quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Análise FC Porto 0-1 Borussia Dortmund (Europa League)


Como conseguir marcar três golos sem sofrer nenhum, contra uma equipa fortemente ofensiva, como o Dortmund?

Peseiro pensou neste problema com um 4x3x3 sem criativos e com mais força defensiva, recuando Layún a central para preservar um grande Danilo no meio campo. Não resultou. Depois de um longo período onde o Dortmund controlou e o FC Porto anulou competentemente, ao primeiro balanço para o ataque, com Maxi e Angel projectados, o Dortmund fez o expectável, foi em força e marcou. Marcou com tal velocidade que conseguiu passar a visão de fora-de-jogo do árbitro assistente. Casillas ainda fez uma defesa digna do seu nome, mas Aubameyang empurrou para o corpo de Casillas e este, imerecidamente, foi o arco para dentro da baliza. A UEFA ainda fez a crueldade de lhe atribuir um auto-golo....

O FC Porto esteve letárgico até ao rasgo de Evandro aos 40 minutos, num remate que rasou o poste e, daí para a frente, atacou com critério. Num canto Varela ia marcando, mas o guarda-redes do Dortmund fez uma defesa in extremis que o negou.

A segunda parte teve apenas dez minutos em que o FC Porto pareceu querer reagir, logo após a entrada de um raçudo Suk para o lugar de Aboubakar (...) e antes da saída de Varela para dar lugar a um Brahimi que nada fez. Danilo fez um jogo monstruoso, Layún fez tudo o que podia numa posição que não é sua, Casillas tentou o impossível e Evandro também. Tudo o resto foi uma confusão táctica que, diga-se, não ficou bem a José Peseiro. Fosse Lopetegui a fazer estas alterações e teria - muito justamente! - caído o Carmo e a Trindade.

Há que ser realistas, contudo. Não tínhamos armas para mais. Mas há que realçar que, mesmo assim, tivemos um penalty sobre Suk roubado, um vermelho perdoado ao Dortmund numa agressão sobre Danilo e um golo fora de jogo.

Os comentários nojentos dos senhores da SIC mostram o quanto este campeonato é uma mentira. Este nacional-ficabenismo provoca vómito. A forma como se ri, a voz de felicidade pela derrota do FC Porto, a forma como os jogadores são gozados e até a negação dos lances que favorecem o FC Porto é abjecta! Estes comentadores mereciam um blackout do FC Porto à SIC. Ide gozar ao falo.

57 comentários:

  1. Ou seja, ide para o caralho! Pumbas, nem mais.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Não vou falar do jogo, era mt dificil e o arbitro piorou. Mas partilho da opinião vergonho-so o que se passou com os comentarios. Nem aqui disfarçam o seu clube. Começo a achar que mais vale deixar de transmitir os jogos na tv.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  3. Melhores em campo: Marega, Aboubakar, Angel e Varela
    (Ironia desligada)
    Eles foram melhores em todos os aspectos, ponto.
    Só temos de levantar a cabeça, lutar pelo que está ao nosso alcance e ir preparando a próxima época com pés e cabeça.
    Preparar inclui limpar a casa, não basta jogadores esforçados, isto não é a santa casa! É preciso qualidade.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que passa mais por investir em raça e não em fama.

      Abraço

      Eliminar
  4. Eu acho que tínhamos um palavra a dizer.
    Temos recursos para lutar contra eles.
    Era só aproveitar o adormecimento do adversário, e um pouco de arrogância deles e teríamos a comentar um resultado diferente.
    Ficou-me aqui um cubo de gelo no estômago, por pensar que esta equipa com grande qualidade ficou-se retida e um pouco desmotivada para alterar o curso do jogo.

    Os árbitros, esses estavam no Dragão "só porque sim" e não souberam ser equilibrados.
    Um puxão de camisola de Rúben Neves é amarelo, como uma entrada daquelas contra Danilo também o é. Esse Mark sabe ser vaidoso e nada mais.

    Os comentadores não sabem mesmo disfarçar, que dizer da forma como eles tentaram manter uma posição sobre o tal momento do golo do BVB. É pá metam-se no teatro...

    Agora é atacar as Liga e Taça com a chama bem acesa.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Somos roubados por árbitros nacionais e internacionais:

    Como é possível o bandeirinha não enxergar 2 JOGADORES em completo offside no gol dos chucrutes? 2 JOGADORES!!!
    Como é possível o soprador de apito ser tão rigoroso e amarelar Evandro, que nem fez falta?
    Como é possível o soprador de apito ser tão rigoroso e amarelar Ruben por puxar a camisola do alemão?
    E COMO FOI POSSÍVEL o soprador de apito NÃO SER TÃO RIGOROSO com o alemão que deu aquela entrada assassina/golpe de karate no peito/barriga de Danilo, mostrando-lhe "apenas" o amarelo, quando era SUA OBRIGAÇÃO CUMPRIR A LEI e mostrar-lhe a porta da rua com um vermelho direto?

    Fosse ao contrário e Danilo ia pra rua num décimo de segundo...

    Peseiro é pago, e provavelmente muito bem pago, para ver o que está errado e corrigir, seja nos treinos ou jogos, certo?
    Não viu Peseiro que no 1º tempo Aboubakar errou absolutamente tudo o que tentou? Não viu que ele não acertou um passe, não ganhou uma bola alta ou uma dividida, que fez as piores opções possíveis nas raríssimas vezes em que tinha a bola??? Era pra ter saído ainda no 1º tempo...

    Angel é mesmo ruim... mas mesmo mesmo ruim, ruim, ruim...mas não há outro, temos de levar com ele, porque Layun não joga o próximo jogo...

    E há coisas que por mais que eu tente, não consigo compreender, e que já acontecem com muita frequencia há muito tempo, como por exemplo:
    Que equipe é essa que não ganha divididas, bolas altas ou segundas bolas???
    Que equipe é essa que chega sempre atrasada e nunca consegue uma sobra???

    Falando de coisas boas, eu queria 5 Danilos e 5 Layuns na equipe.... Layun fez de tudo um pouco...hoje jogou de beque, apareceu na lateral, apareceu no meio-campo, apareceu no ataque, só faltou cobrar corners e ir correndo pra área pra ele mesmo tentar cabecear...Danilo no mesmo nível... raçudos, guerreiros, lutadores, bravos, à Porto...

    Abaixo desses dois, Maxi, Casillas e... Suk, que desde que entrou, fez em 30 minutos o que Aboubakar não fez em 1 hora e merece ser titular já no próximo jogo...pode não ser craque, mas não lhe falta entrega, e é disso que precisamos, de entrega, luta, raiva, morder o tempo todo...

    Agora é concentrar no jogo de domingo, e é pra entrar soltando fogo pelas ventas logo de início...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez a explicação esteja muito mais na frase "domingo é daqui a 3 dias" do que se pensa.

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro rbn,

      Concordo em tudo o que diz.

      "E há coisas que por mais que eu tente, não consigo compreender, e que já acontecem com muita frequencia há muito tempo, como por exemplo:
      Que equipe é essa que não ganha divididas, bolas altas ou segundas bolas???
      Que equipe é essa que chega sempre atrasada e nunca consegue uma sobra???"

      Apenas lhe digo que esses "vicios" ainda estao erradamente implementados nos jogadores por aquele treinador que se foi embora e que tanto mal fez ao meu clube: Lopetegui.

      Eliminar
  6. Meu caro Jorge, concordo consigo, sobretudo no golo irregular dos alemães e na infelicidade de Casillas, que não merecia, mas a prestação do FC Porto foi tão deprimente, tão sem chama, tão resignada, fiquei com a sensação que os nosso jogadores já iniciaram o jogo sem acreditar na reviravolta e nem tentaram, que me sinto envergonhado enquanto Portista, ressalvando o Danilo. Somos por esta altura, uma sombra do FC Porto europeu de outras Épocas não muito distantes. Desculpe mas é a minha opinião.

    Um abraço desconsolado e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido amigo, mas omeletes sem ovos também não se fazem...

      Grande abraço

      Eliminar
  7. Caro Jorge Vassalo,

    Concordo que me pareceu que o Peseiro inventou um bocadinho mas a verdade é que eles são melhores neste momento e a eliminatória fica marcada pelo primeiro jogo. Era preciso fazer um jogo perfeito, sólido e rápido quando tivéssemos a bola e neste momento nao conseguimos fazer isso ou melhor há muitos jogadores que não conseguem fazer isso. Também me parece que fisicamente a equipa não estamos muito bem ou pelo menos no pico.
    Nestes jogos há sempre alguém que nos marca positiva e negativamente. Danilo com sinal mais e Aboubakar com sinal menos. Muito reactivo, incapaz de pressionar com eficácia e de dar sequência a um lance.

    Concentremo-nos no que interessa que é o campeonato e a taça.

    Raoc

    ResponderEliminar
  8. Isto de jogar com 9 nem sempre corre bem.Com Angel, Varela,Marega é no que dá. Perder sim mas de cabeça erguida e não desta forma medrosa em que já entramos a perder com o 11 apresentado.É uma vergonha para todos nós sermos gozados em nossa própria casa ao ver o treinador adversário sugerir a um seu jogador para dormir e até tomar um café se precisar.Ao que chegamos!Que miséria! Só temos 3 jogadores que merecem vestir a camisola que são Layun , Danilo e Suk pela sua garra.Aboubacar não pode ser titular pois é uma nulidade. Quem constrói ou dá aval à constituição de um plantel como este deve ser responsabilizado.Esta Sad deve ir para a rua senão são mais 4 anos desta miséria. Esta direção envergonha-nos pela sua passividade e comodismo.Será que conseguimos ganhar a Taça? Com estes pseudo craques duvido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Evandro, o Suk, o Marcano e o Maxi são cá uma nódoa...

      Abraço

      Eliminar
  9. Foi o possível, é verdade, mas devíamos ter feito muito mais. Onde andou a vontade demonstrada no jogo de domingo? Há que acreditar sempre até ao fim, não pode haver derrotados à partida.
    Próximo jogo tem que ser para ganhar e dar um claro sinal que se acredita e que vamos lutar até ao fim do campeonato. Só unidos e lutadores iremos conseguir festejar em maio.

    PS: Não deixa de ser "engraçado" como até há pouco tempo se dizia que tínhamos um grande plantel, que só não dava mais e não ganhávamos porque havia um "nabo" no comando e agora passamos para um discurso de falta de qualidade em que até a taça já há quem coloque em dúvida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vontade também depende - e muito - daquilo que o treinador demonstra.

      Essa do plantel foi confundir a estrada da beira com a beira da estrada. O problema é que o valor nominal de Imbula influenciou todo o bolo, ao ser uma transferência que, claramente, não cabe nos nossos pergaminhos.

      Tudo o resto... fogo de vistas, como aqui avisei em tempo útil.

      Abraço

      Eliminar
    2. Concordo consigo, muito fogo de vista. Mas esse argumento, muito bem desmascarado por si, influenciou muitos de nós, e fez disparar a exigência sobre a equipa. Se tivéssemos tido a calma que hoje estamos a ter, talvez as coisas tivessem sido diferentes.
      Agora é apoiar os que cá estão, e demonstrar que acreditamos. Energia positiva para embalar a equipa neste final de campeonato.
      Abraço

      Eliminar
  10. É um jogo que deixa muito más sensações! De positivo, apenas o desempenho de Danilo, Casillas, Layun, Suk e adeptos.
    A única coisa que me dá esperança para o que resta da época é o facto de o Braga estar em queda.
    Esta prestação na Liga Europa foi miserável!

    Ventura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi uma prestação. Foi calhar um adversário candidato ao título. Mais nada. Tudo o resto... não tem nada a ver com a Europa League.

      Abraço

      Eliminar
  11. Foi o jogo possível e que tinha mais lógica por parte do FC Porto.

    Sem ovos não há bolos.

    Agora é ganhar no Restelo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  12. A treinar para o Restelo.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  13. Olá Jorge,

    Já podemos bater no Peseiro ou ainda estamos não? É que limitações são uma coisa mas falta de ambição e medo é coisa que não admito no meu FCP!

    Hoje fomos roubados mas mesmo ROUBADOS, por um fdp de um fiscal de linha que acabou com a eliminatória aos 23 minutos e deveríamos imediatamente ter feito uma exposição à UEFA e dito claramente que o árbitro acabou com a eliminatória porque quis e isto em todas as conferências de imprensa!!!

    Mas e o jogo até aos 23 minutos? E depois dos 23 minutos, o orgulho de não perder em casa? Onde é que ele estava?

    Salavando-se Danilo e Ruben Neves (uns furos abaixo), ninguém parecia estar muito interessado com o que se estava a passar dentro das 4 linhas.

    Depois, via-se a equipa ir para o ataque invariavelmente com 3 elementos (Marega, Verela e Aboubakar) e Evandro só lá aparecia se fosse com a bola nos pés, portanto dizer que o trio ofensivo não jogou nada, quando os trincos não tinham autorização para subir e sair da posição e os laterais tinham de sair com muitas cautelas.

    Tirando a falta de qualidade de alguns elementos, os jogadores que estiveram muito mal foi mais por questões tácticas do que técnicas.

    Quando era Juvenil/Júnior e mesmo Senior, lembro-me perfeitamente de fazer exercícios de campo inteiro sem balizas, em que o objectivo era dar linhas de passe ao portador da bola... Quem tinha a bola tinha de ter 2 linha de passe claras sempre, caso contrário toca a fazer flexões.

    Ontem, olhei para o nosso ataque e linhas de passe eram Zero... Angel vinha na linha, dava a bola a Varela que estava no meio de 3 e não procurava dar-lhe nenhuma opção de retorno... pelo meio ninguém lhe dava uma opção de passe também... enfim... E fácil culpar Marega, Varela, Aboubakar e mesmo Evandro, mas sem linhas de passe não se joga à bola, simple as that.

    Uma coisa é não termos equipa, profundidade, opções de qualidade, outra é abdicarmos das coisas bases e básicas do futebol, por opção táctica.

    Agora vem o Restelo e esses já não se vestem das cores dos de ontem, mas o árbitro veste-se igualmente da mesma cor ao idiota de ontem, portanto vamos ver o que é que acontece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui não se bate em ninguém, critica-se construtivamente, sempre.

      Pensa bem qual dos objectivos é mais importante e se a manta chega para tudo.

      Abraço

      Eliminar
    2. E qual dos objectivos é mais importante? Uma prova que poderíamos ter passado e depender de nós para a ganharmos, ou outra que até para ficar em 2º lugar, dependemos de terceiros?

      O campeonato é sempre o principal objectivo mas isso é quando estamos em pés de igualdade... está na hora é de fazermos como o traficante de pneus e tomar conta da liga, federação e conselho de arbitragem....

      A manta é curta e a culpa disso é da SAD e não de Peseiro, mas a falta de ambição e o medo demonstrado ontem, não foi da SAD.

      Admito em Dortmund, termos jogado da maneira que jogamos, mas ontem tivemos mais medo de levar 3 ou 4 do que tentarmos passar a eliminatória e essa não foi culpa da SAD.

      Peseiro tem a manta curta, mas tem que ter a ambição elevada, pois o que demonstrou ontem em campo foi a naturalidade de ser derrotado e aceitação disso e isso, não posso aceitar no meu Porto!

      Eliminar
    3. Segundo lugar porquê? Vai lá ver o calendário, pá!

      Abraço

      Eliminar
  14. O NOSSO TREINADOR tem 37 dias de trabalho. Por outro lado, herdou um plantel desequilibrado e psicologicamente perturbado por ano e meio de incúria do ilusionista vindo do País Basco. Nem Mourinho fazia melhor.
    Atirem-se também à sad castanha, pois ela é muito responsável por estes 3 anos desastrosos.
    Agora, temos dar estabilidade e apoio a José Peseiro. Ele vai resgatar, O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estar contra Peseiro neste momento é não perceber em que momento se está.

      Abraço

      Eliminar
  15. Uma época para esquecer. Peseiro exaltou o carácter dos jogadores. Palavras, palavras. Não se caça com gato que é como quem diz com nulidades a titular como Varela, Marega e Angel. O génio foi-se com as saídas de Tello e de Imbula é os abre latas [Brahimi, Corona e André] andam avariados. Força Porto. A ver se ganhamos alguma coisa está epoca. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Época para esquecer porquê? Estão dois títulos em disputa, os dois primeiros vão enfrentar-se entre si e o primeiro vem jogar connosco no Dragão!

      Calminha!

      Abraço

      Eliminar
  16. Em relação à escumalha da SIC e o que nos fazem na nossa própria casa, lembrem-se da forma como esta SAD "fez as pazes" com esta malandragem, depois do escarro dos Donos da Bola: um pífio fraseado da estação a sacudir a água do capote e um ano de publicidade nas camisolas do andebol.
    Ou seja, o honrado suor dos nossos atletas andou um ano a encharcar a nefanda sigla.
    E admiram-se com o que acontece hoje, com Serpas e quejandos convidados para nossa casa?
    Vão ser muitos anos a encher pneus...para o Bieira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver vamos... eu não estaria tão certo disso... há ventos que mudam...

      Abraço

      Eliminar
  17. Sobre o jogo, infelizmente não há muito a dizer, o que já era complicado ainda mais ficou com um golo em fora de jogo e com muita sorte á mistura,quanto aos comentários da chic foi mau demais, ainda faltavam 15 minutos para o fim e já estavam a dizer que o jogo estava perdido, entre outras pérolas que foram debitando com alegria durante a transmissão,quanto aos jornais estive agora a ler o jogo e achei engraçado a parte em que diz que o Danilo sofreu uma falta durinha, eles referem-se assim aquela patada que ele levou, que mais parecia um golpe de karaté, lance claro para expulsão, isto só mostra que temos de mudar a nossa relação com os média, se eles não nos respeitam, porque é que falamos para eles? Saudades de um blackout, entre outras medidas que se deviam de tomar. Agora há que centrar as atencões em Belém e ganhar o jogo apesar da encomenda que nos calhou.
    João Moreira.

    ResponderEliminar
  18. Bem... depois da grande assistência do senhor que atrás da baliza está para o fiscal de linha, tínhamos de marcar 4 golos... Há uma enorme diferença entre marcar 2 e 4. Assim, foi natural que alguns jogadores de poupassem ou fossem poupados, porque marcar 4 golos, em campo inclinado, contra o Dortmund, que tem jogadores que podem entrar de sola com o pé levantado ao Danilo que fez um jogaço, e não ir para a rua e apanhar com não sei quantos jogos de suspensão, e para além disso, podem derrubar o Suk na área, sem problema nenhum...
    Talvez, ou melhor a história poderia e deveria ter sido outra... mas não já não há nada a fazer... É normal, não é? Já tínhamos levado com um golo irregular em Kiev. E eu a pensar, que no ano passado anularam um golo ao Casemiro depois de o validarem...
    Agora temos o campeonato e a taça para lutar. Em campos ainda mais inclinados... Espero é que os adeptos tenham paciência e lucidez para reconhecer que andámos a ser roubados jogos atrás de jogos, em vez de insultarem os nossos jogadores, e nos ajudem a melhorar a nossa equipa, que há potencial para isso! E acredito em José Peseiro, tal como acreditei em Lopetegui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos, "paciência" é uma coisa que falta muito por aqui.

      Abraço

      Eliminar
  19. E já agora, saúdo a saída do vitinho e a proposta do vídeo árbitro... Espero é que não metam nenhum "Pedro Henriques" ou alguém parecido a fazer de robot...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Video-árbitro é garantia de fim de escândalo. Quer dizer, um gajo a ver e falha? Era o fim da picada!

      Abraço

      Eliminar
  20. Respostas
    1. Está quase de volta. E aí... outro galo cantará. Bueno com Peseiro vai ser outra conversa.

      Abraço

      Eliminar
    2. Também não me canso de fazer essa pergunta, quando é que o gajo está disponível?
      Abraço, P. Torres

      Eliminar
  21. Meus amigos esta época é para esquecer. A próxima vai ser bem melhor.
    Quem recebe elogios de bom arbitro do sr Pinto da Costa... é um bom candidato a presidente dos árbitros... o sr Duarte Gomes tem o caminho aberto. Mais um bom serviço do sr Pinto da Costa ao F.C. Porto. Ele cria os monstros e depois queixa-se. O Pedro Proença veio defender o sr arbitro Ferreira por causa de uns "vandalos" dos super dragões ter ido ao tasco do pai, mas não vi ele a revoltar-se aquando do miúdo em cadeira de rodas vandalizado pelos benfas em Londres. Mais um abençoado pelo sr PC. Domingo vamos ter mais do mesmo... o dragonado presidente da Sad do Belenenses vai-se morder todo se não ganhar ao Porto.. se fosse ao benfa era o costume desde que ele lá está.
    Cumprimentos
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma calma, não dê o incerto pelo certo...

      Abraço

      Eliminar
    2. Sr. Jorge Vassalo a única coisa que não é certo é o resultado do jogo de domingo, porque os jogadores vão dar tudo por tudo para ganhar.. quanto ao demais não vejo o que possa ser incerto.
      Cumprimentos
      A. Martins

      Eliminar
    3. Estava a falar da presidência do conselho de arbitragem...

      Abraço

      Eliminar
  22. "Estes comentadores mereciam um blackout do FC Porto à SIC."
    Já o faço há muito.
    Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não façam blackout á SIC porque corrermos o risco do presidente da SIC ser convidado para a próxima gala e a uma visita guiada ao Museu. Infelizmente o Porto Canal fez blackout aos adeptos do Porto. É para o que está...
      Cumprimentos
      A.Martins

      Eliminar
  23. Black out faço eu ao Patético Canal que é uma das maiores vergonhas do clube que só serve para dar tacho aos filhos e amigos

    ResponderEliminar
  24. a equipa tem pouca qualidade , essa e a realidade, o dortmund hoje e superior aoo porto em tudo ate nos adeptos. Para que emnganar nos? marega e melhor que paciencia? angel que rafa? evandro que otavio? e por ai fora. A qualidade do plantel e fraca, jogando rapido nao acertam um passe, um corte, uma finta, o dortmund ganhou ca e la como muito bem quis. Para consumo interno tem de dar, temos condiçoes para ganhar todos os jogos ate ao fim mas mais que isso nao peçam. As asneiras cometidas desde ha 5 anos salvas pelo minuto 92 teriam de se fazer sentir, mas ainda nao e tarde mantermos a hegemonia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que mania de adiantar formação? Onde está o Gonçalo Guedes? Haja calma que isro não é um fogadilho.

      Abraço

      Eliminar
  25. Imbicto Jorge,

    Confirmando e reconfirmando as hostilidades, ontem, a Emissora (pouco) Católica teve um comentadeiro a dizer que - e passo a citar: “uma actuação irrepreensível do juíz britânico”.
    Isto é patológico. Este país é completamente absurdo.

    De tudo o resto, nem consigo falar, infelizmente...

    Imbicto abraço!

    ResponderEliminar