quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Análise Gil Vicente 0-3 FC Porto (1ª Mão Meias-Finais Taça de Portugal) [ACTUALIZADO COMUNICADO]


Poder-se-ia dizer que foi um jogo de contrastes. Foi um jogo onde se viu de tudo. Onde o bom suplantou o menos bom. Onde o menos bom até é positivo. Passo a explicar.

Acho que o início foi - mais uma vez - confuso e ansioso. Mas foi, a meu ver, uma ansiedade positiva. Foi-o porque, neste momento, todos querem mostrar serviço. Peseiro arriscou, fez mudanças, mas com isso ganhou mais uns jogadores. Marega foi uma agradável surpresa e Rúben Neves voltou a ser feliz.

O jogo começou com um FC Porto em graves descompensações defensivas, fruto, a meu ver, de um meio campo que não sabia jogar em conjunto (Danilo e Rúben estavam muito em cima um do outro, Brahimi muito lá para a frente) e, à semelhança do jogo em casa com o Estoril, a última vez que Brahimi jogou a 10, houve uma cratera no meio campo, justamente pelo mesmo motivo - Brahimi não defendeu, e os pivots ficaram muito juntos.

Rúben Neves emancipou-se neste jogo, passou de larva a borboleta, e foi um regalo vê-lo, a partir do meio da segunda parte, ser o híbrido Pirlo/Lucho que ele sabe ser, com os seus passes caramelizados e a sua condução fantástica do jogo. Aliás, desde o belo golo de Suk, o FC Porto encaixou-se e floresceu. Como botões com uma casa mais fechada do que devia, só quando Danilo e Rúben finalmente encaixaram foi o FC Porto capaz de fazer o jogo em todo o seu esplendor atacante e feliz. Sim, porque alegria não falta a este FC Porto. E vontade de fazer sempre mais.

3-0 põe-nos com pé e meio no Jamor. Ao alcance de um título que merecemos. Vamos a notas:


Danilo - Para mim, o MVP do jogo. A forma como foi capaz de fazer sprints malucos a correr o campo para roubar uma bola, como fez os cortes cirúrgicos e, enquanto Rúben descongelava, foi capaz de comandar o jogo, fazem dele um verdadeiro herói! Uma contratação muito feliz de alguém que tudo deu.

Rúben - Estava traumatizado, o nosso menino. Estava perdido num nevoeiro mental do jogo lateralizado de Lopetegui, quando ele deixou de fazer sentido. Mas o excelente golo - que ele procurava como emancipação - deu-lhe o foco necessário para voltar a ser o talento extraordinário que é. Muito bem, ganhamos um jogador.

Laterais de ouro - Nunca me canso de espantar com a forma como Maxi não deixa um pingo de suor por verter. Está em todas, ajudou a compensar um Maicon inexistente e ainda ajudou no ataque. Quanto a Miguel Layún, cada vez melhor a defender, exímio no ataque, fantástico nas assistências. Está comprado, não está? Não deixar fugir a pérola, ó faixabore!

Marega e Suk - Ainda a encontrar o seu espaço e a adaptar-se ao jogo, Marega e Suk já provaram que valeu a sua contratação. Embora só o coreano tivesse marcado , as suas desmarcações, a sua força e o seu apoio defensivo provaram que temos neles um extremo de grande qualidade e um ponta de lança muito solícito.

Sérgio Oliveira - Finalmente veio com tudo! Não só o golo fabuloso de livre que é o seu trademark, mas a forma como nunca deixou de apoiar ofensiva e defensivamente, demonstram a gratidão que tem a Peseiro por ter feito o forcing para ele ficar no FC Porto. Muito bem Sérgio, este é o caminho!

Marcano - Está a voltar, aos poucos, a ser o muro defensivo que já foi e que precisávamos. Sempre lá para o providencial corte, vai começando, graças a Peseiro, a dar uma ajuda, aqui e ali, no ataque. Muito bom ver-te de volta, Ivan!

Peseiro - Para lá da injecção de moral que já deu, obviamente, no FC Porto e da transfiguração táctica que está a saber fazer tão bem, algo Peseiro está a saber fazer maravilhosamente ao intervalo, porque o FC Porto entrou cheio de vontade de resolver! Sei que ainda estamos no início, e que temos um handicap  de preparação em relação aos nossos rivais. Mas só por nos fazer acreditar, já lhe estarei eternamente grato.


Maicon - Completamente a leste, não sei o que se passa com Maicon, parece que desistiu. Muitas vezes a ser comido na defesa, a precisar de ajuda de uma dobra de um companheiro, lento e aluado, Maicon Roque já fez o checkout. Tenho pena, precisamos do melhor Maicon, que eu sei que existe, e já o vi. Talvez Peseiro o saiba resgatar.

Brahimi - Complicativo e lento a passar a bola e a ver o jogo, sem ajudar na defesa, ontem foi um dia não de Brahimi. Acontece. Espero que no domingo já esteja feliz.

O que é preciso para nos darem um penalti?! - Suk cai. Nada. Brahimi cai. Nada. Sérgio cai. Nada. Confusão na área, pedem-se dois penalties. Nada. O qual é que a qualidade do nosso jogo ultrapassa esta aversão a marcar penalties em nosso favor! Enfim, artistas! E o icing on the cake foi um jornalista perguntar ao treinador do Gil Vicente se se sentia prejudicado pela arbitragem! Fabuloso! Que lata!

O post já vai longo, mas quero sublinhar o que ontem já falei na página do Facebook do Porto Universal. É preciso uma espécie muito especial de besta filho da puta para roubar a camisola e o cachecol a um menino paraplégico. Fosse de que clube fosse, seria sempre uma besta. Vindo de um clube que passa a vida a arvorar-se em superior - e não estou a confundir a árvore com a floresta, sei que, felizmente 99% dos ficabens não fazem estas merdas, e se fossem do meu Clube condenaria na mesma! - ainda pior é. Mas ainda mais grave do que isso é a completa protecção por parte da imprensa e o abafar do caso. Naturalmente, o FC Porto B (que venceu o ficaben muito bem por 1-0 e lhes deu a azia), através do FC Porto, como confirmado pelo autor do golo, o fantástica Gleison, vai compensar o menino Leo(nardo). Mas não apaga o susto de um menino impotente para mudar a situação. Sabem porque temos os cânticos que temos? Por causa de merdas como estas! Envergonhem-se e retratem-se publicamente destas parvoíces!

NOTA: O ficaben já pediu desculpas por este facto. Acho muito bem. E estou aqui para o fazer notar. Agora importa tomar medidas para acabar com esta selvageria. E o nosso Cândido Costa já fez aquilo que só um grande Dragão sabe fazer.

29 comentários:

  1. Mais uma vez a Descomunicação social deixa passar em claro esta pouca vergonha, sou completamente contra qualquer tipo de violência, principalmente violência que é praticada contra pessoas indefesas. Acho bem que o menino seja recompensado pelo que se passou, mas também gostava, e uma vez que eles se consideram superiores a toda a gente, que esse clube condena-se estas situações, mas como eu não acredito em milagres fico á espera sentado.

    Quanto ao jogo da equipa principal, já se começa a ver as ideias do treinador, começa-se a ver futebol de ataque, mas também é verdade que ainda á falhas defensivas que só são corrigidas com trabalho e concentração.

    Os adversários também já começam a ver estas melhorias, mas melhor do que escrever permita-me partilhar um vídeo que a Joana Marques postou no facebook: https://www.facebook.com/joanabmarques/?fref=nf, nada melhor que este vídeo para ver que começam a ter medo da nossa reação ao momento menos bom.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  2. Sobre esse caso (e outros casos similares que certamente acontecem e nunca se conhecem) não há muito a comentar. Não caio no erro de crucificar o Clube pelos adeptos que tem, certamente também teremos alguns pouco recomendáveis, mas critico sim a pouca cobertura que uma situação destas tem - principalmente se compararmos com aquela que teria se fosse ao contrário. Os jornaleiros da nossa praça cada vez mais revelam a sua verdadeira essência, espinha dorsal inexistente, agendas ocultas (não muito), certamente haverá no início do ano um concurso público algures em lisboa (acesso limitado a alguns compradores) onde se procede ao leilão da sua "isenção" e "integridade". Ou então é mesmo no ebay. Nada que meia dúzia de vouchers ou frases do tipo "sei_o_que_fizeste_na_época_passada" não comprem.

    Quanto ao jogo, fiquei agradavelmente surpreendido com os reforços. Cada vez mais considero Suk uma boa aposta, particularmente para jogos fechados contra equipas menores (a maioria da nossa liga), pois mostrou uma boa propensão para as bolas aéreas - algo que pode render bastante, estilo Jardel ou Falcão (não, não estou a fazer comparações). Para além do golo, ainda teve pelo menos mais 2 oportunidades do género, sendo que numa estava ligeiramente adiantado à bola e a outra foi defendida, contou a intenção. Para as bolas paradas temos Danilo, Maicon, Marcano, em jogo corrido faltava-nos alguém com essa apetência, e temos bons jogadores para colocar a bola a jeito para uma boa cabeçada (Layun e Maxi, mas não só).
    Também gostei de Marega, mostrou serviço, teve ali uma boa desmarcação que poderia ter dado algo mais - se tivesse soltado para a esquerda (penso que era Suk) seria quase golo certo. Mas ok, não se pode criticar por tentar, as chances eram razoáveis.

    Gostei particularmente de uma mudança num ponto que sempre critiquei no passado recente - número de remates. Agora já se vê os jogadores a tentarem na meia distância, quando antes era raro, e com a mais valia de termos gente por perto preparada para uma segunda bola / recarga.

    Claro que isto é o Gil Vicente, a propensão para o ataque era maior e nem tudo foram facilidades, mas no final saímos com uma vitória folgada no campo deles (onde já não perdiam há muito) o que traz alguma tranquilidade para os próximos jogos. Falta melhorar muita coisa para defrontar equipas mais maduras como o SLB ou o Dortmund, naturalmente. Um passo de cada vez.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O facto de ser o Gil não significa nada de mau ou de menos. Temos muita equipa na primeira liga a jogar menos que o Gil e a assustar os três grandes. O Gil fez um jogo muito competente.

      Abraço

      Eliminar
    2. Nenhuma desconsideração pelo Gil Vicente, pelo contrário. Mas não deixa de ser de um escalão inferior, e ainda por cima este era jogo de Taça, tudo isso reveste o jogo de circunstâncias especiais. Penso que nos foi favorável o facto de a primeira mão ter sido lá; se fosse ao contrário temo que o Gil tentasse tudo por tudo "fechar" a baliza no Dragão, para tentar arrastar a decisão para o segundo jogo em casa. Assim... foram "obrigados" a arriscar um pouco mais logo de início, tentaram jogar com algum eventual nervosismo do nosso lado, de tentarmos fazer as coisas bem e rápido, e até podiam ter-se dado bem por duas ou três ocasiões.

      Pelo menos acabou aquela história dos treinadores rivais saberem de antemão como nos neutralizar. Agora não fazem ideia de como vamos jogar. Na verdade, nem nós sabemos muito bem ainda! :) É um facto que parece haver muito menos previsibilidade nas nossas jogadas, com combinações mais variadas e... mais rápidas. É isso que se pretende. Isso e a bolinha lá dentro no fim.

      Eliminar
    3. O improviso, o espaço.... Saber a táctica já não quer dizer nada. E isso é lindo. Eu acho.

      Abraço

      Eliminar
  3. bem o entusiasmo e grande, sao quase todos bestiais agora. Contra este tipo de equipas e em 85% dos casos na nossa liga basta atacar muito e com muitos, mesmo que eles marquem 1 ou 2 nos marcaremos sempre 4 ou 5. Marega gostei, sera muito util, Suk com a vontade que tem sera um excelente reforço, brahimi ja o disse neste sistema ou explode ou desaparece e parece que quer desaparecer, se engrenasse a li seria jogador para milhoes so que nao defende e fraco fisicamente ainda nao pecebeu que tm de largar a bola, quanto ao resto vamos indo vamos vendo. E uma coisa estamos a ficar com a chamada sorte do jogo a tal estrelinha.

    ResponderEliminar
  4. quanto a atitude daqueles palermas serao uma minoria das minorias estou em crer e felizmente, que os seus proprios camaradas de clube os castiguem como merecem. Em relaçao a criança afinal percebeu que e como os outros com menos defesas mas um igual entre os dragoes, CONCERTEZA O CLUBE OFERECER LHE A CAMISOLAS AUTOGRAFADAS, CACHECOIS, BARRETES, OM QUE FOR NECESSARIO PARA ELE SE SENTIR FELIZ E PERCEBER QUE TEM UMA GRANDE FAMILIA QUE O PROTEGERA QUANDO FOR PRECISO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o grande Cândido Costa até jó lhe vai doar a sua.

      Abraço

      Eliminar
  5. AH REAFIRMO SERGIO OLIVEIRA merece muito mais oportunidades, tem um pe direito muitissimo bom, tem escola de base, tem a camisola, foi capitao de equipa nacional, nao percebo o que tem a menos que evandro, herrera, bueno, angel, maicon, e outros em termos gerais, sinceramente.............

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vontade, que parece ter ganho agora. Não parecia ter tido muita. Se calhar a porta da rua aberta sacudiu aquilo. Ele bom Portista é.

      Abraço

      Eliminar
  6. Num jogo que começamos algo titubeantes e com a defesa a cometer alguns erros grosseiros, arrancamos para uma exibição bem conseguida, com sentido de baliza. Esperava mais do Brahimi naquela posição, mas terá de ser mais expedito. As vitórias dão confiança, que é o precisam estes jogadores. Potencial nunca lhes faltou. Vamos indo, passo a passo, degrau a degrau…

    É nojento o que aqueles cobardolas de merda fizeram a um menino indefeso, ainda para mais, paraplégico. Espero que estejam assinalados e sejam severamente castigados. Não há que ter dó nem piedade com filhos da puta daquele calibre.

    Gostaria muito que aquela criança e os seus pais fossem convidados pela direcção do FC Porto para assistir a um dos próximos jogos no Dragão.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. A resposta da equipa ás mudanças tem sido boa, aqui e ali, com falhas defensivas, em bolas paradas e na perda de bola. Vem aí o SLB e o Dortmund, e esses são aspectos a corrigir.
    Ao contrário do que a maioria de nós afirma creio que a equipa, com o novo treinador, ganhou um número grande de reforços, a saber: Suk, Marega, Sá, mas também Evandro, S. Oliveira, Bueno. Pelo menos estes, uns porque irão ter mais hipóteses de jogar e outros porque poderão ver as suas capacidades potencializadas com a nova forma de treinar/jogar. E creio que não é falso o olhar para a equipa B que o treinador prometeu.

    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que vamos jogar da mesma forma com o ficaben e o dortmund do que temos jogado. Mas já ganhamos ao Bayern, carago! Nada é impossível.

      Ainda assim, não me canso de dizer: neste momento, corremos por fora...

      Abraço

      Eliminar
  8. Off-topic, estava agora a atualizar-me relativamente a algum "gossip" do futebol, a "não-notícia" da carrinha do BdC bloqueada no parque de Alvalade (cuja piada reside apenas e só na ironia da situação, nada mais), quando encontro a resposta do "líder" deles no facebook...
    A sério, chego a sentir vergonha alheia pelos adeptos... como um Clube com tiques de "superior", fama de elitista, chega a ter como presidente uma personagem destas! Seria cómico, se não fosse trágico, mas, o destino assim o ditou, a assembleia escolheu... quem sou eu para discordar!
    Não me interpretem mal, apesar de rival admito que tem algumas qualidades (o amor ao clube parece-me óbvio, pelo menos, mas não pode justificar tudo). O pior é o resto. Se ele quer agir como um "Trump" do futebol é lá com ele, quem lá o pôs que o ature.
    E mais não digo, senão ainda levo com um processo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bom disto é que ele é a sua própria mina anti-pessoal. Cada vez que fala enterra-se mais e mais.

      Abraço

      Eliminar
    2. Concordo, ele eventualmente irá implodir, é demasiado auto-destrutivo. Veremos o que arrasta com ele.

      Abraço

      Eliminar
  9. Quanto ao comunicado do Benfica, ficou-lhes bem. Como tinha referido, não confundo o Clube com meia dúzia de arruaceiros, e dada a gravidade da situação seria muito difícil "fechar os olhos". Eles certamente avaliaram o impacto negativo do episódio e acharam por bem pronunciar-se, o que foi acertado. Claro que, palavras leva-as o vento, e não seria pior que tentassem fazer algo a esse respeito. Infelizmente é um problema que afeta todos os clubes, com maior ou menor gravidade, e por vezes sai do controlo. Mas há limites... não enquanto adeptos, nem sequer membros de claques, mas enquanto seres humanos.

    Como escrevi antes, a grande diferença é o tratamento... fosse ao contrário, e o CM (e não só) já tinha capa para hoje e/ou amanhã, haveria já um "prós e contras" sobre a violência das claques, etc. Critérios. Diferenças. Que se lixe, sabemos quem somos, sabemos o que valemos, ao contrário de outros não precisamos de jornais a repetir constantemente.

    PS: Espero que o miúdo seja compensado, sofreu por ser um de nós. A atitude de Cândido Costa é de Homem, espero que outros lhe sigam o exemplo, mesmo que o façam sem alarido. As boas ações não precisam de publicidade, valem pelo que são.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Super Dragões, o FC Porto B e creio que a SAD vão proporcionar ao Leo a melhor noite de futebol da vida dele, na recepção ao Dortmund.

      Abraço

      Eliminar
  10. Enquanto Benfiquista, cidadão português e amante do desporto em geral só tenho que condenar esses atos vindos de completos COBARDES.
    Essas bestas não passam de lixo (não do Benfica, não do Futebol, nem de Portugal) da humanidade. A sociedade cagou estes merdas.

    É uma vergonha que estes fdp's continuem a manchar o nome do Benfica. Mas muito pior foi o ato cobarde que tiveram em roubar, ameaçar e agredir um miudo com problemas. Que valentões estes merdas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela atitude. A nossa nobreza supera as rivalidades - saudáveis.

      Abraço

      Eliminar
    2. Obrigado pela atitude. A nossa nobreza supera as rivalidades - saudáveis.

      Abraço

      Eliminar
  11. É uma cambada do pior.E a CS vendida é como eles.Dualidade de critérios gritante e alguns deles como prémio ainda vão à nossa feira das vaidades.

    ResponderEliminar
  12. Caro Jorge,

    Este regresso do nosso Porto a normalidade é muito bom. Grande contributo e mérito do Mister que está a conseguir limpar as cabecinhas e por ordem na equipa. Os jogadores estão mais soltos e mesmo sem deslumbrar nota-se que a intenção é jogar para a baliza e com intensidade ou seja impor jogo em vez de o querer controlar, dominar. Que continuemos nesta onda de melhoria.

    Quanto episódio do adepto portista, registo a reação do Benfica que contrasta com a o baixo nível que graça elo outro lado da segunda circular. Grande reação de Candido Costa. Um verdadeiro dragao.

    Raoc

    ResponderEliminar
  13. Aquilo que eu referia ontem sobre exposição mediática, reflete-se hoje na perfeição nas capas:
    - Apenas JN e OJogo fazem uma referência aceitável;
    - ABola opta por nem tocar no assunto, Record e CM mostram um "micro-quadradinho" sobre o tema, era demasiado polémico para abafar; sendo que o CM em nenhum ponto faz menção a QUEM o fez, e no caso do desportivo o texto começa logo pelo repúdio do SLB ao caso, apenas para não deixar dúvidas (se não fosse o comunicado, tenho a certeza que o tema seria ignorado e/ou lançavam contra-informação a pôr em causa a veracidade).

    Assim é fácil passar por "bons da fita", quando tudo que é mau simplesmente é... abafado, ignorado, desvalorizado. Em contra-partida, tudo que é contra nós é explorado, dissecado até à exaustão e julgado em praça pública, tentando sempre passar a pior imagem possível. É uma estratégia que começou há uns anos, penso que coincidiu com o mandato de LFV e não será por acaso. São essas pequenas coisas que mostram de que lado está o verdadeiro "poder"... e qual o tipo de métodos sujos usados por eles.

    ResponderEliminar
  14. Boas.
    O FC Porto disse hoje na newsletter que estava ao lado do 5lb no combate à violência no futebol. Tenho pena deste comentário que esquece todo o historial recente de apelos à violência e violência consumada em território nacional onde eles nunca se demarcam. Falaram no caso do Leonardo pois foi no estrangeiro, tal como foi em Madrid,mas dentro de portas nunca tomaram posição nenhuma.

    O FC Porto continua sempre a descer.

    Abraços

    ResponderEliminar