domingo, 14 de fevereiro de 2016

As Regras Dos Outros, A Palavra Do Presidente e o MaisFicaben [ACTUALIZADO BASKET]


Ontem, mais uma suprema vitória do sportem. Uma vitória que não quero diminuir, tem todo o mérito, mas que começa com uma regra para Jesus - a do bloqueio. Um bloqueio que o guardabel explicou muitíssimo bem. Pergunta: agora a obstrução é um bloqueio? Agora pode um jogador atacante impedir um defesa de defender e pronto? É que, se assim é, vai ser muito mais complicado defender do que aquilo que já é! As tácticas de raposa de Jesus vão continuar, e a bandalheira arbitral ainda não acabou. Para ver mais, em cenas dos próximos capítulos.

O Nosso Grande Presidente voltou a falar. Falou oportunamente, creio, e voltou a insistir na questão arbitral. No meu entender, está bem dentro do prazo, neste caso. E a verdade é que a arbitragem de Soares Dias é disso exemplo. Teve erros de disciplina, mas nenhum roubo. E com uma arbitragem equilibrada, fomos vencedores e soubemos jogar unidos. Por isso, faz bem o Presidente em relembrar que estaríamos em igualdade de circunstâncias com o ficaben. Está criterioso nas suas intervenções, e eu acho bem. Também não peço um Presidente de reacção precoce. Acho que ninguém pede. E já é a quarta intervenção pública do NGP desde que chegou Peseiro. A seguir assim, estamos, a meu ver, no bom caminho.

Por sugestão indirecta do Miguel S, "puxei a fita atrás" e fui deliciar-me com o MaisBastidores ou lá como se chama - está sempre a mudar o nome.  Entre Braz e Freitas, quem seria o mais aziado. Era uma fúria de um ficaben que tinha feito todo o jogo, tinha "dominado em todos os aspectos do jogo", mas que tinha encontrado "um Casillas inspirado". É surreal, este nacional ficabenismo. Aboubakar não joga bem mas "teve sorte", Herrera encontrou um Júlio César "mau batido", que "não fez uma única defesa todo o jogo", e o Jonas jogou maravilhosamente mas o remate espetacular bateu nas costas do Mitroglou, que falhou "um golo cantado". A fúria do Freitas ainda foi mais bonita, ao dizer que muitos remates foram falhados por "excessiva nota artística". Eu, que sou Portista, não vi notas artísticas....

Agradeço, do fundo do coração. Enquanto os ficabens se convencerem qu está tudo bem, não há vitória que não se consiga. Com humildade e muito suor. E muito Portismo. Como o que vimos na sexta.

ACTUALIZAÇÃO: De volta aos títulos, Taça Hugo Dos Santos! 68-69! Bravo rapazes! Este é um fim de semana de conquistas ao ficaben! Azia ao quadrado! (Já agora, SportTV, isto agora é assim? Já nem disfarçam o ficabenismo? O êxtase do comentador na recuperação do ficaben.... enfim. É continuar o melão.)

 

23 comentários:

  1. Eu que não ligo mt a basket vi-me a vibrar com a vitoria e com a azia dos jogadorer treinados e comentador, até aqui não estavam habituados a ter adversario a altura.

    Relativamente a esse programa foi lindo de se ver que nem disfarçar sabem, ou não querem, tal como já foi dito ontem vamos jogar sem gr, mas sinceramente até sabe melhor a vitoria sobre uma equipa que foi assim tao superior, na optica deles.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  2. Grande Vitória no basket.Com uns americanos melhores podiamos ser campeões mas mesmo com estes que são fracos já estamos a fazer muito.É a importância de ter um treinador como o Moncho que faz a diferença.

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge,
    É, pelos vistos há regras que valem só para os outros…

    Quanto aos comentários ao clássico, a única conclusão que dá para retirar é que a azia é tramada!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com


    ResponderEliminar
  4. O QUE INTERESSA E GANHAR, AMEN. Nao fora a roubalheira descarada e ate estavamos a frente mesmo a nao jogar nada e cheios de cepos, digo eu, ou entao penso eu de que...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que essa do "cepos" pode vir a ser engolida a breve trecho! :)

      Abraço

      Eliminar
  5. Deitaram foguetes e tudo...parece que falta o mate (ele devia querer dizer xeque ao rei, mas enfim, it's Jesus man).
    Desta vez discordo de si Vassalo, porque o Homem devia ter falado antes, para pressionar e denunciar a Mafia Coimbrã, assim dá a impressão de estar a fazer campanha eleitoral aparecendo quando não precisamos. Não sei se reparou, mas JNPC passou pela zona mista do estádio, os prostitutos é que o ignoraram, tal como, miseravelmente, fizeram com Chidozie. De qualquer modo PC não precisa de aparecer nos grandes momentos - sabemos que é sempre o principal responsável - tem é de o fazer quando dele necessitamos e esta época já foram muitas vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia, mas não precisamos de holofotes. O FC Porto vive bem assim. A SAD já fala, e isso é bom.

      Abraço

      Eliminar
  6. ....Moncho, mereces um coment só para ti e para os teus meninos: sois um orgulho e tu Grande Irmão Galego, serás sempre um exemplo de MISTICA PORTISTA!

    ResponderEliminar
  7. Boa noite.
    O futebol nacional é assim e enquanto andarem por aqui espertalhões como o catedrático isto não melhora.

    Vi agora que o Maicon vai para o Brasil. Solução que me agrada e espero que não seja somente até ao fim da época.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escreverei sobre o Maicon amanhã. Mas não acredito que volte a jogar com a camisola do FC Porto. Acho que é um sinal para o resto do balneário. Que passe a mensagem.

      Abraço

      Eliminar
  8. Por acaso, enquanto tentava ir acompanhando o jogo "à Inácio" no tablet (com algumas falhas aqui e ali), estava com a TV ligada e nesse momento acho que estava no TVI24 onde acompanhavam o jogo indiretamente, com imagens dos adeptos de ambos os lados e comentários. Sempre era informação mais imediata (a outra só chegava passado uns bons segundos).

    E foi aí que surgiu o segundo golo do FC Porto. Se vocês ouvissem a tristeza do tipo que comentava... Ele estava a falar e disse algo como "bla bla... e foi o golo do Porto, já se esperava...", completamente surreal, a mágoa na voz enquanto o relatou, tal e qual um adepto rival o diria, nem disfarçou. Foi tão soturno que até fiquei na dúvida e só quando vi as imagens dos adeptos azuis a saltar é que confirmei. Incrível! Antigamente ainda faziam de conta... agora já nem se dão ao trabalho.

    Isto só dá vontade de os mandar a todos à... capital.

    E parabéns ao nosso basket! São estas coisas que nos farão reerguer brevemente, um degrau de cada vez.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma transmissão á benfas tv no famoso min 92?

      Miguel S

      Eliminar
    2. Eu não sei. Vi na BT Europe. A pagar, claro. :)

      Abraço

      Eliminar
    3. Foi quase isso, mas na BTV ainda se aceita, não é suposto serem isentos. Agora, num canal generalista? Tratarem-nos quase como se fossemos uma qualquer equipa estrangeira...? Só lhe faltou dizer "estamos a perder" ou algo do género.

      E não é só connosco, sempre que certas equipas jogam contra qualquer outra (nacional) estão sempre a falar no mesmo sentido, quase em jeito de incentivo e obrigação para um lado como se do outro não estivesse outra equipa portuguesa. Eu escrevo isto enquanto adepto de um Grande, mas nem imagino o que dirão os adeptos dos outros clubes menores.

      Antes pensava que era por incompetência e falta de contenção. Às vezes começo a achar que talvez não seja só isso, pois antigamente esses ditos saíam de vez em quando por acidente, como quem tenta disfarçar mas não consegue, agora saem sem hesitar, nem sequer tentam.

      Os requisitos para comentar nas TVs estão cada vez mais baixos, qualquer traste o pode fazer desde que lamba a mão ao(s) dono(s), e parece haver mesmo uma agenda por trás. Lastimável.

      Eliminar
  9. À propósito do basket, irritou-me tanto o cabeçudo que estive a ponto de ligar para a sporttv. Felizmente não perdi tempo a fazê-lo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incrível, pá. Será directriz da SportTV? São todos ficabens? Não há vergonha.

      Abraço

      Eliminar
  10. Quanto ao Maicon... penso que foi uma solução acertada.

    Ia ser muito complicado para ele voltar a pisar o relvado esta época, do ponto de vista psicológico está comprometido e à primeira falha seria trucidado pelos adeptos - o que só iria piorar ainda mais. Além disso, a intervenção da esposa também não ajudou. Era preciso dar um sinal claro de disciplina, mas também de proteção ao jogador.

    Sinceramente acho que será o melhor para ambas as partes, até porque voltará no final da época, esperemos que mais desanuviado, e nessa altura os adeptos já terão ultrapassado o erro. O tempo cura muita coisa. Foi um ato de gestão pura, se é verdade que não temos Centrais "de sobra", também é verdade que um Central sem a cabeça limpa não nos serve de muito.

    ResponderEliminar