitos do passado, nem nos deixarmos reprimir pelos momentos menos bons do passado recente.
    Para a frente! Para a vitória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão vender, vão, é esperar sentadinhos.

      Se deixarmos a pele em campo, acredito que é possível. O eixo defensivo do ficaben não é nenhum espectáculo.

      Abraço

      Eliminar
  11. A minha confiança está no limbo.
    Tanto espero por uma agradável surpresa e ver os nossos jogarem como nunca jogaram.
    Ora penso que esta questão de ter só 2 centrais e o modo como a equipa anda, só possa piorar o estado da equipa.

    Dantes ia sempre confiante, mas agora estou muito reflexivo.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não adianta. O que for será. Há que encarar isto como uma pré-época.

      Abraço

      Eliminar
    2. Ao ler isto, onde qualquer portista se tem que identificar, deu-me arrepios por se sentir o verdadeiro Portismo existente em ti, em mim, em nós..
      A confiança que outrora não me faria hesitar em dizer que amanha iremos ganhar desvaneceu-se ha algum tempo. Mas não por completo, nunca, jamais.. E quando batemos no fundo ainda te amo mais, não me sais da cabeça..
      Aconteça o que acontecer amanhã temos que te retribuir a felicidade, o carinho e todos os bons momentos que nos fizeste passar, nunca irei desistir de ti..
      Vamos mostrar que não estamos mortos como eles pensam!
      Vamos apagar a luz e ligar os aspersores!
      Vamos com tudo Porto!

      Abraços!

      Eliminar
  12. Não percebo as criticas à Sad por esta situação.

    O problema é não termos um GRANDE central, de grande qualidade.

    mas temos 4 centrais (o normal). Se 2 deles se lesionam...o que é raro, não vejo onde está a culpa.

    Saiu o Linch, entrou o Chidozie, que tem muito mais potencial, imo.

    O pior vai ser 5ª feira...Marcano mesmo que recupere está castigado, Danilo castigado e Chidozie nem está inscrito.

    Se o Maicon não estiver mesmo lesionado vai ter que jogar...se está "riscado" deixa de estar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só temos de apoiar. Não quero ninguém proscrito. Quero quem tenha a cabeça no lugar.

      Abraço

      Eliminar
  13. Caro Jorge,

    Só me apetece dizer: Força Porto! Acredito sempre. Tenho fé sempre.

    Raoc

    ResponderEliminar
  14. Caro Jorge,

    A minha confiança está de rastos, a moral desmantelada, a fé morta e enterrada, mas amanhã existem 11 heróis num tapete verde que tudo isso podem mudar!

    A expectativa de um mau resultado, lei-se uma não vitória, é real e quase palpável tão iminente como a luz do dia que daqui a nada irá inivitávelmente aparecer e só esses homens podem-me resgatar (a mim e a muitos como eu).

    É o dia do juízo final e onde jogamos a luta pelo campeonato... está tudo naqueles 90 e poucos minutos...

    Jogamos contra uma equipa que vem de 11 vitórias seguidas e com a moral, confiança e fé em tudo contrária à nossa...

    É nestas nestas adversidades que se vê que é portista de coração e que se vê quem sente o símbolo que tem junto ao coração... Este jogo marcará quem tem fibra e espírito para ser Porto e quem vai levar uma passagem sem volta no final da época.

    Tenho a esperança que a maior parte (senão todos eles) vão ser maior que os homens... Quero acreditar e eles vão me dar essa resposta amanhã!

    Independentemente do que acontecer SOMOS PORTO e amanhã o jogo define somente os objectivos da época e não o que somos dentro de nós!

    Os 11 Heróis que vão defender as nossas cores sabem que estaremos lá com eles.

    Amanhã será o primeiro dia do resto das nossas vidas... que a Sorte e o ensejo nos proteja a todos nós!

    ResponderEliminar
  15. Que Peseiro faça as suas escolhas, terá o meu apoio.

    Mas não podemos esquecer o que isto se chama. Amadorismo. Espero que nas próximas eleições as pessoas se lembrem bem desta situação.

    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Esta sad do equipamento café não defende o clube (Porto Canal) e tem uma política de contratações absurda (Adrian Lopez, Imbula, Lopetegui).
    Eu só espero que esta derrota histórica que vamos sofrer na porta 18 ponha fim a esta direcção eivada de PODRIDÃO, para que assim possa renascer O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO.

    Luís (O do Nuno Espírito Santo, Pedro Martins, ou Lito Vidigal)

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. «só és derrotado quando desistes de lutar!»

      «só levantas a cabeça depois de teres beijado o brasão abençoado que ostentas ao peito!»

      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    2. Foda-se, às vezes ainda quero mais ganhar! Credo!

      Eliminar
  17. A questão do central não me parece tão crítica assim. Às vezes parece que as pessoas esquecem que o objetivo da equipa B é ser justamente um repositório, um segundo banco de suplentes para a equipa A. Não é suposto termos 2 equipas a competir em alto nível. Claro, quando se chegou à conclusão que os clubes grandes e mais 2 ou 3 tinham condições e qualidade para criar uma segunda equipa, a solução para os manter competitivos e terem visibilidade era lógica. Mas não vamos desvirtuar, quando leio por aí que "estamos a dar cabo da equipa B ao ir lá buscar jogadores", mas que raio...? É para isso que servem!!! E não é nenhuma heresia, supostamente os B's são literalmente a segunda linha, a fase de transição necessária. Nada mais. Dito isto, se lá formos buscar jogadores a título provisório ou definitivo, muito bem, é bom sinal, quer dizer que já tínhamos dentro de portas os recursos, estávamos acautelados. Se ainda temos que ir buscar lá fora de forma desesperada para tapar um buraco, é mau sinal, quer dizer que fomos apanhados desprevenidos. Ou acham sinceramente que seria mais seguro ir buscar um desconhecido cuja qualidade foi aferida no youtube (a não ser que fosse um craque famoso, mas esses são caros), do que promover um ativo interno de quem se conhecem as qualidades e defeitos?

    Adiante. Penso que não é por aí. O problema mantinha-se, que era o facto de termos um jogador novo na posição, com os riscos que isso acarreta (ainda para mais na defesa, onde devem saber trabalhar em equipa para se complementarem sem se atrapalharem). Penso que vai ser um jogo complicado, mas não estou tão pessimista como alguns colegas. O momento de forma deles tem sido bom, particularmente a nível do ataque, sempre contra equipas inferiores que abdicam do ataque (no caso do Belenenses até pareciam dar uma ajudinha). Contra nós tenho dúvidas que avancem da mesma forma "kamikaze".

    O ponto forte deles é sem dúvida a capacidade de fazer golos, para mim o grande perigo é se calha de meterem 1 ou 2 golos cedo, aí podem galvanizar-se e a nossa equipa ir-se abaixo - em termos anímicos estamos bastante mais frágeis do que eles. Mas se aguentarmos o ímpeto inicial e lhes cortarmos a passagem das bolas para o ataque, podemos ganhar o meio campo e partir os rins aquela defesa. Em termos de criatividade diria que estamos ela por ela, eles têm mais eficácia no ataque, penso que temos melhores elementos no meio campo e laterais. Defesa... é provavelmente o setor mais fraco de ambos, dependerá no final de qual GR está mais inspirado.

    Seja como for, eu acredito que vamos lá fazer estragos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema não é a qualidade ou capacidade de Chidozie. É entrar a frio num jogo de vida ou morte. Não pode dar essa responsabilidade a um miúdo de 19 anos que começa agora!

      Mas, sim, Danilo a central é uma dupla perda. Mas eu acho provável. Por isso...

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Jorge,

      Poder, pode. Não conheço o rapaz (quero dizer, pessoalmente) mas não tenho dúvidas de que não há maior prova de confiança do que isto. Se ele terá estaleca ou não, se lhe tremem as pernas ou não, isso é outra história. Uma coisa é certa, se lhe corre mal, ele até é quem tem menos a perder - porque ninguém o vai "crucificar" devido às circunstâncias atenuantes. O risco é grande, a responsabilidade é enorme, mas é dessa fibra que se fazem os campeões.

      Atenção, considero que Danilo não seria má opção, é alto, possante e bastante bom no jogo aéreo, o que seria favorável para travar Mitro e cortar cruzamentos. Mas faria falta no meio campo, sem dúvida.

      Fica a opção para quem melhor os conhece - o nosso Mister.

      Abraço

      Eliminar
  18. Eu confiava no miúdo, mantinha Danilo a 6 e povoava aquele meio campo. Sem um meio campo de combate, não teremos muitas hipóteses. É mais importante garantir o domínio do miolo, do que estar obcecado com o central. Se o meio estiver controlado, os centrais estarão protegidos. O contrário já não é verdade. Vai ser um jogo de superação para os rapazes e ratice para o mister. Calculo que a nossa disposição em campo vá mudar ao longo da partida. E muito. O que interessa é como se acaba. E acho que acabaremos vitoriosos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Mas é o onze provável, não o meu preferido.

      Abraço

      Eliminar
  19. É um ótimo jogo para as características do Marega,por isso espero que o Peseiro não se acobarde e jogue o jogo pelo jogo pois a defesa deles apertada mete água. Aguardemos.

    ResponderEliminar
  20. Olá Sr. Jorge... Olá Portistas... Vim só desabafar... estou tão apreensiva com o jogo de hoje... acho que nunca tinha sentido esta insegurança em relação a um jogo. Confesso que estou muito pessimista e acho que vamos sair de lá com um saco cheio... desculpem o desabafo.. mas esta semana não tem dado para mais. O meu coração quer acreditar... mas a minha cabeça não deixa. Um bem aja a todos!!!

    ResponderEliminar
  21. Caro Jorge Vassalo,

    O coração confia ... E esta lesão do Marcano fez-me ficar desconfiado. E o Bueno que nunca mais recupera (tenho muita esperança depositada neste rapaz). Hoje é arregaçar as mangas, dar tudo o que temos e honrar o brasão abençoado. Se os nossos rapazes fizerem isso, aconteça o que acontecer, mostraremos que estamos vivos. Vamos a eles. Não são melhores do que nós. Estão mais confiantes e com a cabeça mais limpa, mas melhores não são. Vamos provar isso mesmo. E qual Super Dragão, canto alto, bom som e distante: Que bonito é este nosso Amor, já nasci assim, Porto até ao fim.
    Na raça.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Em vez do lampionico " o nosso destino é vencer" melhor seria costurar no nosso tricot um acrescento que mais se coaduna com o Porto que todos nós queremos " o nosso destino é lutar para vencer". É isso que espero hoje em campo. Uma equipa lutadora! Vamos a eles!
    Cumprimentos
    Pedro Nine

    ResponderEliminar
  23. Mostraram a fibra por que ansiavamos. Para manter. Porto!

    ResponderEliminar
  24. Para incompetentes, desastrados e comissionistas, até que não fizeram mau resultado!
    É melhor fatiarem o melão!
    Pedro Marques

    ResponderEliminar