domingo, 28 de fevereiro de 2016

Análise Os Beleneses 1-2 FC Porto (24ª Jornada) - Noussa, Que Bioliência!


Uma vitória sofrida que não deveria ter sido. Começamos o jogo muito bem, a primeira jogada, com Danilo disparado pela linha deu um bom mote. Um Suk muito aguerrido também. E foi justamente de Suk, ao não desistir de uma bola e a atrasá-la para Brahimi, que este abriu o marcador muito bem. Pouco tempo depois um cruzamento de Maxi que Tonel interceptou mal e colocou na própria baliza - disse que esteve encandeado pelas luzes - deu o 2-0. 

O problema veio a partir daí. Eu sei que a nossa equipa está de rastos. Eu sei que, ao contrário do sportem, não jogamos nunca à segunda feira, depois de jogar na quinta, mas o recorrente problema das pilhas de André André acabarem aos 60' e a inexistência Corona (ver "Faltas") abriram o caminho a um domínio prolongado do Belenenses na partida, durante o qual conseguiram marcar um golo de falha de marcação terrível - mais um! Eu sei que o golo é precedido de falta, antes ainda do meio campo, mas a forma como o Belenenses criou perigo foi inqualificável.

Só quando Marega rendeu Corona e Evandro rendeu André é que a coisa voltou a equilibrar minimamente. Mesmo assim, aos 91 minutos ver Suk a congelar a posse de bola junto à linha de canto, não deixa de ser muito triste! Apesar de tudo, já vimos rivais vencer jogos muito mais injustamente que isto. Portanto, 3 pontos no papo, siga para bingo.

Vamos agora ter uma semana para preparar jogos - pelamordasanta não me digam que preparam o do Gil Vicente ... - e Layún de volta (Chidozie esteve muito bem!) para equilibrar isto.


Suk - Nota-se que ainda não há jogadas estudadas, mas Suk tem uma disponibilidade e uma garra que deixa qualquer Portista com um sorriso. A atacar, a defender, a assistir - claro, ainda nem sempre com critério - Suk deixa tudo no campo.

Brahimi - Um excelente jogo do argelino, cada vez melhor no passe, a descobrir colegas, a segurar a bola já sem se "colar" demasiado a ela, só falta melhorar a defesa para ser ainda mais decisivo nesta parte final da temporada. Saiu lesionado, esperemos que não seja nada de mais.

Evandro - Quando estávamos a perder o controle do jogo, entrou Evandro. Quando entrou Evandro voltou a posse, voltou o meio campo, criou-se o duplo pivot Herrera-Danilo e o jogo estancou. Excelente como "metrónomo", foi essencial para segurar um jogo que tinha tudo para acabar muito, muito mal.

San Iker - Uma vez mais, providencial a ser a lenda que é. Não fez defesas espectaculares, mas fez as defesas necessárias para que a vitória estivesse segura e foi a calma no meio do furacão. Fico nostálgico só de pensar que possa ir embora no fim do ano.

Chidozie - Um passe adocicado a desmarcar Corona que não o soube aproveitar, saída a jogar com critério, muito mais coragem nas divididas, Chidozie será, em breve, um caso muito, muito sério. Hoje foi o nosso melhor central. E isso é fantástico.

Marega a defender - Sim, eu sei, sou polémico, mas Peseiro acabou por justificar o que pensava: tudo o que falha a Marega no ataque, é que ainda não tem ligação com os colegas. Na defesa esteve a anos-luz de Corona e isso foi, justamente, o que era preciso. Quando estiver mais entrosado, será mortal. Podem escrever. Até lá, é, injustamente, o novo patinho feio.


Corona - Um zero à esquerda. Nada. Nem uma jogada para amostra. Mude-se o lado, sei lá, jogue-se noutro sistema. Neste, Corona está completamente a leste do Paraíso.

Peseiro - Horrível ao deixar Bueno na bancada por um incipiente Varela, pavoroso a deixar correr o jogo que se esvaía como sangue, enquanto todos nós desesperávamos a ver André André no limite das suas forças a arrastar-se em campo, sem que Evandro - a escolha natural - entrasse em campo. Ou Marega a entrar só quando já tínhamos o golo encaixado. A rever, Mister. 

A posse ou a falta dela - Antes tínhamos uma posse de bola exagerada. Agora mão temos nenhuma. Ter bola é melhor que não ter. Vamos tratar disso, ok?

43 comentários:

  1. Mais importante de tudo é a vitoria, mais uma em lisboa. Momento chave, entrada do Evandro. Não sei as estatisticas mas hoje devemos ter batido o recorde de faltas, cada falta era amarelo.

    Para os detratores de San Iker, pelos vistos ta a justificar a contratação.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava que estivesse cá no contrato, e para lá também. Mas...

      Abraço

      Eliminar
  2. Sofrer sem necessidade. Entramos bem mas a coisa ia acabando mal.Corona é uma nulidade e a nossa zona defensiva ainda comete muitos erros. Em superioridade não podemos desperdiçar pois podíamos ter acabado com o jogo e era escusado sofrer.André não aguenta o jogo todo? Insistir em Varela é masoquismo. Vamos ver se agora a jogar só uma vez por semana a coisa muda.De qualquer modo com esta equipa tão fraca o nosso lugar vai ser o terceiro. Espero enganar-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma, Calma, faltam 9 jornadas e muito joguinho a doer...


      Abraço

      Eliminar
  3. "Antes tínhamos uma posse de bola exagerada. Agora mão temos nenhuma. Ter bola é melhor que não ter. Vamos tratar disso, ok?"

    Pois..tínhamos uma posse de bola estéril MAS para a ter alguma coisa a equipa tinha que fazer bem...

    era muito boa a recuperar a bola e a não deixar o adversário jogar.

    Agora, com este modelo do Peseiro qualquer equipa tem espaço para jogar e consegue sair a jogar e muitas vezes chegar ao ultimo terço com uma liberdade incrivel.
    Tem sido sempre assim...nem parece que estamos a jogar contra uma equipa pequena.

    Não conseguimos 'dominar' o adversário. O objectivo deve/devia ser que o adversário não aguente a bola 5 segundos...Mas o que acontece é exactamente o contrário.

    Tanto o Arouca como o Marítimo como o Belenses pareciam equipas grandes, a jogar no campo todo, a fazer jogadas desde trás e muitas vezes a criar perigo...e isso é nossa culpa. E sim, é óbvio que a culpa é do Peseiro...que desde sempre que tem estes problemas.

    Por isso já começa a ser ridículo muitos adeptos criticarem tudo (Sad, jogadores, e tudo o resto) e desculparem sempre o Peseiro. Sim, já sei que teve/ tem muitas condicionantes...pegou numa equipa blablabla...MAS espero que no fim da época o discurso não seja esse...não se defenda a continuidade porque supostamente já vai ter tempo para preparar a equipa e não sei quê...
    Estes problemas não se devem apenas às lesões castigos nem à má forma de alguns jogadores (ainda que não ajude claro).

    ResponderEliminar
  4. Ouvi a espaços o relato na rádio, e segundo o relatador (ou o Costinha - já não me lembro) foram ordens do mister Peseiro para « Suk a congelar a posse de bola junto à linha de canto»!
    Bueno talvez estivesse "em banho Maria" para o jogo da taça - digo eu...

    ResponderEliminar
  5. E mais uma vez, os medíocres pareciam o Barça, medíocres que perdem pra tudo o que é adversário hoje à noite fizeram um jogão.
    Aqueles laterais de meia leca, que regularmente não jogam a ponta dum corno, pareciam o Dani Alves e o Jordi Alba.
    O velhinho carlos martins, que durante o campeonato não vem jogando absolutamente nada, fez o melhor jogo da época.

    Sem mencionar que os moreirenses, que fizeram um jogo do c***** e só perderam no Dragão por causa de 3 gols indefensáveis do Porto, hoje jogando em casa, levaram nas trombas do.... Tondela, o lanterninha!!!

    Não é incrível?

    Corona mesmo mesmo mesmo mesmo mal, o pior em campo, devia ter ficado no balneário, mas como as coisas estão incrivelmente incríveis, Marega entrou e também esteve um nabo e o Porto jogou sem "ponta-direita" durante 90 minutos, ou seja, jogou com 10.
    Angel é pra dispensar mal acabe o último jogo da época, não dá.
    Suk pode não ser craque nem ter técnica apurada, mas dá tudo em campo, dá gosto de ver o "japonês" jogar...
    E incrivelmente incrível, Brahimi quando joga bem, se lesiona...

    Enquanto os adversários encaixam contrataques super bem desenhados e quase executados à perfeição, o Porto quando sai com 3,4, 5 contra 2 adversários, simplesmente não sabe o que fazer com a bola, hoje foram duas ou tres situações incríveis de como desperdiçar contrataques em situação de superioridade numérica...
    No cômputo geral, resultado melhor que a exibição...

    Eu na 4ª feira, metia o time principal contra o Gil, pra ganhar conjunto e entrosamento, já que não há tempo pra treinar...do jeito que as coisas incríveis estão acontecendo, é melhor jogar pelo seguro e carimbar o passaporte pro jamor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rbn, um mês de treino depois do reset - UM MÊS.

      É preciso ter calma.

      Abraço

      Eliminar
  6. Ganhamos 3 pontos, o mais importante foi conseguido.

    Até o treinador José Peseiro deve estar a fazer contas para ver se encontra 11 jogadores que ao mesmo tempo tenham um bom nivel futebolistico aliado a boa forma fisica e tacticamente evoluidos.

    São 3 variantes, mas acho que neste momento não temos 11 que consigam preencher estes requisitos.


    Neste jogo depois de uma 1ªparte boa, principalmente ate aos 30 m., com uma boa pressão, e com 2-0, um FCPorto capaz tem de saber fechar o jogo, algo que este FCP ainda não consegue fazer.

    Na 2ªparte, alguns jogadores desapareceram, seja tacticamente, seja fisicamente, e com isso o Belenenses pegou no jogo e o FCP sofreu, desnecessáriamente se nos contra-ataques do FCP tivesse existido algum esclarecimento e sangue frio...

    Dos jogadores, Angel até esteve razoavel, mas é um susto aquele lado...

    Maxi apresenta um baixo nivel fisico neste momento...precisa recuperar.

    Chidozie, para mim no golo não tem culpa, acho que tem de ser o médio defensivo a estar no lugar da grande penalidade para evitar o remate.

    André precisa descansar, parece que rebentou há alguns jogos atrás e só faz meia parte em boa forma fisica...

    Corona, sinceramente não percebo o que lhe aconteceu, de repente deixou de ser o mesmo, e como apresenta debilidade fisica...

    Marega, espero mais, não sei se é dos nervos, se do que quer que seja, mas vi jogos do Maritimo onde ele pela ala direita rendia bem mais...

    Os outros cumpriram a um bom nivel e o Peseiro no banco só devia era ter feito as substituições mais cedo, pois tanto Corona como André estavam a decrescer a olhos vistos...mas leu bem o jogo...


    É tentar recuperar outros jogadores e elevar o nivel do banco, pois Ruben, Evandro, Bueno e Aboubakar podem fazer a diferença vindos do banco...

    Gil Lopes

    ResponderEliminar
  7. Se fosse a fazer uma aposta pelo que estava a ver nos primeiros 20 diria que íamos ganhar 10-0, tanto jogo ofensivo...
    Mas, estes jogos atrás de jogos tem posto a equipa num recarrega e descarrega baterias que elas ficam viciadas e depois são dá para jogar uma parte e mais uns minutos.
    Ainda bem que irão haver jogos só ao fim semana, para que se comece a trabalhar com uma outra calma e uma outra organização e também será tempo de descansar os jogadres.

    Eu acho que o problema da defesa poderia ser resolvido através da recuperação mais a frente no campo, já que a nossa equipa joga ofensivamente, porque não aproveitar o avanço dos jogadores para criarem uma cortina que se possa mobilizar e assim haver uma resposta mais rápida à perda da bola. Assim poupava-se o esforço físico dos jogadores.

    Agora que há mais tempo de trabalho, pode ser que os problemas defensivos venham a ser menores. Na minha opinião.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Problemas defensivos resolvem-se com... treino.

      Abraço

      Eliminar
  8. um anota para os comentarios da sport tv, nao ha pachorra... a parcialidade e' tao gritante que nao disfarcam...comentam como se fossem adeptos (e do FCP nao sao de certeza)
    enfim
    manu365

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... cada um escolhe os seus lados... depois surpreendem-se de ter prejuízos de 46M....

      Abraço

      Eliminar
  9. Sobre o Corona acho que não se está a adaptar ao sistema de Peseiro. Ele que até à chegada de Peseiro até era dos menos maus.

    Sobre a defesa, não sou um adepto deste sistema de jogo com 2 médios defensivos, e penso que foi o maior erro de Peseiro em o ter implementado.

    Sobre Bueno, não sei as condições que ele apresenta, por isso não vou criticar por isso.

    De resto maus um excelente Post.

    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge Vassalo,

    Passamos do 8 ao 80 em 90 minutos. Dizem que nos Açores passamos pelas 4 estações do ano num dia apenas, nos jogos do Porto passamos do Verão para o mais cerrado Inverno em meia duzia de minutos.
    Ganhamos, é o que interessa mas ficam as claras deficiencias fisicas da equipa e da consequente desorganização. Também concordo que o Mister demorou a mexer e insiste em alguns jogadores que não dá (vide Varela) mas quando chego ao final e ouço o discurso digo que foi coerente, ou seja o Mister apontou e viu claramente os mesmos errso que todos descortinaram.
    Também não gostei de Corona e mais uma vez Angel, que não fez o pior dos jogos, longe disso mas abana por todos os lados quando a pressão aumenta.
    Tudo somado, valeram os 3 pontos e a certeza que enquanto tivemos pilhas, tivemos bem.

    Os auxiliares do Capela ainda tentaram mas o arbitro em si parece-me que esteve bem, o que até é uma anormalidade.

    RAOC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disciplinarmente, muito mais carga do nosso lado. Não pode ser tão habitual que nos esqueçamos.

      Abraço

      Eliminar
  11. De facto, melhor o resultado do que a exibição. Não que merecêssemos perder, longe disso, mas quase me atrevo a dizer que o Belenenses fez por merecer o empate (ainda bem que o futebol nem sempre é justo).

    Não gostei do jogo, logicamente, a forma atabalhoada e ansiosa como tentamos segurar a bola é o espelho do estado de alma desta equipa - a caminhar sobre brasas, semana após semana. Acho que ainda não recuperaram do trauma da mudança de treinador, e as derrotas para a LE não ajudaram em nada, mesmo com o balão de oxigénio da vitória sobre o rival encarnado.
    Falta-nos fibra. E treino, rotinas, entrosamento, mas neste momento o que mais se nota na equipa é falta de força mental, confiança em si próprios, autoestima para partir para cima deles. Daí assistirmos a rasgos protagonizados por jogadores que NÃO passaram pelo trauma (particularmente Suk, mais uma vez bastante ativo), enquanto boa parte dos outros - exceto Brahimi, a espaços - parece ter medo de errar. A bola queima, e quando as coisas começam a correr menos bem, eles tremem. MUITO.

    Esse é um aspeto que tem de ser trabalhado. O facto de sairmos da LE acaba por ser positivo, temos que ser frontais e admitir que neste momento NÃO temos equipa para essas andanças. É verdade que tivemos azar com o adversário, um potencial vencedor da competição, mas se não fosse agora era daqui a umas semanas. Foi melhor assim, podemos concentrar-nos apenas no que podemos ganhar. O FCP é uma equipa europeia, sempre será, mas este é um ano sabático. Há que saber tomar decisões e escolher as guerras.

    PS: É de mim ou estas equipas menores andam com uma força do car$#"% sempre que jogam contra nós? Até parece que ganham horas-extra nestes jogos...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É do carago, não é? Enfim, a vergonha Belenenses já foi vista e revista e re-revista... chega de bater no ceguinho.

      Abraço

      Eliminar
  12. Eu devo dizer, que estou muito surpreendido e cada vez mais satisfeito com o NOSSO treinador. Em 40 dias o Zé Português, sem J. Martinez, Oliver T. , Casimiro e com jogadores (que não escolheu) lesionados, castigados, indisciplinados, psicologicamente em baixo, venceu no Estoril, no museu da cerveja e no Restelo, coisa que o ilusionista do País Basco em ano e meio, NUNCA, NUNCA, NUNCA, conseguiu.
    O agricultor quando manda a semente à terra não espera que no dia seguinte a planta germine. É preciso dar tempo ao tempo, meus caros portistas.
    Estou convencido que o Sr. José Peseiro, na próxima época com uma escolha criteriosa de reforços vai dar-nos muitas alegrias.
    Relativamente ao Belenenses, tenho pena que com tão bom futebol, não consiga perder por menos de 6 com a porta 18.

    P.S

    O Rodolfo Reis é que percebe de futebol. Eu se fosse ao Presidente do Real Madrid contratava-o para treinador. LOL
    Gostei também das lágrimas de crocodilo do Sr Rui Santos, pela eliminação europeia do FCPORTO. Já não vencemos lá fora faz 5 anos. Muito melhor deve estar quem perde à 54.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma e tempo, é o que se precisa.

      Rodolfo foi igual a si mesmo.

      Abraço

      Eliminar
  13. Caro Jorge,

    Mais um jogo mais uns sustos para o ppl.

    A equipa não controla um adversário, não faz uma temporização de pressão bem feita e continuada e pior... não descansa com bola.

    O nosso jogo é aos repelões e a equipa anda sempre partida.

    Se antes tínhamos demasiada posse de bola e era estéril, agora nunca temos a posse o que equivale a dizer que os nossos jogadores andam sempre a movimentar-se para acharem o posicionamento defensivo e isso desgasta imenso a quem tem de o fazer.

    Marega realmente é muito mau (quem é que achou este cromo jogador para o Porto??) e não é por ser patinho feio... é mesmo por tecnicamente não existir. Tem força, explosão, velocidade e... é isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chegas a essa conclusão EM UM MÊS?

      Cuidado que se engole muito o que se diz óspois... :)

      Abraço

      Eliminar
  14. Bolas... eu não pesco mesmo nada de bola!!!
    Deixa cá ver...
    Matamos mais um borrego... ganhando ao Belenenses que lembro os mais distraídos, com posse de bola estratosferica do Porto o ano passado conseguiu marcar um golo e deixar os Benfas festejarem o titulo, ali nas nossas barbas, com um plantel entrosado e com tempo de treino...
    Viemos de um jogo da liga Europa na quinta feira, onde perdemos e fomos eliminados ou seja... com repercusões emocionais na equipa (só quem não jogou à bola é que não sabe que é assim mesmo)e só tivemos 2 dias para preparar este jogo.
    Mais uma vez fomos forçados a alterar a defesa de um jogo para o outro, o que não facilita mesmo nada, visto que a estabilidade defensiva é o que dá tranquilidade e confiança à equipa para estar bem lá na frente.
    Tudo a bater no Corona e o moço até estava a fazer uma boa segunda parte, na minha opinião, já agora... Varela e Marega fizeram alçguma coisa melhor que o Corona o jogo todo? os dois juntos? parecia que estavamos a jogar com 9.
    O Angel não esteve assim tão mal... tem que ser mais agressivo a defender? tem sim Senhor, mas já esteve melhor ontem que em jogos anteriores. Com continuidade será um bom lateral, agora não queiram que o moço que passa a vida encostado na bancada entre de caras no 11 a render o mesmo que Layun.
    Entramos fortes... fizemos dois golos... descomprimimos... tudo normal, numa equipa que tem estado sujeita a uma enorme pressão. Agora vamos lá com calma... dar tempo ao tempo... e esperar que os lisboetas se despistem a sério para ganhar-mos isto!!!
    Força Porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Marega defendeu bem melhor que o Corona e saiu para o ataque com mais força - mas sem critério.

      Angel é o que há, mas ficaria surpreendido se estive cá pró ano.

      Abraço

      Eliminar
  15. concordo com a análise à excepção do marega, apesar de ele fechar o espaço, também se defende com bola,nisso ele definiu sempre mal, não espero que ele tenha uma arrancada ou jogada individual mas para jogar no porto pelo menos tem de haver um mínimo de critério na definição. não sei o que se passa nos treinos, mas com certeza não há de ser muito diferente, mas ele nem sequer é o último culpado disso. Mas parece me que a nossa direcção em Janeiro assumiu que não tinha capacidade para lutar pelo título, só quiseram reduzir a folha salarial,mas mesmo com esse objectivo era possível uma melhor abordagem ao mercado de Inverno.

    ResponderEliminar
  16. O jogo de ontem vale pelos 3 pontos que nos mantêm na luta e obriga os rivais a terem que ir a jogo com todas as armas. Imaginando que tinha sido uma derrota ou empate poderiam ser tentados a poupanças com vista ao clássico...
    E posso afirmar que ainda bem que o jogo não foi no Dragão pois a massa assobiativa iria meter mais pressão na equipa e se calhar não se tinha ganho o jogo.
    Enfim, agora que vamos começar uma fase mais folgada quanto a número de jogos vai ser possível, como disse Peseiro, trabalhar as dinâmicas, intensidade de jogo que têm faltado à equipa. Olha, sem tempo para o fazer, a equipa tem, apesar de tudo, conseguido o mais importante: os pontos.
    Abraço, P. Torres.

    ResponderEliminar
  17. Ok, de acordo que Peseiro demorou a reagir às circunstâncias. Mas quem não demoraria, quando as opções são de tão baixo nível que fazer uma substituição ao lado pode ser a diferença entre o safar-se e a hecatombe?

    Não entendo as críticas ao Peseiro, a sério que não entendo. Naturalmente, já se sabia que a mudança de treinador ia redundar em grande fragilidade defensiva. Durante ano e meio, os nossos jogadores estiveram a trocar a bola na defesa e à largura do campo. Não se via ninguém recebendo a bola entre linhas durante o jogo todo. Ano e meio em que o futebol esteve ausente do Olival. Um modelo mais vertical exige maior rigor na movimentação colectiva, especialmente na recuperação, coisa que se trabalha na pré-temporada e a nossa equipa remendada está a tentar sofregamente atingir agora, a meio da época. Peseiro está a fazer um excelente trabalho, fazendo omeletes sem ovos. Não gostam do estado das coisas? Eu também não, mas não entremos em negação. O plantel não está trabalhado, tem lacunas graves, foi mal gerido (André André já se arrastava em Novembro). Esperavam nessa situação eliminar um fantástico Dortmund? Ir à Luz golear? Espalhar perfume pelos relvados? Deixem-se de merdas. O que interessa é manter a dinâmica de vitórias, que permita recuperar uma confiança que não existe e dar condições de trabalho ao grupo.

    Isto é tão óbvio, que não sei em que planeta vivem os da crítica fácil ao treinador. Olhai, só um, unzinho, exemplo do trabalho de Peseiro: - estão a ver o golo do Aboubakar na Luz? Se estão, no tempo de Lopetegui não o veriam por ser uma total violação do seu sistema (Brahimi nunca receberia aquela bola naquele sítio, nem o passe teria saído para ali... jamais!). Não gostam do duplo pivot defensivo? Então que alternativas temos, com André André ligado às máquinas e Bueno a necessitar de ritmo de jogo? Devemos ter o plantel a abarrotar de 10s e box-to-box, que eu não conheço... É que o Evandro é sempre muito fixe quando entra lá para os 60m, mas com a defesa que temos, o Danilo não consegue dar conta do recado sozinho durante o jogo todo. Sem o duplo pivot, cada perda de bola, nas actuais circunstâncias, é um perigo eminente. E perdemos muitas vezes a bola.

    Vamos lá ter calma e encarar a realidade. Vencemos, venha o próximo desafio, e tenhamos confiança. Para variar um bocado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os problemas defensivos não são um pormenor nem um coincidência...

      Em 2012-2013 o Braga do Peseiro sofreu 44 golos no campeonato....não é coisa pouca.

      Não percebes que os adeptos não gostem que TODOS os nossos adversários joguem contra nós como equipa grande? que tenham mais posse de bola? que nos criem imenso perigo em todos os jogos?
      É um erro pensar que isso se deve apenas às circunstâncias. As equipas do Peseiro são sempre péssimas a defender, em recuperar a bola, em ter o domínio do jogo. E é exactamente isso que está a acontecer aqui...Coincidência? Por favor...

      Uma coisa é reconhecer as dificuldades que ele enfrenta e não lhe fazer grandes exigências. Outra coisa é estar a apoiar a sua continuidade para a próxima época...dizendo que todos os problemas da equipa se devem apenas aos jogadores, ao Lopetegui, etc, etc...

      Eliminar
    2. Mas quem está a falar em continuidade? Vamos agora dizer que estamos piores com o Peseiro? Vamos comparar resultados com o Lopetegui e as condições de partida que cada um teve? Não sei se é coincidência ou não, mas gostava que me dissesse sem se rir que os nossos problemas defensivos têm a ver com o modelo de jogo de Peseiro. Porque antes não estavam lá... Recordo que com Lopetegui as nossas fragilidades defensivas eram tão grandes que bastava a QUALQUER equipa apostar num bloco defensivo compacto com os olhos postos em perdas de bola nossas no meio campo. Pelo menos dava empate e muitas vezes deu vitórias, feias, mas previsíveis, como as do Benfica no Dragão. Lembro coisas como o Boavista de Petit em casa (ía ganhando), ou o Moreirense fora, esta temporada, e assim. Agora sofremos, mas lutamos e vamos à procura da vitória. Eu sei o que prefiro.

      De facto, foi o Peseiro que veio aqui desestabilizar uma defesa que era intransponível. Não seja tolo, homem... Sofríamos menos golos, porque passávamos 1/3 das partidas a trocar a chicha entre defesas. Mas quando sofríamos golos, era o fim da picada. Quantas reviravoltas com Lopetegui? Eu acho que nenhuma.

      Não sei se Peseiro deve ficar para a próxima temporada, mas até agora acho que não lhe tenho nada a apontar. Quem acha que sim, não tem noção da merda em que estamos e da qual tentamos sair.

      Já agora, acha mesmo que é o momento de estarmos a discutir a continuidade de um treinador que veio com a missão de tentar fazer alguma coisa com uma equipa à deriva, quando ainda mal tem 2 meses de trabalho, e com resultados acima das expectativas? Com portistas assim, não há treinador que resista.

      Eliminar
    3. Pré-época gente! Sunscrevo os comentários do André. E, André, eu só acho que Peseiro tarda a substituir. De resto....

      Abraço

      Eliminar
    4. Exacto Jorge. O Evandro devia ter entrado bem mais cedo, por exemplo. Mas na posição dele, mexer é sempre um grande risco, porque já lhe tem custado até alinhar um 11 inicial, quanto mais mexer nisso quando o jogo pede... Era importantíssimo ganhar ao Belenenses e a missão foi cumprida. Neste momento, palhaços só no circo. Siga a marinha!

      Eliminar

  18. Aparentemente Peseiro percebeu que jogar com Danilo e Ruben Neves ao mesmo tempo não beneficia a equipa. Aguardemos os próximos capítulos.

    Neste jogo faltou matar o adversário fulminando-o com o 3º golo, mesmo assim, exige-se muito mais, tanto da equipa como colectivo como dos próprios jogadores individualmente.

    É preciso manter permanentemente a iniciativa de jogo procurando o golo e matando à partida qualquer tentativa de reação contrária.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que eles perceberam isso, Luís. Ou se não perceberam, o Mister já lhes deve ter mostrado bem!

      Abraço

      Eliminar
  19. Caro Jorge Vassalo,
    De acordo com a crónica. Realmente Casillas vai deixar saudades, um guarda redes que vale pontos. Corona está um desastre e a forma [ou estouro] de André é um desapontamento pelo receio que poderá ser assim até ao fim da época. Maxi muito abaixo do que pode dar mas compreende-se depois do esforço de quinta feira. Esperava ver Bueno mas nem nos suplentes estava. Estranha a sua lesão e o seu desaparecimento depois de ter sido pessimamente tratado no Dragão, seguindo-se a recorrente e longa informação de treino integrado condicionado e agora a bancada depois de ter sido convocado. Enfim; esperemos que não seja nada e que ele volte a jogar depressa. Em suma: Mais uma vitória em Lisboa que é coisa que nos andava arredia. Estamos vivos!... Mérito de Peseiro o tal "pé frio" que tem tido sorte e ganho connosco. Agora é tratar da Taça e depois ir ganhar a Braga. Abraço

    ResponderEliminar

  20. mas o Casillas já afirmou que quer ir embora? é que as últimas declarações dele, numa entrevista realizada na ImBicta, há menos de uma semana, indiciam precisamente o contrário - "quero cumprir com o meu contrato", reafirmou.

    Miguel Lima | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "La temporada que viene: Volveremos a Europa!! Para los "adeptos" de mi club: qué título os hizo más feliz?" - um tweet de HOJE de Casillas.

      Já fico mais aliviado :)

      Abraço

      Eliminar